10 Simples Truques psicológicos para te ajudar na vida

shutterstock

A internet está cheia de gurus da auto-ajuda, receitas práticas para te deixar mais feliz, mais rico ou coisa que o valha. Você sabe que a maioria destas são balelas e pouco funcionais.

Ao mesmo tempo, existem alguns truques básicos baseados na psicologia e sociologia que não só fazem sentido, mas que, se usados da maneira correta, podem te transmitir sucesso em âmbito pessoal e profissional.

Conheça os 10 simples truques psicológicos para te ajudar na vida:

1. Quando fizer o primeiro contato com alguém, preste muita atenção e tente reconhecer a cor dos olhos. A princípio, você não vai usar as informações (a menos que você pretenda escrever-lhes um poema ou utilizar como recurso de um xaveco) – é apenas uma técnica para alcançar a quantidade ideal de contato com os olhos, o que as pessoas acham amigável e confiante.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

2. As pessoas sempre têm a memória mais viva da primeira e última coisa que acontece, enquanto o meio acaba tornando-se um vago borrão. Então, se você está em uma entrevista de emprego, tente ser o primeiro ou o último a aparecer no campo de visão do entrevistador.

3. Os pés das pessoas são, muitas vezes, uma postura involuntária sobre o que estão pensando. Por exemplo, se você se aproximar de duas pessoas que estão conversando e elas voltarem seu tronco para você, mas não os seus pés, o desejo delas é que você as deixe sozinha.

Da mesma forma, se você estiver conversando com alguém e os seus pés estão apontando para o lado oposto de você, é um sinal que a conversa não está agradável.

shutterstock

4. Quando o riso acontece em um grupo de pessoas, cada uma delas instintivamente tende a olhar para qualquer outro indivíduo que se sentem mais próximo (ou íntimo) nesse grupo. Esta é uma boa maneira de descobrir secretamente quem anda dormindo juntos no trabalho (ou está em vias de).

5. Como um bom terapeuta, lembre-se de usar o poder do silêncio. Se alguém lhe dá uma resposta insatisfatória a uma pergunta, fique calmo, mantenha o contato visual e normalmente, eles se sentem pressionados para falar e revelar mais.

6. Se você vai para uma reunião com alguém que divergem ou tem pontos de vistas opostos sobre o assunto principal, deliberadamente sente-se ao lado dele. A proximidade vai fazê-lo sentir menos confortável em ser agressivo com você, e você terá mais facilidade em levar a discussão.

7. Pedir às pessoas pequenos favores treina o cérebro delas para acreditarem que gostam de você.

shutterstock

8. Tem dificuldades para lembrar o nome das pessoas? Assim que vocês forem apresentados, tente usar o nome durante a conversa inicial que vocês tiverem. Além de reforçar sua memória, você vai ganhar o carisma e atenção especial da pessoa recém conhecida.

9. Espelhar a linguagem corporal das pessoas quando você interage com elas é uma maneira de construir a confiança. Basta que você seja muito sutil sobre isso.

10. A melhor maneira de aprender é ensinar. Se você está adquirindo uma nova habilidade ou um pequeno conhecimento, tente levar a alguém na primeira oportunidade e vai ficar muito mais claro no seu pensamento.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »