20 Cervejas para tomar no verão

Confira quais os estilos e rótulos mais indicados para o calor

O calor está insuportável e, com ele, vem a vontade absurda de se refrescar tomando uma breja gelada. Mas você não precisa apostar nos rótulos estupidamente gelados para saciar a sua sede. Que tal variar um pouco o cardápio e apostar em cervejas especiais para acompanhar este verão?

Conheça 10 cervejas para tomar em um churrasco
+ 25 Lugares cervejeiros que você tem que conhecer antes de morrer

Existem alguns rótulos artesanais que podem proporcionar o mesmo frescor de uma ‘loira gelada’ só que com muito mais sabor e complexidade. Neles, a sensação de frescor vem dos aromas cítricos, baixo corpo e teor alcoólico, uma acidez mais elevada e, no caso das cervejas secas, ausência de doçura.

Estilos como witbier, bohemian e german pilsener, as de trigo e lambics frutadas, sessions são boas apostas. Fiz aqui um apanhado com as melhores cervejas para tomar no verão, em um happy hour, churrasco ou rolê na praia. Tem alguma para indicar? Mande para a gente!

DiTriguis (4,5% ABV)

DiTriguis

Crédito: Reprodução

Estilo: Witbier
O mais recente lançamento da cervejaria do Filho do Mussum aposta em uma receita belga e refrescante, própria para o verão. Notas cítricas de laranja combinam com o condimentado de pimenta da jamaica.

Morada CDB – Cu de Burro (4,8% ABV)

Morada CDB - Cu de Burro

Crédito: Leonardo Filomeno / MHM

Estilo: Gose
A cerveja remete ao folclórico ‘cu-de-burro’, onde se mistura suco de limão e sal, na borda da latinha ou em um copo americano ao lado, para deixar a cerveja mais refrescante. Inspirada em um estilo alemão de cerveja acidificada, tem um leve toque de sal marinho. Leva cascas de limão tahiti, proporcionando notas cítricas à bebida, além do lúpulo Sohachi Ace, com notas florais cítricas. Final seco.

Jean Le Blanc (4,9% ABV)

Jean Le Blanc

Crédito: Leonardo Filomeno / MHM

Estilo: Witbier
O rótulo da cervejaria paranaense aposta no estilo leve e refrescante feito com trigo. A cerveja conta com notas de capim limão, casca de laranja e coentro. Ficou em segundo lugar como a cerveja do ano no Festival Brasileiro de Cerveja 2015.

Venice Beach (4,5% ABV)

Venice Beach

Reprodução

Estilo: Session IPA
A cerveja é feita com lúpulos americanos e em um estilo próprio para a época mais quente do ano. No aroma, notas de lichias, manga e toronja. O sabor acompanha, com um dulçor de malte e especiarias. Retrogosto seco e amargo. Esta foi a primeira cerveja artesanal brasileira a ser envasada em lata de 350 ml.

Bitburger Pils (4,8% ABV)

Bitburger Pils


Estilo: German Pilsner
Fabricada segundo a Lei da Pureza Alemã, é um dos rótulos mais apreciados da Alemanha na época do verão. No rótulo você vai sentir um aroma e sabor mais de lúpulo do que de malte, como nas Bohemian Pilsner.

Júpiter Tânger (4% ABV)

Júpiter Tânger

Reprodução

Estilo: Witbier
A cervejaria paulistana aposta em uma cerveja de trigo de estilo belga, com um toque brasileiro: é feita com polpa de tangerina, cominho e especiarias.

Eisenbahn Pilsen (4,8%)

Eisenbahn Pilsen


Estilo: Premium American Lager
Se você gosta de uma pilsen, esta pode ser uma opção com mais personalidade. Puro malte, suave e refrescante, na medida certa.

Baden Baden Witbier (4,9% ABV)

Baden Baden Witbier

Reprodução

Estilo: Witbier
Um dos últimos lançamentos da Baden Baden é produzida com maltes de trigo e cevada, coentro e aroma de laranja. Foi eleita a melhor cerveja do mundo pelo International Beer Challenge 2015.

Amazon Bier Bacuri (3,8)

Amazon Bier Bacuri


Estilo: Fruit Beer
Esta cerveja brasileira usa como ingrediente uma fruta da Amazônia em sua composição, conferindo um aroma e sabor peculiar, além da refrescância. Recomendado para aqueles que curtem brejas perfumadas e com aromas frutados. Pode ficar enjoativa com consumo excessivo.

Pilsner Urquell (4,4%)

Pilsner Urquell


Estilo: Bohemian Pilsener
Se você quiser tomar uma autêntica cerveja do estilo Pilsener, tem que tomar este rótulo da República Checa. Facilmente encontrada em supermercados e bares especializados, ela é considerada a primeira cerveja clara e filtrada.

Wäls Pilsen (5%)

Wäls Pilsen


Estilo: Bohemian Pilsener
A melhor cerveja brasileira do estilo Pilsen de 2013, segundo o 1º Concurso Brasileiro de Cervejas, em 2013, este rótulo é dourado, com sabor maltado e lupulado, fiel ao estilo belga.

Vedett Witbier (4,7%)

Vedett Witbier


Estilo: Witbier
O Witbier é um estilo de cerveja de trigo temperada com sementes de coentro e cascas de laranja, que nasceu na Bélgica. Nada melhor do que provar um rótulo belga da escola para tirar a prova de suas qualidades no calor. Esta cerveja é fermentada na garrafa e é engarrafada sem a filtragem, mantendo os elementos naturais intactos.

Way Sour Me Not Acerola (3,5% ABV)

Way Sour Me Not Acerola

Reprodução

Estilo: Sour Ale
A cerveja caracteriza-se por seu baixo teor alcoólico, refrescância, acidez elevada, combinando o aroma cítrico e frutado da acerola com a acidez de uma cerveja Sour.

Hoegaarden Witbier (4,9%)

Hoegaarden Witbier


Estilo: Witbier
Outra do estilo witbier, ela tem bastante carbonatação, tem a coloração amarela e turma e boa espuma. O sabor cítrico e amargor pronunciado são características do rótulo.

Funk IPA – 2 Cabeças (4,7% ABV)

Funk IPA - 2 Cabeças

Reprodução

Estilo: Session IPA
O lançamento da cervejaria surgiu da fusão entre os EUA e Brasil. A Session IPA não é filtrada, tem 4,7% de álcool e 45 IBU (índice de amargor). A breja tem uma pegada de lúpulo, mas sem esquecer a refrescância, leveza e a cor dourada típica de uma cerveja brasileira.

All Day IPA (4,7%)

All Day IPA


Estilo: India Pale Ale (IPA)
A proposta desta cerveja é manter a simplicidade, sem deixar de lado aromas e sabores. Refrescante e aroma que remete às frutas cítricas, como abacaxi, é própria para tomar em um dia quente, depois do trabalho.

Paulaner Hefe-Weizen (5,5%)

Paulaner Hefe-Weizen


Estilo: German Weizen
Da escola de trigo alemã, este rótulo é um pouco mais forte, mais mantem o sabor frutado. Se você gosta do estilo weiss, pode optar por este rótulo no verão.

Brew Dog – Dead Pony Club (3,8%)

Brew Dog – Dead Pony Club


Estilo: American Pale Ale
Da escola americana, este rótulo é para quem curte sentir o sabor de lúpulo na cerveja. Cerveja leve e refrescante, suavemente seca e amarga, tem uma ótima drinkability.

Way American Pale Ale (5,2%)

Way American Pale Ale


Estilo: American Pale Ale
Eleita pela revista Maxim como a melhor Pale Ale do país no 1º Prêmio Maxim de Cerveja, a breja aposta no estilo norte-americano. Lúpulos americanos dão sabor cítrico e amargor agradável a esta cerveja, que é clara, equilibrada e de final marcante. O método Dry Hopping, que é a adição de lúpulo no final do processo de maturação, é utilizado nessa cerveja para lhe dar ainda mais aroma.

Cerveja Kriek Boon (4,5% ABV)

Cerveja Kriek Boon


Estilo: Fruit Lambic
Esqueça rótulos Ice ou mesmo compostos com cerveja, se você quiser tomar algo refrescante, sabor de fruta e identidade, tem que escolher uma Fruit Lambic. O rótulo é produzido por fermentação espontânea e tem adição de cereja. Sabor leve, refrescante, com um toque cítrico para ganhar o paladar.

update: Lista atualizada em 08/01/2016.

Compartilhe
Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso