A importância de lavar o cabelo com o shampoo certo

Reprodução

O cuidado com o cabelo não deve ser algo apenas paliativo, mas sim uma preocupação diária.

Edson Castro Jornalista, ilustrador, apaixonado pela vida e por viver aventuras. Coleciona HQs, tênis e boas histórias para contar.
Autor

Muitos homens tem uma relação engraçada com seus cabelos. Não tem a menor preocupação com suas cabeleiras ao longo de uma vida inteira, mas, assim que os fios começam a cair ou ficar grisalhos, tentam de qualquer forma correr atrás do prejuízo.

Conheça alguns dos melhores produtos feitos para o público masculino

Acontece que o cuidado com o cabelo não deve ser algo apenas paliativo, mas sim uma preocupação diária. Afinal, não lavamos o cabelo a toa. O shampoo serve para regular a oleosidade do couro cabeludo e limpar possíveis resíduos que ficam acumulados na raiz.

Mas não adianta comprar qualquer shampoo: Cada tipo de cabelo requer um cuidado especial. Em parceria com a Mens Market, o MHM separou alguns motivos pelos quais você deve usar o produto certo para o seu tipo de cabelo. Se liga:

Não use sabonete no cabelo

Para começo de história, vale lembrar que, seja por preguiça ou apenas por falta de conhecimento, muitos caras usam o mesmo produto com o qual lavam o corpo para cuidar do cabelo.

O sabonete também reduz a oleosidade, porém, ele reduz ela muito mais do que é saudável para o couro cabeludo. O problema é que seu cabelo precisa de um mínimo de sebo para se manter saudável.

Sem essa proteção, a pele da cabeça fica seca, tornando a cabeça propensa a rachaduras, pequenas infecções e fazendo com que a raiz dos fios se tornem quebradiças, o que também leva à calvície. Logo, se se puder, evite esta prática.

Cabelo seco demais ou oleoso demais

Estes dois extremos requerem cuidados especiais. O cabelo oleoso demais passa aquela impressão de sebo e está suscetível ao surgimento da seborreia e caspa. Por isso, recomenda-se que você use um produto com solventes especiais, como o Shampoo Two, da Paul Mitchell.

Além disso, diminua a temperatura de seu chuveiro. A água quente faz com que seu corpo comece a produzir oleosidade em excesso, anulando os efeitos do produto.

Já no caso dos cabelos com fios ressacados acontece muito com cabelos crespos ou encaracolados o ideal é um produto que equilibre a hidratação do cabelo e que ajude o fio a reter moléculas de água em sua estrutura. Um bom exemplo é o o Shampoo Paul Mitchell Instant Moisture, por exemplo.

Cuidados com cabelos grisalhos

Com o acúmulo de oleosidade e de resíduos, a tendência é que os cabelos grisalhos se tornem amarelados com o tempo.

Se você tem os cabelos brancos, o ideal é usar um shampoo com base na cor violeta, como o Shampoo Para Cabelos Grisalhos Grey LOréal Homme que neutraliza este efeito de oxidação.

Cuidado apenas para não usar o produto em excesso já que o uso constante do mesmo pode deixar os fios brancos na cor roxa. O recomendado é aplicá-lo duas vezes por semana.

Existe shampoo que previne calvície?

Nos primeiros estágios da calvície, os fios de cabelo começam a crescer mais finos e caírem com mais frequência.  Os shampoos anti-queda estimulam as raízes dos cabelos, ajudando também no espessamento dos fios. Um bom exemplo é o Shampoo Anti-queda Revita.

O shampoo anti-caspa

A caspa causa incômodo estético para muitos homens. Se você não para para tomar conta dela, o problema pode se agravar levando a queda de cabelo.

Shampoos anti-caspa como o Shampoo Anti-caspa 3D Men possuem piritionato de zinco, que combate a caspa, e queratina, que fortalece a estrutura do cabelo. Porém, como a ação destes são muito fortes no couro cabeludo, o ideal é usar duas vezes por semana.

[TRANSPARÊNCIA] Este post foi patrocinado pela Mens Market. Comprando os produtos dos caras, você ajuda o MHM a continuar crescendo e postando conteúdos deste e outros tipos.

Curtiu? Compartilhe!

+1 minuto! veja algumas recomendações?

Como esse conteúdo te ajudou?