Porque valorizar a Cachaça mais do que o whisky

Reprodução

Os apelidos são muitos dados a uma bebida genuinamente brasileira e que, com o futebol, o samba, a feijoada, dão destaque à nossa cultura por muito tempo. Estou falando da cachaça, a nossa paixão nacional.

Para desmistificar o preconceito que muitas pessoas ainda tem pelo destilado feito pela cana-de-açúcar, resolvemos fazer, com ajuda dos parceiros da cachaça Reserva 51, uma lista de motivos pelos quais você deveria valorizar mais a cachaça do que o whisky.

Vale lembrar que a Reserva 51 é uma cachaça extra premium, envelhecida em barris de carvalho americano, anteriormente usados para envelhecer Whiskey do tipo Bourbon. Confira mais informações no site oficial.

Uma bebida genuinamente brasileira

Reprodução

A cachaça é um produto criado nos tempos coloniais, com os engenhos de cana. Com o tempo, ganhou popularidade em todas as camadas sociais. Por todo país existem alambiques produzindo as mais variadas cachaças e transmitindo, em cada uma delas, um pouco da cultura regional.

Segundo números do Instituto Brasileiro de Cachaça (Ibrac), hoje a produção chega a 1,4 bilhão de litros, sendo cerca de 4 mil marcas oficiais e 40 mil produtores, dos quais, 98% são de pequeno porte. Ou seja, a cachaça é um símbolo nacional, refletindo parte importante da história e dos hábitos do brasileiro.

Se o México tem a tequila, a Escócia tem o whisky e a Alemanha tem a cerveja, o Brasil tem na cachaça a bebida símbolo da sua identidade cultural!

Porque a cachaça é diferente de todos os outros destilados

Reprodução

A cachaça é um destilado diferente de todos os outros que existe no mundo. Um exemplo é o envelhecimento, enquanto as outras bebidas são feitas somente no carvalho (no caso do whisky), a cachaça tem 24 opções de madeira além do carvalho para envelhecer, cada um vai conceder uma particularidade única à bebida (bálsamo, umburana, sassafraz, vinhático, pereiro, ipê, jequitibá são alguns exemplos).

A cachaça é apreciada mundialmente

Reprodução

Se você ainda acha que o destilado de cana é uma bebida de inferior qualidade frente a outras gringas, com má aceitação do público consumidor, errou feio! Em solo nacional, ela é a segunda bebida alcoólica mais consumida no país (atrás somente da cerveja).

Em relação ao planeta, a cachaça ainda é o terceiro destilado mais consumido do mundo – perdendo somente para a vodka e o soju – destilado feito de arroz da Coréia e que tem muita aceitação na China e Ásia. O whisky, por exemplo, fica atrás da bebida brasileira tanto no país como fora dele.

Recentemente, o governo dos Estados Unidos reconheceu a cachaça como uma bebida genuinamente brasileira, o que facilita a exportação em grandes quantidades para o país. Além disso, em muitos concursos internacionais de bebidas, a cachaça surge como um dos produtos bastante premiados e elogiados por sua qualidade e sabor autêntico.

Apelidos que só a bebida tem

Reprodução

Água-que-passarinho-não-bebe, amansa corno, água benta, birita, branquinha, canjebrina, caninha, dengosa, marvada, mé, purinha, engasga-gato… esses são apenas alguns dos mais de 400 sinônimos para a Cachaça, a bebida genuinamente brasileira.

Muito mais legal e inventiva a cachaça do que o whisky, que tem suas variações linguísticas uísque, whiskey ou cowboy.

A Cachaça combina com a nossa culinária

Reprodução

Como parte da nossa cultura, a cachaça pode harmonizar com os mais típicos e consagrados pratos da culinária nacional com muito mais facilidade do que o whisky.

