Aston Martin DB5: conheça o carro mais icônico do 007

Aston Martin DB5

Ao longo dos filmes do 007, uma porrada de carros de luxo foi dirigida pelo agente britânico James Bond. Rolls-Royce, Ferrari, Audi, BMW, Porsche… Mas nenhuma dessas marcas e modelos foi tão marcante quanto o Aston Martin DB5, o veículo mais icônico já pilotado pelo espião.

Lançado em 1963 pela montadora inglesa, tinha motor de seis cilindros em linha e chegava a até 230 km/h. Sua primeira participação nos filmes do 007 foi em Goldfinger, de 1964, o terceiro da série. Inicialmente, o modelo que Ian Fleming havia separado (no livro) para Bond era um Aston Martin DB Mark III, mas por ser lançamento da marca na época o DB5 ganhou a “concorrência”.

O ator Sean Connery pode se gabar de ter sido o primeiro a usar o DB5 na franquia. Com Connery o modelo seria utilizado mais uma vez, fazendo parte do enredo de Thunderball, lançado em 1965.

Aston Martin DB5

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Para o 007 Goldfinger, estreia do modelo na telona, foram utilizados dois carros. Um era o protótipo original do DB5, o outro fez parte apenas de cenas com o dublê. Em 2006 um leilão no Arizona, Estados Unidos, vendeu um dos modelos. Esse Aston Martin comprado no leilão continha alguns aparatos e armas (de mentira, claro) que, no filme, eram projetados pelo Departamento Q, a área de bugigangas do MI6.

O DB5 voltaria à série com Pierce Brosnan em Goldeneye, de 1995, o primeiro filme do ator na franquia. O veículo faz parte de uma cena memorável em que Bond persegue a Ferrari F355 de Xenia Onatopp.

Brosnan ainda pilotaria o Aston Martin novamente em O Amanhã Nunca Morre, de 1997. O carro faria mais uma aparição com ele dois anos depois, em O Mundo Não é o Bastante, mas suas cenas foram cortadas da edição final.

Pierce Brosnan DB5

A partir de Casino Royale, de 2006, o DB5 mudou de mãos e passou a pertencer ao atual 007, Daniel Craig. O carro está presente no primeiro filme com o ator e no último lançado, Skyfall, de 2012. É com ele que Bond e M viajam para a Escócia a fim de atrair Silva, personagem de Javier Bardem.

Durante a viagem, Judi Dench, que interpreta M, diz que o carro “não é muito confortável”. Uma verdadeira falta de respeito com o veículo mais importante da série.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »