Reprodução
Já virou uma tradição, dia 31 de dezembro é dia de escolher o champanhe ou espumante, deixar gelando para abrir na virada do ano. Mas, para os fãs de cerveja a coisa pode ser muito mais interessante. Que tal escolher rótulos do fermentado de água, malte, lúpulo e levedura para celebrar a virada?
+ 30 Cervejas Belgas que você tem que beber antes de morrer
+ 9 Cervejas para tomar no Natal
O mercado conta com boas e variadas opções. O estilo que mais combina para a ocasião é o Bière Brut, fabricado pelo método champenoise, o mesmo pelo qual passam os grandes espumantes.
1- Uma cerveja, geralmente de estilo Strong Ale, é produzida normalmente na cervejaria, até o estágio de maturação.
2- A cerveja é envasada em garrafas de champanhe e adicionada extrato e fermento para uma segunda fermentação.
3- No processo de remuage, o objetivo é coletar o fermento no pescoço da garrafa. Elas são inicialmente acondicionadas a 45º, com o pescoço para baixo e, por algumas semanas giradas manualmente. A inclinação vai aumentando até ficarem na vertical e o fermento concentrado no gargalo.
4- O último processo é o dégorgement, a remoção do fermento por meio do congelamento do gargalo da garrafa. Ele é expulso pela própria pressão interna do recipiente.
Mas, existem outros rótulos especiais que podem atender a data. Com edições especiais, receitas feitas exclusivamente para a data, ou mesmo rótulos de estilos que lembram bastante a acidez e adocicado do espumante.
Confira a nossa seleção especial de Cervejas para o Ano Novo (ou cervejas para tomar no lugar do champanhe).
Estilo: Bière Brut
Este rótulo ganhou fama por ser a primeira cerveja brasileira produzida pelo método champenoise. Recebeu tanta fama de ser uma bebida para comemorar festas e ocasiões especiais que ganhou uma edição especiais, a Eisenbahn Lust Prestige. Esta segue a receita da Brut, mas ganha uma etapa adicional chamada Cuvèe, que dura um ano.
Estilo: Bière Brut
A mais famosa e lembrada cerveja deste estilo é belga. A garrafa é produzida na Bélgica e levada para a França, onde repousam nas caves. Oferece aromas herbais, como de manjericão. Uma bebida leve e complexa, que lembra bem vinho branco.
O novo lançamento da cervejaria Morada Etílica no estilo bière Brut foi feito em cima da Vienna Lager deles, proporcionando forte presença de lúpulo tanto no aroma como sabor. O resultado é uma bebida leve, seca, com aroma frutado e bem espumante.
Estilo: Bière Brut
A cervejaria mineira também apostou no tradicional método champenoise em um de seus rótulos. A bebida oferece aromas que lembram vinho branco, com notas cítricas. Passou nove meses em cave para chegar ao produto final.
Estilo: Bière Brut
A cervejaria oferece três rótulos no estilo. Escolhemos este, com engarrafamento e refermentado na garrafa até três vezes. Um rótulo bem aromático, remetendo a vinho branco e frutas amarelas (abacaxi e damasco) além de limão siciliano. Bem carbornatada e refrescante.
Estilo: Bière Brut
Feita em parceria com a cervejaria norte-americana Samuel Adams e da Alemanha Weihenstephaner, o rótulo segue a lei de pureza alemã. Tem um dulçor presente dos maltes e um lúpulo discreto.
Estilo: Flanders Red Ale
Se você procura uma boa cerveja complexa para uma data comemorativa, esta é uma boa opção. A cerveja passa por envelhecimento em barricas de carvalho de até 18 meses. Com acidez bem pronunciada que lembra vinho, o aroma remete a cerejas, frutas vermelhas e o paladar faz um balanço entre a acidez e dulçor.
Estilo: Witbier
Se a ideia é harmonizar com pratos no Ano Novo, este rótulo, criado em parceria com o renomado Chef Ferran Adrià, o sommelier Juli Soler e os mestres cervejeiros da Estrella proporcionam um novo conceito de cerveja, uma alternativa ao vinho, e muito versátil para harmonização de pratos da alta gastronomia.
Tem aromas de especiarias como coentro, casca de laranja e alcaçuz. A segunda fermentação na garrafa lhe proporciona complexidade aromática, frutada e floral, com notas doces no paladar.
Estilo: Fruit Lambic
Se você curte o adocicado da Sidra Cereser, mas não quer passar vergonha com rótulos de menor qualidade, indicamos esta cerveja Fruit Lambic, feita com malte de cevada, trigo e suco natural de framboesa. O sabor lembra vinhos misturados com frutas e o rótulo é ideal para combinar com sobremesas a base de chocolate branco e frutas.