Dietas restritivas ao consumo de glúten são coisas bem frequêntes, tanto para celíacos (pessoas com intolerância a proteína) quanto para pessoas que veem na restrição uma boa opção para entrar em forma. A marca brasileira Lake Side Beer viu uma oportunidade então para criar uma cervejaria que tivesse como foco a produção de rótulos 100% glúten free.
Nos ingredientes para a receita, todos os itens de uma cerveja convencional estão lá: água, malte lúpulo e levedura. O segredo está no método de fabricação que garante o tratamento enzimático e que promete não alterar o sabor, cor e aroma da cerveja.
A cervejaria possui dois rótulos em linha (Lager e Malzbier) além de produzir outras cervejas colaborativas, como a Crazy Rye, feita em parceria com a Fucking Beer e que conquistou Medalha de Ouro no Festival Brasileiro de Cerveja em 2014.
Para quem gosta de cerveja e não pode consumir a proteína, é uma boa pedida. Confira todos os rótulos 100% sem glúten da cervejaria:
Lake Side American Pale Ale (5,2% ABV)
O mais recente lançamento da cervejaria foi criado em parceria com a cervejaria curitibana Way Beer. A American Pale Ale tem moderada formação de espuma, coloração dourada límpida e conserva os aromas e sabores cítricos, contrastando com o adocicado do malte. O amargor é bem equilibrado em uma bebida de corpo baixo.
Lake Side Lager (4,5% ABV)
A rótulo de linha é uma cerveja com coloração dourado cristal, aroma de malte que lembra biscoito e lúpulo floral. No paladar, notas maltadas com o amargor moderado do lúpulo. A primeira cerveja 100% glúten free do Brasil.
Lake Side Crazy Rye (5% ABV)
Feita em parceria com a cervejaria Fucking Beer, a Lake Side cria um rótulo que leva maltes de cevada e centeio, lúpulos australianos. A cerveja escura conquistou medalha de ouro no Festival Brasileiro da Cerveja 2014, na categoria Rye Beer.
Lake Side Malzebier (4,5% ABV)
No estilo Malzbier, a bebida de cor preta e creme bege. Com níveis de glúten residual abaixo dos 6 ppm (partes por milhão), tem um aroma adocicado com um toque de chocolate e avelãs.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso