3 regras para você conseguir tudo o que quer na sua vida

3 regras para você conseguir tudo o que quer na sua vida

Existem certos princípios, tipo leis universais e verdades fundamentais inegáveis que sustentam a existência de toda a humanidade e governam nossas vidas.

Parece papo de livro de auto-ajuda, conversa de psicólogo de TV e terapeuta sem diploma, mas a verdade é que você não está no controle dos resultados de sua vida. Pois é. Porém, a gente pode afetar e contribuir para os resultados.

Nossas ações aumentam a probabilidade de certos resultados, embora, é claro, ninguém possa garantir que algo vai acontecer porque você tomou determinada ação, realizá-la é um bom jeito de tentar.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Por exemplo, nossos corpos são um sistema que opera sob uma série de princípios. Se você deixar de fazer exercícios, comer de forma saudável e visitar o médico regularmente, você aumenta a probabilidade de morrer relativamente jovem. Assustou? Calma: adicione, por exemplo, o cigarro à mistura e você pode morrer ainda mais cedo.

Então, o princípio básico é simples: você precisa entender quais são os princípios para viver bem e tomar ações de acordo com esses princípios. Sim, é preciso coragem, e não, não tem fórmula mágica. Mas enxergar as 3 regras fundamentais vai te ajudar no percurso.

Veja quais são elas:

Plante a semente e tenha paciência para colher

3 regras para você conseguir tudo o que quer na sua vida

Esse princípio abraça muito mais que a frase clichê “você colhe o que planta”. Apesar da frase fazer sentido, ela se perde em dois pontos principais que não fazem parte da sua estrutura. O primeiro ponto é sobre o tempo e o segundo é sobre o trabalho.

Por exemplo, na faculdade você provavelmente já deixou de trabalhar em um projeto por semanas para, nas vésperas da entrega, fazer tudo de uma vez, certo? Isso pode até funcionar, afinal, você pode passar de semestre e conseguir uma boa nota. Mas o que acontece, por exemplo, com um fazendeiro? Ele não pode cuidar de toda a plantação em um dia. O processo da colheita leva tempo e é preciso respeitar esse tempo: você não pode plantar hoje algo que vai colher amanhã.

O segundo ponto é o gasto de energia.

Você, por exemplo, como estudante universitário trabalhou a noite toda e recebeu um benefício. No entanto, esse fluxo é a exceção, não a regra. Considere o fazendeiro: ele planta sementes, espera e depois recebe sua colheita. No entanto, para realmente colher a colheita, o agricultor é obrigado a realizar um trabalho adicional. Ele deve sair e fisicamente colher o que plantou ou tudo vai apodrecer no campo. O mesmo é válido para a maioria das coisas na vida. Você deve trabalhar e plantar as coisas certas, mas você também deve trabalhar para desfrutar de sua colheita.

Esforço e resultado coincidem, mas nem sempre são iguais

3 regras para você conseguir tudo o que quer na sua vida

Se você já viveu um certo tempo, deve estar ciente de que o esforço que você coloca em algo nem sempre é igual ao que você ganha.

A vida não é uma troca uniforme, e o esforço e o resultado raramente são proporcionais. No início de qualquer novo empreendimento, ao esforço ultrapassa em muito a produção. Mas, aos poucos, o inverso começa a acontecer. Resultados ou colheitas começam a alcançar em proporção o esforço investido e, em seguida, ultrapassar esse esforço e você não vai precisar trabalhar tão duro como fez inicialmente.

O princípio é parecido com o que acontece na área de investimentos: você deve investir em coisas com potencial e com uma alta probabilidade de produzir um retorno substancial sobre o seu investimento. O esforço deve ser direcionado, intencional e consistente. Eventualmente, seus pequenos investimentos começam a crescer lentamente e depois se multiplicam.

A consistência é importante

3 regras para você conseguir tudo o que quer na sua vida

Sua capacidade de ser consistente e permanecer no curso é fundamental para conseguir resultados positivos. Muitas vezes, as pessoas se cansam e desistem cedo demais. Você tem que aprender a continuar. Você tem que ser consistente.

A consistência é mais importante do que a metodologia e supera os sacrifícios ocasionais. Pequenos esforços seguidos por longos períodos de descanso impedem o seu progresso. Então, seja consistente. Não pare de malhar porque já malhou uma semana e merece descanso, não abra mão da dieta porque já fechou a boca por um mês e agora pode relaxar, não procrastine no trabalho porque já se esforçou muito por um tempo e merece uma pausa.

Na vida não há garantias, mas você pode balançar as probabilidades a seu favor.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »