13 Cerveja Russian Imperial Stout que você precisa conhecer

Confira a cerveja considerada Rainha das Stouts

Para os que não estão familiarizados com o estilo, ele é caracterizado pelo alto teor alcoólico, temperatura de consumo mais alta e aromas e sabores que lembram chocolate e café. Estou falando da Russian Imperial Stout, também conhecida como a Rainha das Stouts.

Origem da Russian Imperial Stout

Embora o nome engane, a primeira Russian Imperial Stout foi produzida na Inglaterra. Foi em uma viagem à ilha Britânica que, Catarina, a Grande, apaixonou-se pelo sabor da Stout e encomendou para levar à Rússia.

No trajeto, a cerveja estragou e, para que a bebida durasse todo o trajeto, a cervejaria Barclay, de Londres, fez uma Stout mais amarga, mais alcoólica e mais encorpada. Com 10,5% de teor alcoólico, ela conseguiu fazer a travessia. Desta forma foi criado a cerveja Russian Imperial Stout.

Principais características da Russian Imperial Stout

13 Cervejas Russian Imperial Stout que você precisa conhecer 2

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

– Mais teor alcoólico;

– O amargor é equilibrado com o dulçor do malte;

– Aroma e sabor de maltes escuros, com notas de toffee e caramelo, somado ao aroma do lúpulo de ésteres frutais (ameixas e passas);

– Sabor de maltes tostados, chocolate amargo e cacau podem aparecer;

– Ideal para o inverno e temperaturas baixas.

Este estilo de cerveja mais encorpado não é daqueles para se tomar em grandes quantidades, aqui o consumo é lento, feito em temperaturas mais altas para sentir melhor aromas e sabores. Aprecie cada gole.

Como Harmonizar Russian Imperial Stout

O estilo intenso vai muito bem com sobremesas, principalmente as com base em chocolate. Petit Gateut, trufas são ótimos exemplos de harmonização por similaridade. Se a ideia é fazer o contraste, aposte em uma torta de framboesa, morangos, torta de maçã com sorvete de creme ou mesmo uma panna cotta, onde o amargor e a carbonatação da cerveja atravessam a gordura, complementando a experiência.

1# Moa Imperial Stout (10,2% ABV)

Moa Imperial Stout13 Cervejas Russian Imperial Stout que você precisa conhecer 2

A cerveja da Nova Zelândia é envelhecida em barricas de carvalho francês que abrigaram vinho Pinot Noir. No aroma, a presença do amadeirado do vinho, chocolate, torrado e caramelo. No paladar, café, dulçor do malte e amargor bem presente, devido ao rótulo bastante lupulado, com mais de 100 IBUs*.

2# Old Rasputin (9% ABV)

Old Rasputin Cervejas Russian Imperial Stout que você precisa conhecer

Old Rasputin desenvolveu um culto de seguidores por onde é servida. O rótulo ganhou mais lúpulo e maltes tostados. O resultado é uma cerveja de coloração preta, com forte sabor maltado, lembrando chocolate amargo, café e alcatrão. Nota herbal do lúpulo e final seco.

3# Brooklyn Black Chocolate Stout (10% ABV)

Brooklyn Black Chocolate Stout 13 Cervejas Russian Imperial Stout que você precisa conhecer 2

A cerveja sazonal da Brooklyn conta com uma coloração escura e espuma marrom de média formação. No aroma, café, chocolate amargo e frutas secas. No sabor, acompanha chocolate, café expresso, toffee e um amargor intenso do lúpulo.

4# Wäls Petroleum (12% ABV)

Wäls Petroleum 13 Cervejas Russian Imperial Stout que você precisa conhecer 2

A cerveja foi feita em parceria da cervejaria mineira Wals e a curitibana Dum, e tem adição de cacau e aveia na sua receita. Notas aromáticas de café, chocolate meio amargo e herbal do lúpulo. No sabor, acompanha o café e chocolate meio amargo, em uma bebida licorosa.