Seja acompanhando os mais deliciosos e tradicionais petiscos como ovinhos de codorna, mandioca frita, coxinha e dadinhos de tapioca, até em pratos mais completos, como a feijoada, baião de dois e a moqueca, realçando o gostinho genuinamente brasileiro.

A Reserva 51 é um bom exemplo de cachaça que combina com diversos pratos da nossa culinária.

Produto com qualidade

Reprodução

Esqueça aquela imagem de bebida inferior que você tinha em relação à cachaça.

Hoje em dia, as cachaçarias artesanais brasileiras são capazes de produzir uma bebida que em nada tem a ver com aquele produto barato e muitas vezes menosprezado por sua baixa qualidade.

A bebida genuinamente brasileira alcançou patamares de excelência que a colocam lado a lado das mais finas e sofisticadas bebidas premium da Europa e dos Estados Unidos. Como o whisky, por exemplo.

Ela combina com os mais diversos momentos

Reprodução

Você pode aproveitar uma boa cachaça em diversos momentos e ocasiões. Em uma festa, reunião de amigos, tanto no verão como no inverno. A cachaça Reserva 51, por exemplo, vai bem tanto com temperatura ambiente como gelada.

Outras cachaças, inclusive, podem até servir como base para misturas. Como a Caipirinha, um drink clássico brasileiro feito com cachaça, limão, açúcar e gelo.

Tem um ótimo custo benefício

Reprodução

É importante falar que, além da qualidade, a cachaça proporciona um custo-benefício muito maior que o whisky. Ela pode ser encontrada com mais facilidade no nosso país, por um preço médio mais acessível que o destilado de malte.

Experimente a variedade de sabores e aromas que a Cachaça oferece – ao invés de ficar preso no bom e velho (e muitas vezes caro!) whisky.

A Cachaça é melhor do que o whisky?

Reprodução

No campo da ciência, é possível dizer que a Cachaça é melhor do que o whisky? Um estudo conduzido na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP) tentou responder. Uma das pesquisadoras desse grupo de estudo criou uma cachaça que era submetida a uma bateria de análises conforme seu envelhecimento, desde 2012. A cada mês que passava, essa cachaça era analisada e comparada a 20 marcas de conhaque e de whisky (marcas não divulgadas).

As provas feitas encima dos destilados analisavam cor, aroma, sabor e também eram feitas análises químicas, de elementos como o teor alcoólico e outros vários compostos.

O resultado surpreendeu. Com 1 ano e meio de maturação, a nossa querida e brasileira Cachaça superou as demais bebidas em todos os aspectos.

Apesar da superioridade nos testes não significar exatamente que a bebida é de fato a melhor, apontou que a cachaça conseguiu extrair mais diferenciais da madeira (menos contaminantes e mais marcadores de envelhecimento) que os outros destilados analisados. Esses diferenciais tem um reflexo positivo na parte sensorial da degustação da cachaça.

Se você ainda estava em dúvida, esta é a prova de que você deve experimentar uma boa cachaça!

Conheça a Reserva 51

Reprodução

A Reserva 51 é uma cachaça extra premium, envelhecida em barris de carvalho americano, anteriormente usados para envelhecer Whiskey do tipo Bourbon. A bebida é constituída por 100% de Cachaça envelhecida em recipiente de madeira por quatro anos.

O rótulo conquistou o 5º lugar entre as Melhores Cachaças. O concurso foi elaborado por especialistas e entusiastas do destilado brasileiro, a Cúpula da Cachaça, que selecionou as 50 melhores cachaças do Brasil. A eleição foi feita com 250 rótulos e durou cinco meses.

Além disso, ela foi premiada no Councours Mondial de Bruxelles – Spirits Selection com medalha de Ouro em 2014, e Prata em 2015. Confira mais informações no site oficial.

[TRANSPARÊNCIA] Este post foi patrocinado com a cachaça extra premium Reserva 51. Comprando a bebida, você ajuda o MHM a continuar crescendo e postando conteúdos deste e de outros tipos para você.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »