10 formas de melhorar sua memória e impulsionar o poder da sua mente

Você já notou que algumas pessoas são capazes de se lembrar sem esforço até mesmo dos detalhes mais mundanos? E, quando reparou isso, desejou que conseguisse fazer isso também? Bem, você pode. Para desbloquear todo o potencial do seu cérebro, você precisa mantê-lo ativo.

Veja 10 formas de melhorar sua memória e impulsionar o poder da sua mente:

Faça exercício e mantenha seu corpo ativo

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Se exercitar não é bom apenas para o seu corpo, também é bom para o seu cérebro. A obesidade e outras doenças causadas pelo excesso de peso podem causar sérios danos ao cérebro. Além disso, a falta de exercícios regulares faz com que placas se acumulem em suas artérias e seus vasos sanguíneos comecem a perder a capacidade de bombear o sangue efetivamente. A acumulação de placas leva a ataques cardíacos, mas também reduz a quantidade de oxigênio e nutrientes que o sangue leva ao seu cérebro. Quando os nutrientes não chegam lá, a capacidade total do cérebro fica comprometida. Para evitar que isso aconteça, certifique-se de se mexer todos os dias, mesmo que seja apenas uma caminhada rápida, isso vai te ajudar a manter e aumentar a sua capacidade mental. Caminhada, natação e dança são atividades excelentes.

Elimine fatores estressantes e procure ajuda para a depressão (se você tiver)

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Qualquer coisa que cause grande estresse, como raiva ou ansiedade, com o tempo começa a comer partes do seu cérebro que são responsáveis pela memória. Um dos estressores mais prejudiciais para o cérebro é a depressão, que na verdade é muitas vezes diagnosticada de forma errônea, porque um dos principais sintomas é a incapacidade de se concentrar.

Se você não pode se concentrar, então você pode sentir que está constantemente esquecendo as coisas. A depressão aumenta os níveis de cortisol na corrente sanguínea, o que eleva os níveis de cortisol no cérebro. Os médicos descobriram que o aumento do cortisol diminui certas áreas do cérebro, especialmente o hipocampo, onde as memórias de curto prazo são armazenadas.

A depressão prolongada pode assim destruir a capacidade do seu cérebro para lembrar de algo novo. Procure ajuda profissional para combater a sua depressão – o seu cérebro agradecerá.

Tenha uma boa noite de sono e tire cochilos

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Obter um padrão constante de 7 a 8 horas de sono cada noite aumentará sua memória. Durante o sono, o cérebro faz memórias de informações recentemente adquiridas, e dormir o suficiente irá ajudá-lo a superar o espectro completo de ciclos noturnos que são essenciais para o funcionamento ideal do cérebro e do corpo durante as horas de vigília. Fazer uma soneca ao longo do dia, especialmente depois de aprender algo novo, também pode ajudá-lo a reter essas memórias, além de recarregar seu cérebro.

Escreva

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Se há algo que você deseja lembrar, escrever isso pode ajudar. Escrever leva fluxo sanguíneo oxigenado para as áreas do seu cérebro responsáveis pelas suas memórias e, literalmente, ativa essas partes. Você pode iniciar um diário, escrever e-mails, ou até mesmo fazer anotações no bloco de notas do seu celular – todas essas atividades ajudarão a melhorar sua capacidade de lembrar e memorizar informações.

Escute música

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Pesquisas mostram que certos tipos de música são muito úteis para armazenar memórias. A informação que é aprendida ao ouvir uma determinada música pode ser lembrada quando você pensa na música ou em “jogos mentais”. Músicas podem servir de indícios para levantar memórias particulares, e é por isso que muitas fórmulas matemáticas específicas são memorizadas com canções inventadas.

Alimente seu cérebro

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Entre 50% e 60% do peso total do nosso cérebro é pura gordura, que é usada para isolar bilhões de células nervosas. Quanto melhor a célula é isolada, mais rápido ela pode enviar mensagens, e, consequentemente, mais rápido você pensa. É por isso que os pais são aconselhados a alimentar seus filhos apenas com leite materno e com uma dieta restrita – os cérebros precisam de gordura para crescer e trabalhar corretamente.

Restringir completamente a absorção de gorduras pode ser devastador mesmo para o cérebro adulto. Assim, o ideal é comer alimentos que contenham uma mistura saudável de gorduras para garantir saúde na sua memória de longo prazo. Algumas excelentes opções de alimentos incluem peixes (principalmente o salmão selvagem) e vegetais verdes de folhas escuras. Os alimentos fritos obviamente contêm gordura, mas pouco valor nutricional – e isso não vai ajudar o seu cérebro, então pense em alimentos que contenham gorduras saudáveis.

Crie conceitos visuais

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Para lembrar coisas, muitas pessoas precisam visualizar as informações que estão estudando. Preste atenção em fotos e gráficos, por exemplo, podem aparecer no livro que você está estudando. Se você não estiver estudando um livro, tente puxar uma imagem mental do que está tentando lembrar.

Desenhar seus próprios gráficos ou figuras também pode ajudar, ou tente utilizar cores e marcadores para agrupar idéias relacionadas em suas anotações.

Ensine outra pessoa

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Ler em voz alta melhora a sua memória. E uma variação desse conceito já foi percebida por psicólogos e pedagogos: muitos profissionais já perceberam que quando os alunos ensinam um conceito para outros alunos, eles conseguem entender ainda melhor o que aprenderam. Ensinar novos conceitos e informações para um amigo ou um colega de sala vai te ajudar a lembrar das informações com mais detalhes.

Jogue para melhorar a memória

Jogue palavras cruzadas, monte quebra-cabeças, leia ou jogue cartas. Estudos demonstraram que fazer qualquer uma dessas atividades diariamente não só mantém seu cérebro ativo, mas também ajuda a atrasar a perda de memória. Alguns aplicativos para celular foram desenvolvidos exatamente com essa função, e é fácil encontrar na Apple Store ou no Google Play jogos para melhorar a sua memória.

Tome café da manhã (e de preferência coma ovos quando acordar)

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De acordo com Larry McCleary, M.D., autor do livro The Brain Trust Program, ovo é o café da manhã ideal. Os ovos contêm vitaminas B, que ajudam as células nervosas a queimarem glicose, antioxidantes que protegem os neurônios contra danos, e ácidos graxos ômega-3 que mantêm as células nervosas funcionando em uma velocidade ótima.

Outros alimentos que você pode adicionar ao seu café da manhã são frutas, vegetais e proteínas magras. Evite as gorduras trans e o xarope de milho de alta frutose. As gorduras trans diminuem a capacidade das células cerebrais de se comunicarem entre si, e o xarope de milho pode realmente encolher o seu cérebro por deteriorar células. Então, preste atenção no que você come de manhã!

Com essas dicas, você certamente vai aprimorar sua memória de forma significativa.

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