Qual a receita de sucesso para uma grande cervejaria? Provavelmente ter uma cultura cervejeira difundida e tradição nos rótulos devem ocupar os primeiros postos no critério de seleção. Pois a Mikkeller, empresa criada pelo dinamarquês Mikkel Borg resolveu quebrar esse conceito para fundar uma cervejaria cigana, sem fábrica fixa e com rótulos feitos em parcerias com outras cervejarias do Noruega, Bélgica, Reino Unido e Estados Unidos.
O resultado disso tudo é o reconhecimento como a melhor cervejaria da Dinamarca e com cervejas entre as melhores do mundo. O MHM aproveitou a parceria do Mr. Beer com a Mikkeller – que trouxe 9 rótulos selecionados exclusivamente para a rede –, para conhecer melhor o jeito dinamarquês e cigano de produção.
A história Mikkeller
A marca tem apenas 12 anos de sua fundação. Depois de trabalhar em um bar e conhecer alguns estilos diferentes de cerveja, Mikkel Borg resolveu se transformar em um homebrewing, ou produtor caseiro. Junto com um amigo de infância ele começou a fazer cerveja em casa. Essas cervejas fizeram sucesso por cerca de 2 anos até que em 2006 eles fundaram a Mikkeller. Um das primeiras cervejas deles a fazer sucesso mundial foi a Beer Geek Breakfast, uma Stout com café, quando foi escolhida a melhor Stout no site Rate Beer.
Sem um espaço físico para produção, a Mikkel Borg cria seus rótulos através de parcerias com grandes cervejarias. Hoje a maioria das cervejas são feitas na cervejaria belga De Proeuf mas existem inúmeras receitas feitas em colaboração com cervejarias famosas entre os beer geeks, como Struise, Three Floyds e Stone. Uma das coisas que mais chamam a atenção é o design dos rótulos da marca, todos bem interessantes.
O local para conhecer melhor as cervejas da marca é o bar oficial que fica em Copenhagem. Atualmente ele exporta suas criações para mais de 40 países, e é aclamado como um dos mais inovadores produtores em atividade.
9 rótulos no Mr. Beer
A marca não faz sua estreia no país. Alguns rótulos da Mikkeller já enfeitavam a prateleira de sites ou bares especializados. “O que propomos foi trazer cervejas que Mikkel Borg pudesse formular com exclusividade para a rede Mr. Beer, que mesclassem a criatividade e ousadia. Estilos que pudesse encaixar no nosso portfólio, onde o consumidor pudesse experimentar os mais tradicionais sabores, como uma pilsen com um toque defumado, por exemplo, até uma IPA que misturasse 10 tipos de lúpulos”, aponta Fabiano Wohlers, diretor da Mr. Beer.
A ideia de parceria começou a acontecer no primeiro semestre de 2012 e demorou 10 meses entre o conceito até chegarem os rótulos. “Eles (Mikkeller) são ousados, extremos, na maioria dos casos, e equilibrados em alguns, surpreendentemente. Essa seleção é interessante por trazer rótulos onde o equilíbrio prevalece entre malte e lúpulos, com personalidade sempre”, afirma a sommelier e mestre cervejeira Kathia Zanatta.
Confira quais são os rótulos estarão nos 81 pontos de venda da rede Mr. Beer. O preço delas é de R$ 29,90, com possibilidade de variação para fora de São Paulo.
1. Mikkeller Kihoskh Døszt?
Estilo: Premium Lager
Teor alcoólico: 5%
Informações: lager clara com lúpulo americano e aroma de frutas cítricas
2. Mikkeller Rauchpils
Estilo: smoked Pilsner
Teor alcoólico: 4.6%
Informações: uma pilsen defumada com aroma floral. Acompanha bem um churrasco.
3. Mikkeller Saison Sally
Estilo: saison
Teor alcoólico: 6,8%
Informações: aroma frutado, e sabor marcante de lúpulo e especiarias (coento e pimenta)
4. Mikkeller Winter Wild Ale
Estilo: american bret ale
Teor alcoólico: 6%
Informações: o rótulo é impresso com uma cor sensível ao calor -. Quando o rótulo fica quente a árvore perde as folhas de maçã. Tem um sabor mais rústico e é indicada para os que já tem uma certa experiência com esse estilo de cerveja.
5. Mikkeller 10 Lúpulos
Estilo: IPA
Teor alcoólico:
Informações: Cerveja IPA feita com 10 tipos de lúpulo: warrior, simcoe, centennial, cascade, chinook, amarillo, nelson, sauvin, nugget, tomahawk, east kent golding. Não precisa nem dizer qual o ingrediente mais presente no seu paladar.
6. Mikkeller Grasroots Wheat is the new hops
Estilo: IPA
Teor alcoólico: 6%
Informações: feita com malte de trigo e fermentada com brettanomyces. Bastante carbonatação, aroma frutado e amargor médio.
7. Mikkeller Crooked Moon Tattoo Double IPA
Estilo: imperial IPA
Teor alcoólico: 9%
Informações: aroma intenso de lúpulo e cítrico. Amargor médio e um pouco de adstringência.
8. Mikkeller Walk on Water
Estilo: American Strong Ale
Teor alcoólico: 14%
Informações: o nome da cerveja é uma expressão americana para o “Eu não faço milagres”. No rótulo é sentido, basicamente, o malte e o álcool (14%)
9. Mikkeller Milk Stout
Estilo: stout
Teor alcoólico: 6%
Informações: indicada para acompanhar uma sobremesa ou como um café etílico pós-refeição, o rótulo teve leite acrescentado e tem o aroma de café e um sabor aveludado.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso