A meteorologia já avisou, o Brasil vai passar por um dos Verões mais quentes do país, com temperaturas chegando até 40º. E, para aguentar este calor, que tal uma cerveja gelada?
E para os apreciadores dos rótulos convencionais eu peço que deixe elas de lado para experimentar em cervejas especiais que podem combinar muito bem com altas temperaturas.
+ Conheça 10 cervejas para tomar em um churrasco
+ 25 Lugares cervejeiros que você tem que conhecer antes de morrer
Existem alguns rótulos artesanais que podem proporcionar o mesmo frescor de uma ‘loira gelada’ só que com muito mais sabor e complexidade. Neles, a sensação de frescor vem dos aromas cítricos, baixo corpo e teor alcoólico, uma acidez mais elevada e, no caso das cervejas secas, ausência de doçura.
Confira uma seleção com as cervejas especiais para tomar no verão, em um happy hour, churrasco ou rolê na praia. Tem alguma para indicar de sua preferência? Mande para a gente!
DiTriguis
Estilo: Witbier
O último lançamento da cervejaria do Filho do Mussum aposta em uma receita belga e refrescante, própria para o verão. A DiTriguis tem notas cítricas de laranja combinam com o condimentado de pimenta da jamaica.
Júpiter Tanger
Estilo: Witbier
A cervejaria paulistana aposta em uma cerveja de trigo de estilo belga, com um toque brasileiro: é feita com polpa de tangerina, cominho e especiarias.
Czechvar
Estilo: Bohemian Pilsener
Se você quiser tomar uma autêntica cerveja do estilo Pilsener, tem que tomar este rótulo clássico da República Checa. Tem notas de biscoito, um amargor presente que pede um segundo gole.
Hoegaarden
Estilo: Witbier
Outra do estilo witbier, ela tem bastante carbonatação, tem a coloração amarela e turma e boa espuma. O sabor cítrico e amargor pronunciado são características do rótulo.
Baden Baden Witbier
Estilo: Witbier
Um dos últimos lançamentos da Baden Baden é produzida com maltes de trigo e cevada, coentro e aroma de laranja. Foi eleita a melhor cerveja do mundo pelo International Beer Challenge 2015.
Bohemia Magna Pils
Estilo: German Pils
O mais recente lançamento da cervejaria Bohemia presta uma homenagem a fama que Petrópolis tem de ser a “Cidade das Hortênsias”. Ela é um rótulo que mistura o dulçor do malte com o amargor do lúpulo, proporcionando uma cerveja equilibrada e leve.
Vedett
Estilo: Witbier
O Witbier é um estilo de cerveja de trigo temperada com sementes de coentro e cascas de laranja, que nasceu na Bélgica. Nada melhor do que provar um rótulo belga da escola para tirar a prova de suas qualidades no calor. Esta cerveja é fermentada na garrafa e é engarrafada sem a filtragem, mantendo os elementos naturais intactos.
Wäls Session Citra
Estilo: Session IPA
Esse rótulo Sessions é uma boas opções para beber no calor, já que ele conta com um dos estilos que o cervejeiro mais gosta (IPA), mas com a leveza, o baixo teor alcoólico e a refrescância que o verão pede. A cerveja conta com moderado amargor e notas cítricas vinda do lúpulo americano que dá nome ao rótulo.
Patagonia Weisse
Estilo: Witbier
Para quem pensa que a Argentina só tem Quilmes, essa é uma boa opção de rótulo artesanal. A Patagonia Weisse é uma cerveja de trigo leve, com especiarias, com aroma que remete a um cítrico e condimentado, isso porque utiliza casca de laranja e coentro em sua receita.
Bierland Oceânica Witbier
Estilo: Witbier
Da cervejaria catarinense, a Bierland Oceânica é do estilo Witbier, cerveja de trigo de inspiração belga, e conquistou o Ouro no South BeerCup 2014. Feita com adição de casca de laranja, semente de coentro e gengibre ralado, é muito refrescante e leve no paladar.
Blondine Tropical
Estilo: berliner weisse
Da cervejaria de Itupeva Blondine, São Paulo, a Tropical aposta no estilo Berliner Weisse, que oferece uma cerveja refrescante, carbonatada e uma elevada acidez. O rótulo conta com seriguela, uma fruta típica do nordeste brasileiro, de característica cítrica e frutada.
Pink Lemonade, da Dádiva
Estilo: Berliner Weisse
A Pink Lemonade é uma berliner weisse com adição de framboesa, amora e limão. Isso traduz em um rótulo refrescante, muito leve e com notas frutadas. A cerveja de trigo tem cor rosa, que difere do branco original do estilo, porém, mantém características intrínsecas de notas ácidas, neste caso proveniente da adição de frutas cítricas selecionadas.
Cupuaçu Sour, da Morada Cia Etílica
Estilo: Oatmeal Berliner Saison
Uma Oatmeal Berliner Saison para quem gosta de sabores inusitados. Como o próprio nome diz, ela é feita com polpa de cupuaçu. A aveia entra no lugar do trigo e somente maltes claros foram utilizados na receita. É uma cerveja extremamente ácida, refrescante, com aroma frutado, de coloração dourada e nada de amargor. Vencedora da medalha de prata na categoria Berliner Weisse no Festival Brasileiro da Cerveja 2016.
Berliner, da Wäls
Estilo: Berliner Weisse
A Cerveja Wäls Berliner é refrescante e apresenta leve acidez provocada pela ação de lactobacilos adicionados na fermentação. Leva em sua receita frutas vermelhas, hibisco além do aroma de morango e o sabor ácido para instigar o paladar.
Umbu Brasilien Weisse
Estilo: Brasilien Weisse
A Umbu Brasilien Weisse é uma cerveja ácida e refrescante. Leva a adição de Umbu para criar mais camadas de complexidade no aroma e sabor. Conquistou o 3o lugar no Mondial de la Bière Rio/2016 como melhor cerveja do festival escolhida pelo público.
Mea Culpa Inveja
Estilo: American Sour Ale
A Inveja é uma American Sour Ale e sua formulação combina experiências únicas: a acidez, a suculência e o aroma de lúpulo. A cerveja tem o corpo leve, ácida, com baixo amargor e aroma frutado dos lúpulos Galaxy, Citra e Hull Mellon, adicionados também em um duplo dry hopping.
A adição de lúpulo é inspirada nas cervejas New England IPAs, que levam muito lúpulo, mas principalmente para aroma e sabor, sem conferir amargor ao produto final.
Midway IPA
Estilo: Session IPA
Da cervejaria americana Goose Island, a Midway IPA tem sua história toda ligada à Chicago. Seu nome é originário da Feira Mundial da cidade, de 1893. O resultado é uma cerveja leve, refrescante, aromática, cítrica e com clima tropical.
Synergy Union
Estilo: Sesssion IPA
Uma Cerveja com boa formação de espuma no copo, em seu aroma possui maracujá, pinho e notas de manga. Os lúpulos utilizados foram o Centennial, Columbus e Cascade, que trazem notas cítricas, frutadas e resinosas, com amargor médio e limpo.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso