10 filmes sobre futebol que você precisa assistir

Filmes sobre futebol

Levar o futebol para a tela do cinema não é uma tarefa fácil. Isso porque não é sempre que os atores têm intimidade com a bola, então fica difícil reproduzir com fidelidade os movimentos naturais do esporte. Alguns conseguem superar essa dificuldade, outros não.

Então, quando um filme sobre futebol é considerado bom, significa: 1) que o jogo em si foi muito bem tratado pelos protagonistas; 2) que a história conseguiu superar os problemas de filmar a bola rolando. Por um motivo ou por outro – quem sabe até pelos dois -, saiba quais são as películas boleiras que você precisa assistir.

À Procura de Eric (2009)

À Procura de Eric

Um dos filmes mais legais sobre futebol é “À Procura de Eric”, que conta a história de um simples carteiro inglês torcedor fanático do Manchester United. A vida de Eric não anda nada bem, mas seu grande ídolo Eric Cantona resolve aparecer durante uma alucinação do carteiro após fumar maconha.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

A partir daí, Cantona aconselha Eric sobre os passos que ele deve tomar para colocar sua vida nos trilhos. E de fato as coisas passam a dar certo para o carteiro. Ou seja, Cantona foi um craque como jogador, como ator nesse filme e também como psicólogo nessa produção de 2009.

Goal! – O Sonho Impossível (2005)

Goal!

“Goal!”, de 2005, é daqueles filmes que encontra algumas dificuldades na filmagem das ações com a bola, com gols em chutes improváveis e alguns movimentos não tão precisos, mas a história bacana de superação do jovem mexicano Santiago Muñez compensa isso.

Morando nos Estados Unidos com a família após terem atravessado ilegalmente a fronteira do México, Santiago é observado por um olheiro e ganha um teste no Newcastle, da Inglaterra. As coisas não saem muito bem no início, mas uma reviravolta faz com que o garoto continue alimentando o sonho da glória no futebol. O filme tem duas sequências.

Fuga Para a Vitória (1981)

Fuga Para a Vitória

Para esse filme estar na lista, basta dizer que Pelé e Sylvester Stallone são dois dos personagens centrais do filme. E o ator de Rocky ainda é goleiro! Brincadeiras e fanfarronices à parte, “Fuga Para a Vitória” conta – à sua maneira bem particular – um episódio importante da história do futebol.

A história do filme é inspirada na ocupação alemã de Kiev, durante a Segunda Guerra Mundial. Ex-jogadores do Dynamo formaram um time para enfrentar equipes de soldados alemães. Em um desses jogos, os nazistas executariam os jogadores caso perdessem para “o time da padaria”, o que de fato aconteceu com alguns. Na história adaptada, Stallone pega um pênalti. Épico!

Maldito Futebol Clube (2009)

Maldito Futebol Clube

Em “Maldito Futebol Clube”, o competente ator Michael Sheen interpreta o técnico Brian Clough, uma lenda do futebol inglês e bicampeão da Champions League com o modesto Nottingham Forest. Mas a história retratada no filme é muito menos glamourosa do que os anos de glória do treinador.

O enredo aborda a passagem de Clough pelo Leeds United, um dos grandes clubes ingleses no início dos anos 70. Com uma série de problemas para implantar sua filosofia no clube e no elenco, é demitido depois de 44 dias no cargo. Certamente, é um dos melhores filmes com a temática do futebol.

El Cinco (2014)

El Cinco

Patón Bonassiolle já é um veterano jogador de uma equipe que luta em categorias de acesso na Argentina. Sua carreira está bem próxima do fim, mas Patón não sabe o que fazer da vida depois que pendurar as chuteiras.

Nesse momento de necessidade o jogador parece redescobrir sua relação com a mulher, que o ajuda a pensar em algum caminho para o pós-futebol. Bem humorada, a história de “El Cinco” merece sua atenção como um dos filmes boleiros mais bacanas de se ver.

O Casamento de Romeu e Julieta (2005)

O Casamento de Romeu e Julieta

“O Casamento de Romeu e Julieta” é uma das coisas mais divertidas que já misturou cinema e esporte. Essa comédia de 2005 conta a união de Romeu, um corintiano doente, e Julieta, palmeirense fanática. Mais do que uma história sobre futebol, é também uma história sobre a cidade de São Paulo.

O curioso é que Marco Ricca, o ator que interpreta Romeu, é palmeirense na vida real. E Luis Gustavo, pai de Luana Piovani no filme com um papel de grande palmeirense, é são-paulino de coração.

Boleiros – Era Uma Vez o Futebol (1998)

Boleiros

Provavelmente a grande obra-prima brasileira do futebol nas telonas. Ex-jogadores se misturam a atores para contar histórias e apresentar personagens que fazem parte do cotidiano da bola. Uma obra agradável e com a qual é muito fácil para nós que amamos o esporte nos identificarmos.

A célebre frase de Lima Duarte para Marisa Orth está imortalizada no cinema nacional, na memória dos fãs do filme e também de corintianos e palmeirenses: “Minha senhora, a senhora não sabe o que é um Palmeiras x Corinthians”.

Metegol – Um Time Show de Bola (2013)

Metegol

De Juan José Campanella, mesmo diretor de “O Segredo dos Seus Olhos”, “Clube da Lua” e “O Filho da Noiva”, o filme “Metegol” conta uma agradável história de bonecos de pebolim que ganham vida nas mãos de Amadeo, um garoto que é muito bom no totó.

Junto de seus fieis escudeiros do pebolim e de alguns amigos, Amadeo precisa evitar que um tal de Ezequiel, jogador profissional de futebol e revanchista, tome conta da cidade na qual vive o jovem e sua turma.

Heleno (2012)

Heleno

Ídolo do Botafogo nos anos 40, o jogador Heleno de Freitas foi um dos primeiros e mais célebres boêmios do futebol brasileiro. Sua história é contada nesse bom filme de 2012, estrelado por Rodrigo Santoro, que precisou praticamente aprender a jogar bola para o filme pois nunca teve intimidade com a bola.

“Heleno” se passa em preto e branco e usa o futebol só como pano de fundo para mergulhar na biografia e na personalidade do craque temperamental. Um bom filme, que merece entrar na lista de boleiros do cinema que você tem que assistir.

Hooligans (2005)

Hooligans

O lançamento de “Hooligans”, em 2005, mexeu com o imaginário de muitos adolescentes e jovens adultos, que de alguma forma enxergam certo romantismo e naturalidade na violência que existe dentro do futebol. O West Ham, clube dos torcedores retratados na história, certamente ganhou fãs brasileiros com o filme.

Claro que no caso dos hooligans reais a parada é muito mais pesada, mas essa película explica um pouco – e de forma mais romântica mesmo – como funciona o universo dos violentos torcedores ingleses.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »