Vocês, que nos acompanham por aqui, sabem bem do nosso amor por cerveja. O líquido com água, lúpulo, malte e leveduras é mais que uma bebida pra gente, tratamos quase como uma religião. Pois bem, a Heineken percebeu o nosso fascínio e nos convidou, por meio da agência Punto, para participar de uma noite de degustação e harmonização de cervejas.
O projeto faz parte da plataforma global We Love Beer e tem por objetivo transmitir conhecimentos de cerveja e assim difundir a cultura cervejeira para mais gente. A parada acontece em vários países e o Brasil não ficou de fora.
O “QG” só tem um bar. Tá fácil trabalhar por lá! (foto: Patrícia Monteiro)
Fomos ao “QG” da Heineken em São Paulo. Na Vila Olímpia, o ‘escritório’ possui um bar fodástico, que deixa muito boteco chique no chinelo. É lá que a galera faz o happy de sexta, tudo com o consentimento da ‘firma’. Enquanto toma umas e outras, você ainda pode escolher uma música na jukebox ou brincar de pebolim.
Com a orientação de Denny Ueda, beer sommelier da ABS (associação Brasileira de Sommelier), conhecemos um pouco mais da história da cerveja, familiarizamos com os ingredientes e a função de cada um deles, descobrimos as principais famílias, o processo cervejeiro e os atributos saudáveis que a bebida causa ao organismo.
Em relação ao último item, descobrimos que a cerveja pode ser parte de um estilo de vida positivo e saudável. Ela é rica em fibras, vitamina B e minerais (magnésio, silício e potássio), não contém gordura nem colesterol, tem baixas calorias – aproximadamente a mesma quantidade de um suco de laranja, é um forte antioxidante, além de ter baixa concentração de álcool comparada a muitas outras bebidas alcoólicas.
Entre uma Heineken e outra, depois de todos os conhecimentos teóricos, tivemos o ‘árduo’ trabalho de passar para a parte prática: a harmonização. No nosso treinamento degustamos quatro cervejas diferentes: Heineken, Kaiser, Edelweiss e Murphy’s Irish Stout.
Estou me aplicando nos estudos (foto: Patrícia Monteiro)
A parte legal era passar e sentir a diferença entre os rótulos, analisar o aroma, o visual e sentir como o líquido se comporta de maneira diferente na boca. Redescobri como tomar cerveja.
Junto com cada bebida, conhecemos algumas opções de harmonização com alimentos, que trabalhavam semelhança, contraste e complemento. Um bom exemplo é combinar uma Murphy’s Irish Stout com brigadeiro ou chocolate meio amargo.
Valeu pelo convite, Heineken. Quando rolar o próximo, é só chamar! (foto: Punto Comunicação)
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