5# Stone Imperial Stout (10,5% ABV)

Stone Imperial Stout

O rótulo mais famoso da cervejaria californiana é fabricado desde 2000. Com uma porrada de lúpulo (90 IBUs*), tem no aroma, notas de café, chocolate amargo, torrado e um perceptível alcoólico. A bebida licorosa tem no sabor o chocolate, baunilha, amadeirado, frutas escuras e o amargor dos maltes torrados e do lúpulo.

6# Invicta Russian Imperial Stout (9% ABV)

Invicta Russian Imperial Stout 13 Cervejas Russian Imperial Stout que você precisa conhecer 2

O rótulo da cervejaria de Ribeirão Preto (SP) aposta em uma bebida aveludada, com aroma de café, chocolate e caramelo. O sabor acompanha, somado a avelã e amadeirado. Amargor persistente.

7# Firestone Parabola (12,5% ABV)

Firestone Parabola 13 Cervejas Russian Imperial Stout que você precisa conhecer 2

Da cervejaria reconhecida como uma das melhores dos Estados Unidos, o rótulo premiado no estilo Russian Imperial Stout. Seu aroma e sabor são complexos, com notas de baunilha, bourbon, chocolate amargo. Amargor moderado e textura licorosa. Apesar do alto teor alcoólico, ele aparece bem equilibrado na bebida.

8# Tupiniquim Metro Man (10,7% ABV)

Tupiniquim Metro Man  13 Cervejas Russian Imperial Stout que você precisa conhecer 2

A cerveja é colaborativa entre a dinamarquesa Evil Twin e a brasileira Tupiniquim. Tem no aroma e sabor o café, caramelo e chocolate amargo. O lúpulo aparece bem no final, transmitindo um amargor persistente.

9# Colorado Ithaca (10,5% ABV)

Colorado Ithaca 13 Cervejas Russian Imperial Stout que você precisa conhecer 2

O rótulo da cervejaria de Ribeirão Preto leva um ingrediente brasileiro: a rapadura queimada. No aroma, o melaço da rapadura, torrefação, café, chocolate e baunilha. No sabor, maltes torrados, toffee e café. Final lembra o licor de cacau.

10# Fullers Imperial Stout (10,7% ABV)

Fullers Imperial Stout 13 Cervejas Russian Imperial Stout que você precisa conhecer 2

Representante britânica, é produzida com o lúpulo Centennial que remete notas florais e foi reforçado com a inclusão de botões de rosa infundida na cerveja durante a maturação. No aroma, torrado, defumado, café, chocolate e cerejas. Já no sabor, notas de álcool presente, acompanhando o café, chocolate e cerejas. Final aquecedor, seco e amargo.

11# Dum Petroleum (12%)

Dum Petroleum 13 Cervejas Russian Imperial Stout que você precisa conhecer 2

A receita caseira que ganhou os paladares cervejeiros brasileiros, a Dum Petroleum saiu das panelas e se transformou em uma cerveja de prateleira. No aroma, café, chocolate meio amargo e frutas passas. No paladar, o amargor, tostado, café e chocolate. Diferente da receita da Wäls, aqui ela é mais lupulada e defumada.

12# Dieu du Ciel Péché Mortel(9,5% ABV)

Dieu du Ciel Péché Mortel 13 Cervejas Russian Imperial Stout que você precisa conhecer 2

A melhor cervejaria canadense que eu provei, e o rótulo entrou, fácil na minha lista de top 10. No aroma e paladar, notas intensas de café, chocolate amargo e baunilha. No final, uma leve picância. No Ratebeer, ranking de avaliação de cervejas por usuários, ela leva a nota 99 de 100.

13# Meantime Russian Imperial Stout (8,5% ABV)

Meantime Russian Imperial Stout 13 Cervejas Russian Imperial Stout que você precisa conhecer 2

Outro exemplar inglês no estilo. No aroma, notas de frutas secas (ameixa e uva-passa), malte tostado, café, toffee e chocolate. O sabor segue o aroma com dulçor e amargor em equilíbrio.

IBU= Unidades de amargor

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »