Apenas um gole de cerveja é o bastante para te deixar feliz :)

Shutterstock

 

Você não precisa tomar uma latinha de cerveja inteira – ou acabar com um engradado – para ficar feliz e relaxado. Apenas aquela sensação inicial da cerveja descendo pela sua garganta já é o suficiente para aumentar a produção de dopamina, o neurotransmissor responsável pela sensação de prazer.

Um estudo realizado pela Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, reuniu 49 homens para degustarem 15 mililitros de sua cerveja favorita. Entre o gole, deveriam beber água e intercalar a degustação com bebidas esportivas.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Durante o teste, o cérebro dos voluntários foi analisado através de um scanner. As imagens surpreendentemente, mostraram um aumento significativo de dopamina no cérebro apenas com os 15mL da cerveja. Depois, quando beberam água e a bebida esportiva, os níveis seguiram iguais. Bom, essa falta de mudança já era de se esperar, afinal, ninguém nunca ficou viciado em água ou repositor hidroeletrolítico.

Créditos: Reprodução

 

Por falar em vício, a pesquisa traçou outra relação: quanto maior era o nível de dopamina produzido pelo o organismo, maior a chance do voluntário se tornar viciado em álcool.

Por mais que não haja muita novidade na relação de bebidas alcoólicas com a produção de dopamina, descobrir que o simples gosto da cerveja na boca já libera o aumento do neurotransmissor é uma conquista importante.

Um dos pesquisadores, David Kareken, explicou: “Acreditamos que este é o primeiro experimento em humanos a mostrar que o sabor de uma bebida alcoólica por si só, sem os efeitos intoxicantes do álcool, pode aumentar a atividade da dopamina no centro de recompensa do cérebro”.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »