Morada Etílica lança cervejas ácidas para o Verão

Cu de Burro, Cupuaçu Sour e Abera Base são os rótulos para a estação quente

A cervejaria Morada Etílica aproveita a estação mais quente do ano para lançar as cervejas ácidas para o Verão. São três rótulos: CDB (Cu de Burro), Cupuaçu Sour e Abera Base que combinam sabores brasileiros e acidez.

Os rótulos são produzidos utilizando a adaptação de uma técnica medieval, onde as cervejas passam por uma acidificação.

“Usamos lactobacilos, uma bactéria que consome açucares dos maltes e produz ácido lático, transformando o mosto antes de virar cerveja. Esse processo tira o amargor e o dulçor e coloca no lugar a acidez, fazendo com que elas sejam mais refrescantes e com sabores mais brilhante”, explica o cervejeiro André Junqueira.

Cupuaçu Sour (5,5% ABV)

Leonardo Filomeno


A bebida leva o fruto brasileiro e lembra até uma cider, com uma acidez marcante, aroma frutado e sem nenhum amargor.

Inspirada em uma oatmeal Berliner Saison, leva aveia ao invés de trigo e conta com polpa de cupuaçu. Uma cerveja extremamente ácida, seca, frutada e refrescante.

Morada CDB – Cu de Burro (4,8% ABV)

Leonardo Filomeno


A cerveja remete ao folclórico ‘cu-de-burro’, onde se mistura suco de limão e sal, na borda da latinha ou em um copo americano ao lado, para deixar a cerveja mais refrescante.

Inspirada em um estilo alemão de cerveja acidificada, tem um leve toque de sal marinho. Leva cascas de limão tahiti, proporcionando notas cítricas à bebida, além do lúpulo Sohachi Ace, com notas florais cítricas. Final seco.

Abera Base (9,5% ABV)

Leonardo Filomeno


A receita foi feita em parceria do cervejeiro da Morada com Brian Srumke, da cervejaria americana Stillwater, e Fernando Camargo, da Vinícola Franco Italiana. Tem base ácida, fermentada com levedura selvagem que gera aromas tropicais frutados maduros e complexo.

Parte do lote foi para vinícola, passando por um processo de espumatização até virar champagne. O nome da cerveja é uma homenagem ao apelido que os paranaenses deram para o fermentado.

Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso