POR QUE O CONVERSE ALL STAR É O MAIS CLÁSSICO DOS TÊNIS

Por Sofia Py

Qual o tênis mais clássico da história? O mais reconhecível, popular e icônico de todos os tempos? Sucesso há décadas e um grande impacto na cultura popular: o Converse All Star.

O modelo que já dominou das quadras de basquete aos palcos de rock tem uma história longa – e que vale a pena ser conhecida.

Tudo começou há mais de 100 anos com um cara chamado Marquis Mills Converse que, depois de cair de escadas, decidiu criar sapatos com sola de borracha.

Um escorregão

Alguns anos depois, o solado de borracha já havia se mostrado útil não só para funcionários de fábricas, mas também para evitar escorregões nas quadras de basquete.

Entrando em quadra

Em 1917, foi lançado o Converse All Star Basketball, mas ele era marrom com solado preto e muito diferente do design com que estamos acostumados hoje.

A principal mudança no calçado veio em 1923, quando um jogador de basquete chamado Chuck Taylor abordou a Converse reclamando de dores nos pés.

O tal Chuck Taylor

Taylor deu algumas ideias para melhorar o tênis, as sugestões foram tão boas que o jogador acabou ganhando um emprego na Converse.

Com a criação da NBA, em 1946, a Converse se consolidou como a maior marca de calçados para basquete dos EUA.

Fora das quadras, o sucesso também era enorme. O tênis era tão popular que era vendido em bancas de jornal e farmácias.

Um tênis popular

A atitude antissistema do punk rock fez com que seus adeptos começassem a usar o calçado junto com suas calças jeans rasgadas e jaquetas de couro.