10 maiores marcas de cerveja do mundo

A Revista britânica The Drinks Business divulgou o tradicional ranking que mostra quais as marcas de cervejas mais consumidas no mundo. Ficou curioso para saber quem domina as primeiras colocações? Se pensou nas gigantes americanas ou mesmo nas empresas que ficam embaixo da AMBEV, errou! As chinesas estão entre as primeiras mostrando que eles apreciam […]

Conheça os fermentados mais consumidas no planeta

A Revista britânica The Drinks Business divulgou o tradicional ranking que mostra quais as marcas de cervejas mais consumidas no mundo.

Ficou curioso para saber quem domina as primeiras colocações? Se pensou nas gigantes americanas ou mesmo nas empresas que ficam embaixo da AMBEV, errou! As chinesas estão entre as primeiras mostrando que eles apreciam muito o fermentado de lúpulo e malte.

Depois das chinesas, as americanas contam presença. Duas brasileiras completam a lista, e não é difícil adivinhar quais são elas. Confira, a seguir, as maiores marcas de cerveja do mundo.

10. Brahma

10 Brahma - maiores marcas de cerveja do mundo


País de origem: Brasil
Volume: 18,1 milhões

A última da lista é uma com crescimento de 9,6% em volume comercializado em 2012, de acordo com o The Drinks Business. O levantamento ressalta, no entanto, que o segmento premium vem crescendo no Brasil, e isso pode ser refletir em uma possível queda nos números futuros da bebida. Em termos de valor de marca no país, o rótulo ocupa o 7º lugar, avaliado em 5,088 bilhões de reais.

9. Coors Light

9 Coors Light - maiores marcas de cerveja do mundo


País de origem: Estados Unidos

Volume: 25, 1 milhões de barris

Para você que acha que não existe sentido para cerveja sem álcool, essa breja de baixo teor alcoólico produzida pela Coors Brewing Company e é a segunda mais consumida do mercado americano. A estratégia da marca foi investir no conceito “low carb” e destacar o valor nutricional e o número de calorias, ressaltado na embalagem. Segundo a marca, uma lata de Coors tem cerca de 5 gramas de carboidratos, contra 10 gramas da Bud Light. Aposto que o consumo maior é entre as mulheres

8. Heineken

8 Heineken - maiores marcas de cerveja do mundo


País de origem: Holanda
Volume: 29,1 milhões de barris

Com forte presença mundial, é da Heineken o 8º lugar entre as cervejas mais consumidas. Quando o assunto é valor de marca, o rótulo apresentou uma queda de 8%, alcançando 6,058 bilhões de dólares em 2012 segundo relatório da consultoria Millward Brown. Presente em mais de 70 países, o rótulo é lider no mercado europeu, onde patrocina a Champions League.

7. Skol

7 Heineken - maiores marcas de cerveja do mundo


País de origem: Brasil
Volume: 29.9 milhões de barris

A segunda brasileira a entrar no ranking é a cerveja mais consumida no mercado nacional, com fatia de mercado de 30%. A Skol é também a 5ª marca mais valiosa do Brasil entre todos os setores, avaliada em 8,497 bilhões de reais em 2012, segundo estudo da consultoria Interbrand. Para quem não sabe, a bebida é propriedade da empresa dinamarquesa Carlsberg, mas tem licença para ser fabricada no Brasil pela Ambev.

6. Corona Extra

6 Corona - maiores marcas de cerveja do mundo


País de origem: México
Volume: 31,6 milhões de barris

Líder no mercado do México, é também a marca de cerveja mais importada nos Estados Unidos e um dos produtos mexicanos mais reconhecidos no mundo. Nascida em 1925 e fabricada pelo Grupo Modelo, a bebida foi vendida à AB InBev e hoje é comercializada em 170 países.

5. Bud Light

5 Bud Light - maiores marcas de cerveja do mundo


País de origem: Estados Unidos
Volume: 36,7 milhões de barris

Ainda que a Bud Light seja a bebida mais popular nos Estados Unidos, a versão mais leve da Budweiser não tem o mesmo alcance global que a original. No ano passado, o mais novo lançamento da linha foi a Bud Light Platinum, uma versão de teor alcoólico 2% superior e que representou uma nova aposta da fabricante AB ImBev no segmento premium.

4. Yanjing

4 Yanjing - maiores marcas de cerveja do mundo


País de origem: China
Volume: 39,6 milhões de barris

A primeira chinesa na lista, a Yanjing conquistou uma fatia de 11% do mercado nacional do país, mas é, de longe, a cerveja mais consumida na capital Pequim, com 85% da penetração. Como parte de sua tentativa de internacionalização, o rótulo iniciou em 2008 uma campanha de marketing voltada para o mercado externo, que incluiu o patrocínio oficial às Olimpíadas de Pequim.

3. Budweiser

3 Budweiser - maiores marcas de cerveja do mundo


País de origem: Estados Unidos
Volume: 40,4 milhões de barris

Ainda que não esteja no topo das mais consumidas no mundo, a Budweiser permanece a marca de cerveja mais internacionalmente reconhecida. Recém chegada a grandes marcados como o brasileiro e o chinês, o rótulo pode ser encontrado em 85 países. No Brasil, em seis meses de lançamento, a bebida conquistou 11,5% do mercado premium.

2. Tsingtao

2 Tsingtao - maiores marcas de cerveja do mundo


País de origem: China
Volume: 57,9 milhões de barris

Responsável por 15% do gigantesco mercado chinês, a Tsingtao nasceu em 1904. Hoje, a fabricante Tsingtao Brewery Company afirma que a bebida é o produto chinês mais exportado para o mundo inteiro. Depois de permanecer estatal por muitas décadas, foi privatizada nos anos 90, e chegou a ter capital da AB ImBev, que vendeu sua participação de 27% em 2009.

1. Snow Beer

1 Snow Beer - maiores marcas de cerveja do mundo


País de origem: China
Volume de vendas: 74,8 milhões de barris

Apesar de você nunca ter experimentado essa marca chinesa, ela conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o posto de cerveja mais consumida do mundo. Largamente adotada no país de origem, é fabricada pela CR Snow, associação entre SABMiller e China Resources Enterprises. Em 2011, o valor da marca saltou de 350 milhões de iuanes para 46,3 bilhões, tornando-se a 29ª mais valiosa do país.

Fonte: Exame

 

Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso