Cervejas para o Ano Novo (ou para tomar no lugar do champanhe)

Divulgação

Divulgação

Já virou uma tradição, dia 31 de dezembro é dia de escolher o champanhe ou espumante, deixar gelando para abrir na virada do ano. Mas, para os fãs de cerveja a coisa pode ser muito mais interessante. Que tal escolher rótulos do fermentado de água, malte, lúpulo e levedura para celebrar a virada?

30 Cervejas Belgas que você tem que beber antes de morrer
+ 9 Cervejas para tomar no Natal

O mercado conta com boas e variadas opções. O estilo que mais combina para a ocasião é o Bière Brut, fabricado pelo método champenoise, o mesmo pelo qual passam os grandes espumantes.

Passos para fabricar uma Bière Brut

1- Uma cerveja, geralmente de estilo Strong Ale, é produzida normalmente na cervejaria, até o estágio de maturação.
2- A cerveja é envasada em garrafas de champanhe e adicionada extrato e fermento para uma segunda fermentação.
3- No processo de remuage, o objetivo é coletar o fermento no pescoço da garrafa. Elas são inicialmente acondicionadas a 45º, com o pescoço para baixo e, por algumas semanas giradas manualmente. A inclinação vai aumentando até ficarem na vertical e o fermento concentrado no gargalo.
4- O último processo é o dégorgement, a remoção do fermento por meio do congelamento do gargalo da garrafa. Ele é expulso pela própria pressão interna do recipiente.

Mas, existem outros rótulos especiais que podem atender a data. Com edições especiais, receitas feitas exclusivamente para a data, ou mesmo rótulos de estilos que lembram bastante a acidez e adocicado do espumante.

Confira a nossa seleção especial de Cervejas para o Ano Novo (ou cervejas para tomar no lugar do champanhe).

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

1# Eisenbahn Brut e Lust Prestige (11,5% ABV)

Reprodução

Reprodução


Estilo:
Bière Brut

Este rótulo ganhou fama por ser a primeira cerveja brasileira produzida pelo método champenoise. Recebeu tanta fama de ser uma bebida para comemorar festas e ocasiões especiais que ganhou uma edição especiais, a Eisenbahn Lust Prestige. Esta segue a receita da Brut, mas ganha uma etapa adicional chamada Cuvèe, que dura um ano.

2# Deus Brut des Flandres (11,5% ABV)

Reprodução

Reprodução


Estilo:
Bière Brut

A mais famosa e lembrada cerveja deste estilo é belga. A garrafa é produzida na Bélgica e levada para a França, onde repousam nas caves. Oferece aromas herbais, como de manjericão. Uma bebida leve e complexa, que lembra bem vinho branco.

3# Double Vienna Brut (11,5% ABV)

Mestre Cervejeiro

Mestre Cervejeiro


Estilo:
Bière Brut

O novo lançamento da cervejaria Morada Etílica no estilo bière Brut foi feito em cima da Vienna Lager deles, proporcionando forte presença de lúpulo tanto no aroma como sabor. O resultado é uma bebida leve, seca, com aroma frutado e bem espumante.

4# Wäls Brut (11% ABV)

Wals Cervejas para o Ano Novo


Estilo:
Bière Brut

A cervejaria mineira também apostou no tradicional método champenoise em um de seus rótulos. A bebida oferece aromas que lembram vinho branco, com notas cítricas. Passou nove meses em cave para chegar ao produto final.

5# Malheur Bière Brut Reserva (11% ABV)

Reprodução

Reprodução


Estilo
: Bière Brut

A cervejaria oferece três rótulos no estilo. Escolhemos este, com engarrafamento e refermentado na garrafa até três vezes. Um rótulo bem aromático, remetendo a vinho branco e frutas amarelas (abacaxi e damasco) além de limão siciliano. Bem carbornatada e refrescante.

6# Samuel Adams/Weihenstephaner Infinium (10,5% ABV)

Infinium Cervejas para o Ano Novo


Estilo:
 Bière Brut

Feita em parceria com a cervejaria norte-americana Samuel Adams e da Alemanha Weihenstephaner, o rótulo segue a lei de pureza alemã. Tem um dulçor presente dos maltes e um lúpulo discreto.

7# Duchesse de Bourgogne (6,2% ABV)

Duchese Cervejas para o Ano Novo


Estilo:
Flanders Red Ale

Se você procura uma boa cerveja complexa para uma data comemorativa, esta é uma boa opção. A cerveja passa por envelhecimento em barricas de carvalho de até 18 meses. Com acidez bem pronunciada que lembra vinho, o aroma remete a cerejas, frutas vermelhas e o paladar faz um balanço entre a acidez e dulçor.

8# Estrella Damm Inedit (4,8% ABV)

Estrela Damm Cervejas para o Ano Novo


Estilo
: Witbier

Se a ideia é harmonizar com pratos no Ano Novo, este rótulo, criado em parceria com o renomado Chef Ferran Adrià, o sommelier Juli Soler e os mestres cervejeiros da Estrella proporcionam um novo conceito de cerveja, uma alternativa ao vinho, e muito versátil para harmonização de pratos da alta gastronomia.

Tem aromas de especiarias como coentro, casca de laranja e alcaçuz. A segunda fermentação na garrafa lhe proporciona complexidade aromática, frutada e floral, com notas doces no paladar.

9# Lindemans Framboise (2,5% ABV)

Reprodução

Reprodução


Estilo:
Fruit Lambic

Se você curte o adocicado da Sidra Cereser, mas não quer passar vergonha com rótulos de menor qualidade, indicamos esta cerveja Fruit Lambic, feita com malte de cevada, trigo e suco natural de framboesa. O sabor lembra vinhos misturados com frutas e o rótulo é ideal para combinar com sobremesas a base de chocolate branco e frutas.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »