5 razões pelas quais o estágio é tão importante quanto seu diploma

5 razões pelas quais o estágio é tão importante quanto seu diploma

É comum se perder no estresse da faculdade: tantos trabalhos e provas podem fazer a gente perder a paciência, ou sequer conseguir pensar, em fazer um estágio – principalmente quando as empresas não pagam tão bem.

+ Veja 10 dicas de especialistas para conseguir um emprego agora 

Normalmente, as pessoas começam a se preocupar com estágio apenas no último ano da faculdade, e isso pode ser um erro.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Os últimos dois anos são os mais cruciais e estressantes. Por isso, quanto mais cedo você se acostumar com uma rotina de trabalho, melhor.

Um estudo realizado pelo site Internships – cujo objetivo é discutir e dar dicas sobre estágios – apontou que 66% dos empregadores concordam que a performance do candidato durante a entrevista e sua experiência profissional são as coisas mais importantes para garantir a contratação. Para eles, não interessa tanto assim a média de notas na faculdade e nem as atividades extracurriculares.

Dito isso, veja as 5 razões pelas quais o estágio é tão importante quanto seu diploma:

Test drive de carreira

5 razões pelas quais o estágio é tão importante quanto seu diploma

Existem possibilidades de estágio para tudo, desde advocacia até manutenção de zoológicos. O truque é tomar o tempo para encontrar o caminho certo para você, para que você deixe o estágio com uma melhor compreensão da sua carreira desejada.

Rose Rennar, consultora do site Life Hack, declarou: “Quando eu comecei a faculdade, eu pensei que com certeza iria trabalhar na área. Não foi no meu primeiro ano até que eu percebi que meus ideais já não combinavam com algumas das coisas que eu estava aprendendo. Eu fiz um estágio no escritório de um defensor público local e foi exatamente a evidência que eu precisava para perceber que a escola de direito não era o caminho para mim. E eu só descobri isso trabalho na área”.

É fundamental para o seu currículo

5 razões pelas quais o estágio é tão importante quanto seu diploma

Geralmente há lugares no campus que vão te ajudar a construir seu currículo, e a verdade é que não há uma maneira exata de criar um bom CV.

Tudo vai depender do seu campo de interesse. Algumas áreas procuram uma descrição de caráter, outras, buscam fatos e números.

Por isso, não há nenhuma maneira de realmente ter certeza a menos que você tenha falado com os empregadores potenciais para descobrir exatamente o que é que eles estão procurando.

Além disso, e isso é o mais importante, ter alguma experiência na sua área de formação é absolutamente necessário. Seu diploma é importante, mas os empregadores querem saber se você tem as reais habilidades para executar o trabalho.

Networking

5 razões pelas quais o estágio é tão importante quanto seu diploma

Fazer um estágio vai te ajudar a criar um excelente Networking. Eu, por exemplo, já consegui empregos e oportunidades incríveis de trabalho com pessoas que eu conheci no estágio.

Por mais que eu não ganhasse tanto dinheiro e nem tenha continuado na empresa depois de formada, foi lá que eu conheci pessoas importantes de várias áreas que me ajudaram muito na minha carreira.

Experiência

5 razões pelas quais o estágio é tão importante quanto seu diploma

Pode ser óbvio, mas é importante. Em um estágio, você adquire a experiência de campo dá um passo na frente de concorrentes que não estagiaram. Se você fizer uma entrevista de emprego já formado, vai ser difícil ter a experiência de um trabalho efetivado para colocar no currículo, mas o estágio pode, e vai, te ajudar.

As empresas procuram experiência porque precisam saber se o profissional é capaz de desenvolver as atividades que apenas a rotina na área é capaz de ensinar.

Confiança

5 razões pelas quais o estágio é tão importante quanto seu diploma

O estágio te dá confiança. Começar uma carreira ainda na faculdade pode ser assustador, mas é a base para criar conexões importantes e também errar antes de realmente ser um profissional formado.

Afinal, o estagiário pode errar. Afinal, ele está aprendendo.

Além disso, estagiar também te dá uma noção da área e, em uma entrevista de emprego futura, te faz ter confiança para dizer as coisas certas.

Por isso, não abra mão de um estágio mesmo se o salário for baixo. No futuro, você vai nos agradecer.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »