Pesquisadores criam cerveja hidratante e que evita ressaca

Cerveja é bom, o único problema é que com ela vem à vontade de ir ao banheiro, a desidratação e a dor de cabeça. A notícia boa é que esses pontos negativos estão perto de acabar! Pesquisadores australianos dizem ter criado uma cerveja hidratante adicionando eletrólitos – ingrediente comum nas bebidas esportivas que repõem minerais […]

Australianos criam cerveja que hidrata o organismo e evita dor de cabeça

Cerveja é bom, o único problema é que com ela vem à vontade de ir ao banheiro, a desidratação e a dor de cabeça. A notícia boa é que esses pontos negativos estão perto de acabar! Pesquisadores australianos dizem ter criado uma cerveja hidratante adicionando eletrólitos – ingrediente comum nas bebidas esportivas que repõem minerais perdidos.

+ Cerveja hidrata igual a água após o esporte
+ Breja não dá barriga e faz bem à saúde, confira estudo

Apesar de possuir muitos nutrientes, por sua origem vegetal e de seu processo de fermentação, o álcool da breja faz com que o líquido desça mais rápido, causando desidratação e efeitos como tontura e desorientação (efeito bêbado).

O professor Ben Desbrow, do Instituto de Saúde da Universidade de Griffith, tentou mudar esse cenário a partir da adição de eletrólitos na cerveja. Ele ofereceu doses do líquido para indivíduos recém-saídos de atividades esportivas e, dos quatro tipos testados (duas comerciais, uma com mais álcool e uma cerveja light), a cerveja “reforçada” foi a que propiciou mais reidratação.

“Das quatro cervejas diferentes que os indivíduos consumiram, a que hidrata foi a mais eficaz na reidratação dos sujeitos,” afirma Ben Desbrow, professor que liderou o estudo, disse em um comunicado divulgado no International Journal of Sport Nutrition no início deste ano.

cerveja hidrata 2

O ponto negativo é que para virar uma cerveja hidratante, os estudiosos tiveram que reduzir um pouco o teor de álcool da bebida. Ainda assim, as alterações não afetam o sabor da cerveja.

Dessa maneira, os beberrões podem desfrutar da sua bebida alcoólica com menos problemas de incontinência urinária ou aliviar as dores de cabeça no dia seguinte.

Apesar de ser testada em atletas, a ideia, entretanto, não é incentivar o consumo de cerveja em esportistas, e sim sugerir uma alternativa para quem vai ao bar depois de um dia cansativo no trabalho.

Os fãs de cerveja provavelmente terão que esperar um pouco para as cervejas cheias de eletrólito cheguem às lojas.

Fonte: Huffington Post

Compartilhe
Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso