29 dicas de como vencer o seu maior inimigo na vida: o medo

29 dicas de como vencer o seu maior inimigo na vida: o medo

Superar o medo é uma habilidade que qualquer um pode, e deve, aprender. O problema é que a maioria das pessoas se apega aos seus medos, porque eles fazem parte de quem essas pessoas são.

Se você não está pronto para enfrentar seus medos, você provavelmente não irá transcendê-los e superá-los. Porém, ao contrário do que muita gente insiste em dizer, não há nada de errado nisso, afinal, tudo acontece em seu próprio tempo.

Entretanto, se você está lendo esta matéria é porque você tomou a decisão de lutar e superar seus medos agora, certo? Então, veja as 29 dicas que o psicólogo Henri Junttila compartilhou em seu livro “Follow Your Heart: 21 Days to a Happier, More Fulfilling Life”:

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

As 10 principais dicas para superar seus medos

29 dicas de como vencer o seu maior inimigo na vida: o medo

1. Consciência. Antes de começar a superar o medo, você deve estar ciente de que seus medos estão causando estragos em sua vida. É fácil ficar tão ligado aos seus pensamentos e sentimentos que você acaba achando que eles são tudo o que existe – e isso não é verdade. Você não é os seus medos.

2. Identificação. Seja específico sobre o que exatamente você tem medo. Olhe para as imagens que você tem em sua cabeça sobre cada situação que te deixa assustado. O que está acontecendo nessas imagens? O que você realmente teme? Se transforme em um observador do seu espaço interior.

3. Curiosidade. A curiosidade também pode ser assustadora, mas ela vai ser uma aliada para te ajudar a se entender melhor. Tenha curiosidade sobre quais pensamentos geram seu medo, onde você sente o medo e como você reage a ele. Mais uma vez, seja um observador do que está acontecendo.

4. O Agora. O que você está faltando agora? Quando você se centra no agora, você percebe as coisas como elas são.

5. TLE. TLE é abreviação de Técnicas de Liberdade Emocional. Ela consiste em te fazer usar a ponta dos dedos para tocar pontos meridianos no seu corpo enquanto você pensa em um medo que você tem. Simples, mas é uma técnica extremamente poderosa e que pode te ajudar a se livrar dos seus medos.

6. Método Sedona. Outro sistema simples para te ajudar a vencer o medo é o método Sedona. Ele consiste em fazer algumas perguntas básicas enquanto você se concentra no seu medo. É complexo para explicarmos de uma forma resumida – apesar de ser simples em sua execução – então, nossa dica é: procure sobre e leia livros sobre o assunto para entender com precisão.

7. Hipnose. Com hipnose, você pode programar os pensamentos certos em sua mente e eliminar pensamentos e crenças negativas. Isso não funciona para todos, mas pode funcionar para você. Mas lembre-se hipnose não é necessariamente sobre se livrar de seus medos, mas aprender a se relacionar com eles de uma maneira diferente.

8. Gratidão. Sempre que você sentir medo, mude o pensamento para algo que te faça se sentir grato. Se você tem medo de falar em público, seja grato, por exemplo, pela oportunidade de se comunicar com tantas pessoas e saber que elas estão lá para te ouvir. Psicologicamente, isso pode te ajudar muito.

9. Diário. Escrever seus medos pode te ajudar a enxergá-los e entendê-los. Na cabeça, você fica preso em infinitos loops de negatividade que só te conduzem para ainda mais baixo no buraco dos pensamentos ruins.

Próximos passos para vencer seus medos

29 dicas de como vencer o seu maior inimigo na vida: o medo

10. Fale. Quantas vezes a gente se prende aos pensamentos negativos e exageramos em enxergá-los de uma forma muito mais assustadora do que a realidade? Isso acontece porque nós prendemos esses pensamentos na nossa cabeça e não conversamos sobre os nossos medos. Então fale.

11. Terapia. Se você puder encontrar um bom terapeuta, faça terapia. A terapia pode ser altamente benéfica, mas encontrar o terapeuta certo para você pode ser difícil. Então, ouça seu coração e escolha alguém que te deixe confortável te e faça se sentir seguro.

12. PNL. A PNL é a abreviação de Programação Neuro-Linguística, e essa técnica já ajudou milhares de pessoas na eliminação de fobias, medos e outros problemas emocionais. Pesquise sobre e você vai se surpreender.

13. Faça Coaching. Você tem medo do sucesso ou teme o fracasso? Um bom Coaching pode te ajudar a examinar o que você realmente quer da vida, e de onde seus receios surgiram.

14. Leia. Ler um bom livro sobre o seu medo específico pode abrir novas portas para te ajudar a se livrar dele. Outra dica é ler um livro escrito por alguém que te inspire, ou uma história que te faça bem de alguma forma.

15. Tome atitude. Medos são apenas medos. Eles são criados pela nossa imaginação para tornar a realidade mais assustadora do que ela realmente é. Quando você toma uma atitude e enfrenta seus medos, eles ficam mais fracos porque você percebe que a realidade não é tão ruim quanto sua imaginação.

16. Veja um filme ou série. Ver um filme ou um documentário pode ser tão esclarecedor quanto ler um livro. Às vezes, é bom se distrair com assuntos que não têm relação alguma com o seu medo, mas também é uma boa ideia assistir algum filme que te inspire a vencer esse medo que tanto te assusta.

17. Dieta. Você sabia que a comida que você come pode ter um impacto dramático em como você se sente? Todos os açúcares, aditivos e outros produtos químicos que fazem parte da nossa alimentação têm um efeito surpreendentemente poderoso em equilibrar ou desequilibrar o nosso corpo. Coma mais frutas, vegetais e se alimente de forma saudável – pode apostar que desse jeito você vai sentir a diferença.

18. Positividade. Sempre que o medo ataca, afaste ele pra longe. Em vez de pensar em algo ruim que pode acontecer, pense em algo positivo. Qual é o resultado positivo que pode ser um fruto do seu medo? Se você está pensando em falar em público, tente se imaginar sendo aplaudido em vez de vaiado.

19. Perspectiva. Aprender a lidar com o medo é aprender a colocar seus pensamentos negativos em perspectiva. Nós tendemos a nos concentrar muito no lado negativo de tudo, então, ao olharmos para todas as nossas opções, muitas vezes percebemos que estamos fazendo tempestade no copo d’água.

Outras formas de dar a volta por cima

29 dicas de como vencer o seu maior inimigo na vida: o medo

20. Liberte-se do controle. Queremos aprender a controlar o medo. Queremos previsibilidade, mesmo que ela seja impossível de obter. Onde não temos controle, temos medo. Mas é possível ter controle de tudo? Afinal, você ainda pode se afogar mesmo sabendo nadar. Desista da ilusão de controle e isso vai te libertar.

21. Ajude os outros. Seja gentil com os outros. Se você é tímido, concentre-se em ajudar as pessoas em vez de ficar o tempo todo preocupado com a forma que as pessoas te enxergam. Tente voltar a sua atenção para outras pessoas.

22. Entenda o significado das coisas. Independente das suas crenças espirituais e religiosas, tente acreditar que todos nós passamos por situações que vão nos ensinar algo. Pode ser que não exista uma força maior controlando o universo, mas é claro que a gente aprende com os nossos erros e acertos.

23. Encontre um modelo. Encontre alguém que te inspire e que sirva de modelo para você, tanto profissionalmente quanto pessoalmente, e tente entender como essa pessoa enxerga e encara o mundo.

24. Pense no pior. Qual é a pior coisa que poderia acontecer? Se você tem medo de falar em público, imagine-se em um palco com todos rindo de você. Como você se sente depois? Você ainda está vivo, não é? A vida continua.

25. Yoga. A energia pode ficar presa em seu corpo. Quando você faz Yoga e respira, essa energia pode ser liberada. Às vezes, você libera partes de seus medos, ou você pode até descobrir que você deixou cair alguns medos sem sequer perceber após alguns meses de Yoga.

26. Pergunte. Seus sentimentos estão aí para te dizer algo, pergunte qual é o propósito deles. Pergunte ao seu coração, Deus, o universo, ou o que for fazer você se sentir confortável: o que seus medos estão tentando te dizer?

27. Compreenda a falha. Quando você percebe que o fracasso não é o fim do mundo, você fica livre. A falha é apenas um passo para o sucesso. E a maior parte dos nossos medos são o medo do fracasso, da vergonha ou, de alguma forma, não estar de acordo com os padrões que a sociedade definiu.

28. Explore suas raízes. Qual a raiz do seu medo? Isto pode exigir certa meditação: olhe para dentro de você e se pergunte “quando o medo começou?”. Se você tem medo do fracasso em uma palestra, por exemplo, quando isso aconteceu? Quando você se envergonhou em público quando era mais jovem?

29. Respire. Sua respiração pode te libertar. Respire direito e com calma e você vai sentir a diferença.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »