4 Passos Simples de como aprender qualquer coisa em 20 horas

Existe uma teoria difundida por aí que diz que o tempo que você leva para ser realmente bom em algo precisa de 10 mil horas de prática.

Acredito que a teoria formulada por Malcolm Gladwell tem sua verdade, já que uma pessoa que reservou 416 dias completos com dedicação para algo vá realmente entender daquela coisa muito bem.

Como o tempo é o nosso bem mais precioso e escasso nos dias de hoje, você me chamaria de louco se eu dissesse que com 20 horas de dedicação você pode aprender qualquer coisa na vida?

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Calma, não é piração minha e nem pretendo vender curso com isso. O idealizador desta ideia é o escritor Josh Kaufman que, pretendendo quebrar a lei das 10 mil horas, escreveu o livro “As Primeiras 20 horas: como aprender qualquer coisa… rápido”. O livro logo entrou na lista dos mais vendidos nos EUA.

Depois de desenvolver uma pesquisa, ele percebeu que boa parte das pessoas que tomavam a regra de Gladwell por verdadeira não entendia o real significado dela que, assim como uma “brincadeira de telefone sem fio”, seu sentido tinha sido completamente alterado.

Mensagem inicial:

  • Leva-se 10 Mil horas para alcançar o Auge de uma atividade supercompetitiva;

Alterou-se para:

  • Leva-se 10 Mil horas para se tornar um Expert em algo;

Que se modificou em:

  • Leva-se 10 Mil horas para se tornar Bom em alguma coisa;

Que, por fim, tornou-se:

  • Leva-se 10 Mil horas para aprender alguma coisa.

Josh estudou sobre o tema e encontrou uma análise que comprovava seu ponto de vista. Realizada por especialistas da Universidade CSU (Colorado State University), o estudo instruiu pessoas a realizarem uma habilidade motora/cognitiva e/ou uma tarefa que requeria habilidade mental e neste processo eles marcavam quanto tempo cada participante levava para completar a tarefa.

Quando os participantes iniciavam as tarefas levavam muito tempo para adquirir praticidade, porque era algo novo, e o desempenho era medíocre. No entanto, com um pouco de prática, eles se tornavam cada vez melhores.

A questão que os especialistas queriam descobrir era quanto tempo nós levamos para começar algo partindo da total incompetência até tornar-se razoavelmente bom? A resposta foi: 20 HORAS.

Nesse sentido, dividindo 45 minutos por dia, você consegue completar 20 horas em cerca de um mês. Confira os 4 pontos fundamentais para poder aprender algo em 20 horas.

1. Decomponha a habilidade

Grande parte das habilidades não é nada mais do que um amontoado de coisas juntas e diferentes. Para tentar aprender sobre determinada coisa, você precisa dividir essas habilidades em itens para poder assim escolher qual dessas partes vão ajudar a conseguir o que você quer.

Quando você pratica essas coisas mais importantes primeiros, você melhora a sua performance no menor tempo possível.

É semelhante ao modo indicado para resolver um grande problema, onde você precisa quebrá-lo em pequenas tarefas e executar uma por vez.

2. Aprender o suficiente para se autocorrigir

Escolha entre três e cinco recursos sobre a habilidade na qual esta aprendendo. Recursos entenda livros, vídeos, cursos, etc… para utilizar como fonte de consulta, autocorreção, tornando o aprendizado um meio mais dinâmico de melhorar seu estudo.

Entenda que o foco não é ler todos os livros ou uma série 30 de vídeos definitivos sobre o tema. Isso só vai fazer você procrastinar. Você não vai se tornar um especialista no assunto, mas quer aprender o suficiente para dominar a habilidade.

3. Remover as barreiras para praticar


Televisão, internet, conversas paralelas, celular, etc. Remova todos estes itens que ficam no caminho entre você sentar, focar e realmente começar a aprender.

Quanto mais você conseguir deixar de lado as distrações que estão nos impedindo de praticar, mais você vai aprender e evoluir no tema. Existe um método para isso muito bom que é o Pomodoro, inclusive já fizemos uma matéria falando sobre o tema.

4. Praticar por pelo menos 20 horas

A maioria das ações encontram a chamada “barreira de frustração”, aquela que nos impede de sentar e fazer o que queremos fazer. Ninguém gosta de se sentir estúpido e, durante a aprendizagem, é normal ter esse momento. E é essa barreira que vai te impedir de seguir o aprendizado.

Então, o ato de se comprometer a praticar o que quer que seja focado, por pelo menos 20 horas, ou, somente 20 horas que seja, você se prova capaz de superar esta barreira e se manter na prática tempo suficiente para colher a recompensa, no caso o aprendizado da habilidade.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »