9 Cachaças artesanais para beber em 2013

Melhores Cachaças artesanais para beber em 2013 (9)

Água-que-passarinho-não-bebe, amansa corno, birita, canjebrina, engasga-gato… esses são apenas alguns dos mais de 400 sinônimos para a Cachaça, a bebida genuinamente brasileira.

+ Confira nossa entrevista com Leandro Batista, o sommelier de cachaça

Segundo números do Instituto Brasileiro de Cachaça (Ibrac), hoje a produção chega a 1,4 bilhão de litros, sendo cerca de 4 mil marcas oficiais e 40 mil produtores, dos quais, 98% são de pequeno porte. Com tantas opções no mercado, como escolher uma aguardente de boa procedência e não ter um ressaca de pinga?

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

E para celebrar o Dia da Cachaça, o MHM foi ao Restaurante Mocotó, em SP, e conversou com o sommelier de cachaça Leandro Batista. Nosso principal objetivo (além de degustar algumas ‘marvadas’ com o especialista) foi montar uma seleção de 9 Cachaças artesanais para beber em 2013. Confira as dicas na hora de escolher a cachaça e a veja a nossa lista:

Dicas para comprar uma boa cachaça
Melhores Cachaças artesanais para beber em 2013 (8)

– Caso não possa degustar antes da compra, o importante é ver o rótulo, com a distribuição e graduação alcoólica. Se a garrafa apresentar indícios de sujeira, descarte a marca;
– Chacoalhe a garrafa e veja se demora para aparecer uma espuma como um rosário. Se isso ocorrer, a cachaça tem impureza, ou seja, é de má qualidade;
– Para tomar gelada, coloque a bebida envelhecida no freezer, ela ficará mais licorosa. As pedras de gelo disfarçam as propriedades da bebida e não são recomendadas;|
– As pingas de qualidade não descem queimando nem têm gosto adstringente (semelhante ao de banana verde);
– Para não misturar o aroma de outros elementos, como a madeira, para a caipirinha, a cachaça ideal é a branca e descansada;
– Sempre opte pela cachaça artesanal e evite cachaças adoçadas.

9 Cachaças artesanais para tomar em 2013

1# Leblon – 42%
Melhores Cachaças artesanais para beber em 2013 (2)

Produzida em Patos (MG), essa cachaça é envelhecida em barris de carvalho francês, que antes recebiam cognac. O fato curioso é que essa cachaça foi introduzida primeiramente dos Estados Unidos em setembro de 2005 e no ano seguinte apresentada aos mercados do Reino Unido e França. Só foi comercializada no país em 2007.

2# Reserva 51 – 40,50%
Melhores Cachaças artesanais para beber em 2013 (10)

Talvez como uma forma de se redimir perante a produção da cachaça Pirassununga 51 (de coluna), a empresa criou a bebida envelhecida cinco anos em barris de carvalho. Este é o rótulo mais caro desta lista.

3# Rainha – 50%
Melhores Cachaças artesanais para beber em 2013 (7)

É uma aguardente de cana, não pode ser chamada de cachaça por causa de sua graduação alcoólica (cachaça tem que ter entre 38% a 48% de teor alcoólico). Produzida em Bananeiras, (PB), é branca e armazenada 5 meses em freijó, uma madeira neutra.

4# Fabulosa – 42%
Melhores Cachaças artesanais para beber em 2013 (5)

Da famosa região de Salinas (MG), essa cachaça amarela é seis anos envelhecida em tonéis de bálsamo, a mesma madeira que é envelhecida a Anísio Santiago (famosa pelo seu alto preço). Seu aroma lembra anís.

5# 30 Luas – 40%
Melhores Cachaças artesanais para beber em 2013 (1)

Fabricada em Osório (RS), a cachaça é envelhecida 30 meses em barris de carvalho, conferindo um paladar macio e redondo.

6# Cachaça Francesinha – 27%
Melhores Cachaças artesanais para beber em 2013 (4)

Com 27% de álcool, esse destilado é o mais adocicado da lista. Com uma pegada licorosa, a bebida conta com Fava de Baunilha e Mel. O rótulo é exclusividade do Restaurante Mocotó.

7# João Mendes Prata – 38%
Melhores Cachaças artesanais para beber em 2013 (3)

Produzida em Perdões (MG), esta cachaça é armazenada por até três anos em barris de carvalho revestidos com parafina – o que impede a madeira de alterar a cor e o aroma, mantendo o sabor característico da cana. É uma boa opção para fazer caipirinha.

8# Weber Haus – 38%
Melhores Cachaças artesanais para beber em 2013 (6)

Da região de Ivoti (RS), essa cachaça é envelhecida em canela Sassafrás durante um ano até atingir sua perfeição em tempo ideal de maturação.

9# Quebra conceito – 38%
Melhores Cachaças artesanais para beber em 2013 (11)

Criação do próprio Leandro Batista, a Quebra Conceito é um blend (mistura) de três rótulos de cachaça: Dona Beja, Santa Terezinha e Weber Haus. Com um sabor bem suave, a idéia é surpreender o público com uma bebida mais fácil para o consumo.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »