Você acorda cheio de roxos depois de beber? Descubra por quê!

A ressaca nem sempre é a única marca que fica no dia seguinte

A ressaca, moral ou física, não é o único problema depois de um porre. Você já reparou que, ao acordar no dia seguinte, é até fácil encontrar aquelas marcas roxas pelo corpo?

Se você não entrou em uma briga e nem lembra de ter sofrido um acidente, a origem desses roxos parece um mistério, não parece?

Bom, a nossa querida amiga ciência, como sempre, pode te tranquilizar e explicar por que esses roxos insistem em aparecer depois de um porre.

Para começar, o álcool é um vasodilatador. Ou seja: ele relaxa e expande temporariamente os seus vasos sanguíneos e isso aumenta o fluxo sanguíneo por todo o corpo, inclusive na superfície da pele.

Segundo o Ph.D Scott Swartzwelder, também co-autor do livro “Buzzed: The Straight Facts About the Most Used and Abused Drugs from Alcohol to Ecstasy”, quanto mais sangue passa pelos vasos, mais sangue pode escapar se, por acaso, esses vasos se romperem – em outras palavras: mais sangue escapa dos vasos quando você bate a coxa na mesa do bar ou tropeça com a canela em algum banco.

Quando os vasos embaixo da sua pele se rompem, o sangue começa a vazar e causa a coloração azulada que você vê na sua pele. Então, quando você bebe um pouco e bate alguma parte do corpo em algum lugar, a probabilidade do roxo aparecer no dia seguinte é bem maior do que se você se machucasse sem ter ingerido álcool.

Crédito: Reprodução

Aliás, não é preciso esperar muito tempo para ver o resultado da trombada. Segundo Scott Swartzwelder, os homens têm um risco maior de ficarem roxos depois de algumas cervejas. Além disso, o risco também aumenta porque é bem mais fácil cairmos quando estamos bêbados do que quando estamos sóbrios – desconsiderando aqueles naturalmente desastrados.

O álcool prejudica o cerebelo – a parte do cérebro responsável por coordenar os movimentos – então, depois dos shots de vodka, você acaba trocando as pernas mesmo se não for um dos caras naturalmente desastrados que citamos acima.

Como, muitas vezes, o álcool te impede de sentir a dor e também te faz esquecer das coisas, o susto no dia seguinte pode ser grande, mas provavelmente está tudo sob controle.

Você só precisa se preocupar se o roxo não subir depois de uma ou duas semanas. Machucados que demoram para sarar ou roxos que aparecem repetidas vezes sem uma causa aparente podem ser sinais de um problema grave ou alguma doença hemorrágica. Então, vale consultar um médico.

No mais, beba com moderação e fique longe das quinas.

Compartilhe
Maria Confort
Maria Confort

Jornalista, cinéfila, fanática por literatura e, por isso, apaixonada pela ideia de entender pessoas.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso