15 Benefícios da cerveja para sua saúde

Veja como você pode incorporar a cerveja em sua vida além de uma simples bebida.

Durante anos, os amantes do vinho se vangloriavam da glória do vinho tinto e suas propriedades medicinais que ajudam na luta contra doenças cardíacas.

Mas as pesquisas recentes mostraram que a cerveja pode beneficiar um grande número de pessoas. De curar a insônia para tratamento de artrite até mesmo o aumento de sua expectativa de vida.

Então, se você é um amante de cerveja, tem um motivo para se alegrar. Veja como você pode incorporar a cerveja em sua vida além de uma simples bebida.

A cerveja deixa mais inteligente

Pesquisadores de Illinois descobriram que, após ingerir algumas cervejas, os homens resolviam muito mais rápido um jogo de quebra-cabeças do que seus oponentes sóbrios.

A bebida menos calórica e que não dá barriga

A Scientific Review aponta que a cerveja contém menos calorias que bebidas como o vinho e o suco de laranja. Além disso, a famosa barriguinha de cerveja não existe.

“Se você beber muita cerveja você vai criar uma barriga, mas é a mesma mesma barriga de alguém que beba a mesma quantidade de vinho”, disse Kathryn O’Sullivan, a doutora que conduziu a pequisa na Scientific Review.

Cerveja hidrata igual água

Cerveja hidrata igual água - Crédito: Reprodução

O pesquisador Manuel Castillo, da Universidade de Granada, expôs os resultados de um estudo que consistiu em medir a reação do corpo à ingestão de água ou cerveja após a realização de esforço físico intenso.

A conclusão foi de que uma quantidade moderada de cerveja não prejudica a hidratação após o exercício e seria a mesma coisa que tomar água. Por isso é recomendado o consumo da bebida fermentada a todas as pessoas que não tenham nenhuma contraindicação.

+ Pesquisa afirma que cerveja hidrata igual à água após o esporte

Coração mais saudável

Mais de 100 estudos demonstraram que o consumo moderado de cerveja diminui o risco de ataques cardíacos e morte por doença cardiovascular em 25 a 40%. Um ou dois copos por dia podem ajudar a elevar os níveis de HDL, o chamado “colesterol bom”, que ajuda a prevenir o entupimento das artérias.

Estimular o cérebro

Estudos têm demonstrado que uma cerveja diária pode manter Alzheimer ou demência controlada. Isto é especialmente válido se você é bebedor moderado. O risco de ter uma doença mental é reduzida em 20%.

Alternativamente, os lúpulos, que são utilizados na produção de cerveja, podem ajudar na cura da insônia. Uma cervejinha antes de dormir pode proporcionar uma boa noite de sono.

Acalma uma dor de estômago

Bebendo uma cerveja gaseificada pode ajudar a diminuir uma dor de estômago, assim como uma Soda ou Sprite. No entanto, se você sofre de uma úlcera gástrica, evite o álcool, pois pode inflamá-la. Caso contrário, o álcool pode ser usado para amenizar a dor.

Aumenta os níveis de vitamina

Aumenta os níveis de vitamina - Crédito: Reprodução

Uma pesquisa na Holanda comprovou que participantes que consumiam cerveja apresentaram 30% dos níveis mais altos de vitamina B6. Além disso, a cerveja também contém vitaminas B12 e ácido fólico.

Redução do Risco de Câncer

Marinar bife em cerveja é a melhor maneira de consumir carne. Ele não só mata 70 por cento dos agentes cancerígenos, mas reduz drasticamente os ACS (aminas heterocíclicas) na carne que são a causa de distúrbios neurológicos.

Menor risco de Diabetes

Pesquisadores descobriram que o álcool aumenta a sensibilidade à insulina, o que ajuda a proteger o organismo contra o diabetes.

Baixa a pressão arterial

Os consumidores de cerveja moderados têm menor probabilidade de desenvolver a pressão arterial alta, um fator de risco para o ataque cardíaco.

Ossos mais fortes

Ossos mais fortes - Crédito: Reprodução

A cerveja contém altos níveis de silício, que está vinculado à saúde dos ossos. Um estudo realizado em 2009 pela Universidade de Tufts e em outros centros demonstrou que os homens e mulheres de idade um pouco mais avançada que consumiam um ou dois copos de cerveja por dia apresentavam uma densidade óssea maior. Porém, o consumo superior a esses teores foi relacionado ao maior risco de sofrer fraturas.

Cura Artrite Reumatóide

Também conhecida como RA, a artrite reumatóide é essencialmente a inflamação das articulações que podem acontecer em uma idade muito precoce. Os primeiros sintomas incluem vermelhidão, inchaço e dor nas articulações.

Mas a boa notícia é que você pode contê-la com a ajuda de cerveja. É claro, a cerveja por si só não vai resolver o efeito. Com a ajuda de ingestão limitada de cerveja em sua dieta, junto com exercícios adequados, é possível tratar esta condição.

Deixa os rins saudáveis

Uma garrafa de cerveja pode diminuir o risco de desenvolver pedras nos rins em 40% dos homens. A razão pode ser o teor de água elevado em que a cerveja contribui para o bom funcionamento dos rins, uma vez que a desidratação aumenta o risco de pedra nos rins.

Cerveja também promove a produção de urina como diurético para que você possa lavar a bexiga e os rins e mantê-los saudáveis.

Aumenta a longevidade

Aumenta a longevidade - Crédito: Reprodução

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) estima que os bebedores moderados são menos propensos a doenças cardíacas, derrames e diabetes. Então, saborear uma cerveja e desfrutar de uma vida longa e saudável.

Bom para cabelos crespos

Cerveja é um condicionador de cabelo natural. Algumas gotas de cerveja são o suficiente para domar seu cabelo selvagem. Você também pode misturar 3-4 gotas de cerveja em seu xampu todos os dias a fim de obter um cabelo brilhante.

Compartilhe
Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso