Cervejas inglesas

A terra da rainha está em festa. Além das Olimpíadas de Londres que reúnem os principais atletas do mundo e as musas do esporte, em 2012, o Chelsea conquistou pela primeira vez a Champions League e coloriu a Europa de azul após uma decisão tensa e resolvida nos pênaltis. Os britânicos não perderam tempo e correram […]

Cervejas inglesas

A terra da rainha está em festa. Além das Olimpíadas de Londres que reúnem os principais atletas do mundo e as musas do esporte, em 2012, o Chelsea conquistou pela primeira vez a Champions League e coloriu a Europa de azul após uma decisão tensa e resolvida nos pênaltis. Os britânicos não perderam tempo e correram para os pubs para festejar com cervejas inglesas a tão sonhada conquista.

+ Cervejas inglesas para tomar antes de morrer

Eu aqui, no melhor estilo botequeiro, resolvi homenagear o país com uma seleção especial de 5 cervejarias inglesas vendidas no Brasil para você ter um bom motivo para bebemorar ou mesmo acompanhar os jogos olímpicos. Peça um pint ou compre uma garrafa e entre na festa.


First Gold Badger (teor alcoólico 4%)
A minha escolha da cervejaria Hall & Woodhouse Ltd é uma Specialty Beer leve e com baixa presença de álcool. A cerveja inglesa tem a cor de cobre e espuma cremosa e duradoura. O fermentado utiliza o mesmo lúpulo tanto para amargor quanto para o aroma. Este tem uma mistura cítrico, com toque floral. Já o malte dá notas de caramelo e leve tostado. O sabor é bem suave e oferece um final um pouco aguado e fraco.
Temperatura recomendada: entre 5° C e 7ºC
Fuller’s London Pride (teor alcoólico 4,7%)
A Fuller’s conta com diversos rótulos aqui no Brasil. Para a marca, selecionamos o tipo Ale Premium Clássica, a marca número um do Reino Unido. De coloração âmbar, é uma cerveja de aroma que realça o lúpulo, o malte e o frutado. Por ser leve, facilita seu drinkability – característica que mede quando uma cerveja é agradável e pode provocar o consumo novamente. Não é por acaso que essa premium ale se intitula o “Orgulho de Londres”.
Temperatura recomendada: entre 8° C e 12ºC

Batemans Victory Ale (teor alcoólico 6%)
Da cervejaria Batemans, a Victory Ale é uma English Pale Ale que já esteve na lista das 50 melhores cervejas do mundo. Ela leva malte e trigo em sua receita, tem a coloração de cobre e oferece um sabor frutado e tem um amargor presente. O aroma é intenso, de sabor bem encorpado. Os rótulos da cerveja são um grande destaque, atraindo o público para a degustação.
Temperatura recomendada: entre 5° C e 7ºC

Youngs Double Chocolate Stout (5,2%)
A inglesa da cervejaria Wells & Young`s é fabricada na cidade de Bedford e considerada uma das primeiras cervejas de chocolate produzidas no mundo. De coloração escura e estilo Sweet Stout, é feita com barras do chocolate Cadbury, adicionada junto ao lúpulo durante a fase de cozimento da cerveja. O aroma oferece a sensação de chocolate e, no paladar, a sensação do malte torrado e café são percebidas. Encorpada, acompanha bem várias sobremesas.
Temperatura recomendada: entre 8° C e 12ºC

Wychwood Brewery Hobgoblin (5,2%)
A Wychwood dá uma temática medieval aos produtos. O destaque vai para a campanha de marketing que intimida os bebedores comuns. “What’s the matter Lagerboy, afraid you might taste something?” (Qual o problema tomador de lager, medo de sentir gosto de algo diferente?). A cerveja tem cor rubi escura, com creme denso e aroma amaderado, com caramelo e chocolate. O final é levemente amargo. Só pelo duende (Hobgoblin) no rótulo, já vale a degustação.
Temperatura recomendada: entre 5° C e 7ºC

Onde encontrar: Empório Alto dos Pinheiros

Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso