18 Cervejas especiais para se refrescar neste calor

Cervejas especiais para se refrescar neste calor

A meteorologia já avisou, o Brasil vai passar por um dos Verões mais quentes do país, com temperaturas chegando até 40º. E, para aguentar este calor, que tal uma cerveja gelada?

E para os apreciadores dos rótulos convencionais eu peço que deixe elas de lado para experimentar em cervejas especiais que podem combinar muito bem com altas temperaturas.

Conheça 10 cervejas para tomar em um churrasco
+ 25 Lugares cervejeiros que você tem que conhecer antes de morrer

Existem alguns rótulos artesanais que podem proporcionar o mesmo frescor de uma ‘loira gelada’ só que com muito mais sabor e complexidade. Neles, a sensação de frescor vem dos aromas cítricos, baixo corpo e teor alcoólico, uma acidez mais elevada e, no caso das cervejas secas, ausência de doçura.

Confira uma seleção com as cervejas especiais para tomar no verão, em um happy hour, churrasco ou rolê na praia. Tem alguma para indicar de sua preferência? Mande para a gente!

DiTriguis

Crédito: Reprodução

Estilo: Witbier
O último lançamento da cervejaria do Filho do Mussum aposta em uma receita belga e refrescante, própria para o verão. A DiTriguis tem notas cítricas de laranja combinam com o condimentado de pimenta da jamaica.

Compre a DiTriguis

Júpiter Tanger

Crédito: Reprodução

Estilo: Witbier
A cervejaria paulistana aposta em uma cerveja de trigo de estilo belga, com um toque brasileiro: é feita com polpa de tangerina, cominho e especiarias.

Compre a Júpiter Tanger

Czechvar 

Crédito: Reprodução

Estilo: Bohemian Pilsener
Se você quiser tomar uma autêntica cerveja do estilo Pilsener, tem que tomar este rótulo clássico da República Checa. Tem notas de biscoito, um amargor presente que pede um segundo gole.

Compre a Czechvar

Hoegaarden

Crédito: Reprodução

Estilo: Witbier
Outra do estilo witbier, ela tem bastante carbonatação, tem a coloração amarela e turma e boa espuma. O sabor cítrico e amargor pronunciado são características do rótulo.

Compre a Hoegaarden

Baden Baden Witbier 

Crédito: Reprodução

Estilo: Witbier
Um dos últimos lançamentos da Baden Baden é produzida com maltes de trigo e cevada, coentro e aroma de laranja. Foi eleita a melhor cerveja do mundo pelo International Beer Challenge 2015.

Compre a Baden Baden Witbier

Bohemia Magna Pils 

Crédito: Reprodução

Estilo: German Pils
O mais recente lançamento da cervejaria Bohemia presta uma homenagem a fama que Petrópolis tem de ser a “Cidade das Hortênsias”. Ela é um rótulo que mistura o dulçor do malte com o amargor do lúpulo, proporcionando uma cerveja equilibrada e leve.

Compre a Bohemia Magna Pils

Vedett

Crédito: Reprodução

Estilo: Witbier
O Witbier é um estilo de cerveja de trigo temperada com sementes de coentro e cascas de laranja, que nasceu na Bélgica. Nada melhor do que provar um rótulo belga da escola para tirar a prova de suas qualidades no calor. Esta cerveja é fermentada na garrafa e é engarrafada sem a filtragem, mantendo os elementos naturais intactos.

Compre a Vedett

Wäls Session Citra 

Crédito: Reprodução

Estilo: Session IPA

Esse rótulo Sessions é uma boas opções para beber no calor, já que ele conta com um dos estilos que o cervejeiro mais gosta (IPA), mas com a leveza, o baixo teor alcoólico e a refrescância que o verão pede. A cerveja conta com moderado amargor e notas cítricas vinda do lúpulo americano que dá nome ao rótulo.

Compre a Wäls Session

Patagonia Weisse 

Crédito: Reprodução

Estilo: Witbier

Para quem pensa que a Argentina só tem Quilmes, essa é uma boa opção de rótulo artesanal. A Patagonia Weisse é uma cerveja de trigo leve, com especiarias, com aroma que remete a um cítrico e condimentado, isso porque utiliza casca de laranja e coentro em sua receita.

Compre a Patagonia Weisse

Bierland Oceânica Witbier 

Bierland Oceânica - cervejas para o calor

Estilo: Witbier

Da cervejaria catarinense, a Bierland Oceânica é do estilo Witbier, cerveja de trigo de inspiração belga, e conquistou o Ouro no South BeerCup 2014. Feita com adição de casca de laranja, semente de coentro e gengibre ralado, é muito refrescante e leve no paladar.

Compre a Oceânica

Blondine Tropical 

Tropical Oceânica - cervejas para o calor

Estilo: berliner weisse

Da cervejaria de Itupeva Blondine, São Paulo, a Tropical aposta no estilo Berliner Weisse, que oferece uma cerveja refrescante, carbonatada e uma elevada acidez. O rótulo conta com seriguela, uma fruta típica do nordeste brasileiro, de característica cítrica e frutada.

Compre a Tropical

Pink Lemonade, da Dádiva 

Pink Lemonade - cervejas para o calor

Estilo: Berliner Weisse

A Pink Lemonade é uma berliner weisse com adição de framboesa, amora e limão. Isso traduz em um rótulo refrescante, muito leve e com notas frutadas. A cerveja de trigo tem cor rosa, que difere do branco original do estilo, porém, mantém características intrínsecas de notas ácidas, neste caso proveniente da adição de frutas cítricas selecionadas.

Compre a Pink Lemonade

Cupuaçu Sour, da Morada Cia Etílica 

Cupuaçu Sour - cervejas para o calor

Estilo: Oatmeal Berliner Saison

Uma Oatmeal Berliner Saison para quem gosta de sabores inusitados. Como o próprio nome diz, ela é feita com polpa de cupuaçu. A aveia entra no lugar do trigo e somente maltes claros foram utilizados na receita. É uma cerveja extremamente ácida, refrescante, com aroma frutado, de coloração dourada e nada de amargor. Vencedora da medalha de prata na categoria Berliner Weisse no Festival Brasileiro da Cerveja 2016.

Compre a Cupuaçu Sour

Berliner, da Wäls 

Berliner - cervejas para o calor

Estilo: Berliner Weisse

A Cerveja Wäls Berliner é refrescante e apresenta leve acidez provocada pela ação de lactobacilos adicionados na fermentação. Leva em sua receita frutas vermelhas, hibisco além do aroma de morango e o sabor ácido para instigar o paladar.

Compre a Berliner

Umbu Brasilien Weisse 

Umbu Brasilien - cervejas para o calor

Estilo: Brasilien Weisse

A Umbu Brasilien Weisse é uma cerveja ácida e refrescante. Leva a adição de Umbu para criar mais camadas de complexidade no aroma e sabor. Conquistou o 3o lugar no Mondial de la Bière Rio/2016 como melhor cerveja do festival escolhida pelo público.

Compre a Umbu Brasilien

Mea Culpa Inveja 

Inveja Mea Culpa

Estilo: American Sour Ale

A Inveja é uma American Sour Ale e sua formulação combina experiências únicas: a acidez, a suculência e o aroma de lúpulo. A cerveja tem o corpo leve, ácida, com baixo amargor e aroma frutado dos lúpulos Galaxy, Citra e Hull Mellon, adicionados também em um duplo dry hopping.

A adição de lúpulo é inspirada nas cervejas New England IPAs, que levam muito lúpulo, mas principalmente para aroma e sabor, sem conferir amargor ao produto final.

Compre a Inveja

Midway IPA 

Midway IPA - cervejas para o calor

Estilo: Session IPA

Da cervejaria americana Goose Island, a Midway IPA tem sua história toda ligada à Chicago. Seu nome é originário da Feira Mundial da cidade, de 1893. O resultado é uma cerveja leve, refrescante, aromática, cítrica e com clima tropical.

Compre a Midway IPA

Synergy Union 

Synergy session - cervejas para o calor

Estilo: Sesssion IPA

Uma Cerveja com boa formação de espuma no copo, em seu aroma possui maracujá, pinho e notas de manga. Os lúpulos utilizados foram o Centennial, Columbus e Cascade, que trazem notas cítricas, frutadas e resinosas, com amargor médio e limpo.

Compre a Czechvar

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »