10 Produtos que foram criados para outras finalidade das atuais

Para aqueles que se passam anos estudando só para inventar soluções para facilitar o nosso dia-a-dia, nem sempre o êxito é certo. Muitas das criações fracassam, outras não são nada funcionais e têm aquelas que acabam subvertendo a ideia original e servindo para um outra finalidade.

No último caso, não vamos dizer que foi um fracasso, já que existem produtos que até hoje dominam setores do mercado. Encare como alguém que ralou bastante e contou com uma boa dose de sorte.

Reuni aqui alguns daqueles produtos que foram criados para finalidades completamente diferentes da atual para você se surpreender. Se liga!

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Karaokê


Baterista de uma banda de rock, o japonês Daisuke Inoue tocava música para clientes que queriam cantar durante as pausas nas apresentações do grupo. Em um dia em que ele não pode comparecer, entregou aos outros integrantes uma fita cassete com a base musical de suas músicas.

Em 1971, ele inventou um aparelho que reproduzia músicas sem os vocais. A partir de então, enquanto os músicos descansavam, o público ganhava voz!

Massinha de modelar


Essa substância foi criada para limpar o papel de parede em casas com chaminés, que acabava acumulando fuligem nas paredes. Bastou inventarem um papel de parede de vinil e ele caiu em desuso, já que com uma esponja você limpava.

Mas, um professor do jardim da infância teve a ideia de dar o material para que as crianças modelassem. Os pequenos curtiram tanto que eliminaram o detergente que estava em sua composição, acrescentaram corantes para dar alegria e diversificada nos produtos e um novo brinquedo infantil é sucesso até hoje!

Esteira para exercícios


Quando William Staub criou o protótipo da primeira esteira, em 1817, ela tinha por função castigar presos, ao mesmo tempo em que este trabalho deles ajudavam a moer grãos em um moinho. Os detentos seguravam numa barra e precisavam andar constantemente para que o mecanismo funcionasse.

Como você sabe, hoje em dia ela castiga aqueles que buscam praticar atividade física e é item primordial em academias.

Papel adesivo para recados


Spencer Silver trabalhando por anos tentando criar uma substância pegajosa ultra eficiente. O problema é que sua cola não era suficientemente forte, e os objetos se soltavam com muita facilidade.

Foi quando seu colega Art Fry pediu para usar essas substância nos marcadores que sempre caíam de seus livros de oração. Depois de um tempo, baseado nisso, inventaram o papel adesivo para recados, que ganhou fama mundial até os dias de hoje.

Coca-Cola


Farmacêutico e veterano da Guerra Civil dos EUA, John Pemberton criou um xarope feito de nozes de cola e folhas de coca. Sua indicação do remédio era para dar mais disposição, energia e reduzir os problemas digestivos.

Ele até chegou a produzir sua bebida em larga escala, mas teve problemas financeiros e vendeu as ações da empresa. Os novos donos do remédio renomearam o produto para “Coca-Cola” e começaram a usar folhas de coca livres da substância que dá origem à cocaína.

Travesseiro


Na Mesopotâmia, esses suportes eram duros e serviam para se proteger de insetos rastejantes, da água e para manter o penteado. Na China Antiga, acreditava-se que travesseiros macios não tinham nenhuma utilidade e enfraqueciam o caráter, enquanto os travesseiros duros de bambu, jade, porcelana, madeira e bronze dariam força e protegeriam contra demônios.

Tudo indica que a versão fofa surgiu na Inglaterra dos Tudors (século 16) e ganhou as multidões com a revolução industrial (fim do século 18).

Vaselina


No fim do século 19, trabalhadores da indústria petroquímica lutavam constantemente contra a substância pastosa que ficava acumulada nas tubulações das bombas. O químico inglês Robert Chesebrough pegou amostras daquela “gelatina de petróleo”, estudou e descobriu que ela tinha propriedades saudáveis.

Hoje, a vaselina tem diversas funções, desde hidratação da pele, cicatrização de feridas, proteger do inverno, evitar bolhas e até como base de esfoliante.

Listerine


Os irmãos Johnson, em 1879, criaram este antisséptico para desinfetar ferramentas de trabalho dos cirurgiões. Aliás, o nome do produto se originou do cirurgião Joseph Lister, já que o produto ajudou a reduzir significativamente o número de mortes de pacientes por infecções adquiridas na sala de operação.

Com o tempo, as pessoas passaram a usar o líquido para os mais divesos fins: cuidado de feridas, higiene bucal, contra caspa e fungos e como desodorante. O produto ganhou notoridade mesmo em 1920, depois do comercial de “Listerine“ ser publicado nas revistas da época. No cartaz, uma jovem dava as costas ao namorado com mau hálito e se perguntava: “Posso ser feliz com ele apesar disto?”.

Viagra


A milagrosa pílula azul surgiu por acaso, quando a empresa americana Pfizer pesquisava um novo medicamento para tratar uma doença cardíaca. Durante os testes da droga, em 1994, dois funcionários descobriam que um de seus efeitos colaterais era o aumento da irrigação sanguínea no pênis, a partir da potencialização do óxido nítrico.

Os ingleses Peter Dunn e Albert Wood conseguiram sintetizar o composto numa pílula, aprovada pelo FDA (o órgão que regulamenta medicação nos EUA), em 1998, como o primeiro remédio contra a impotência.

Micro-ondas


Um belo dia, o engenheiro Percy Spencer, da empresa Raytheon, testava um equipamento para radares e percebeu que as ondas derreteram o chocolate que havia em seu bolso. Percy não pensou duas vezes e colocou grãos de milho sobre o aparelho e, rapidamente, eles começaram a virar pipoca. Em seguida, tentou preparar ovos, que não só cozinharam de dentro para fora, como também explodiram com a pressão.

Depois da realização das experiências, a empresa do engenheiro desenvolveu, então, o primeiro forno de micro-ondas comercial, intitulado Radar Range, que se assemelhava a uma geladeira, em termos de tamanho. Inicialmente, o aparelho foi mais comprado por restaurantes. Somente em 1952 foram produzidos os primeiros micro-ondas domésticos.

 

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »