Inscreva-se no Canal

Descubra o que são as glândulas de Tyson e por que tanta gente as confunde com DST

Às vezes, protuberâncias parecidas com verrugas na região da glande do pênis não são sinal de doença. Elas podem ser, na verdade, simplesmente um inchaço nas glândulas de Tyson – pequenas estruturas no pênis entre a glande e o prepúcio que todos os homens têm.

+ Conheça os principais mitos e verdades sobre HIV
+ Veja por que você deve se preocupar ainda mais com DSTs hoje em dia

Na maior parte da população masculina, elas são pouco desenvolvidas e quase não aparecem mas, para cerca de 8& a 12% dos homens, elas se tornam hipertrofiadas e aumentam sem um razão específica.

Como poucos homens sabem que elas existem, é comum confundi-las com HPV ou com outra DST mas, se você notou essas pequenas bolinhas que parecem verrugas entre a glande e o prepúcio, procure um urologista para ter certeza que está livre de qualquer doença.

Sylvio Quadros, chefe do Departamento de DSTs da Sociedade Brasileira de Urologia, diz que apesar das glândulas terem características distintas às de verrugas causadas pelo HPV, como, por exemplo, a distribuição na região e até a localização, apenas um especialista pode diferenciar um cenário do outro.

O que são as glândulas de Tyson

Descubra o que são as glândulas de Tyson e por que tanta gente as confunde com DST

As glândulas de Tyson são responsáveis por eliminar substâncias que protegem e funcionam como lubrificante natural do órgão genital masculino.

Quando esse “sebo” é acumulado, ele dá origem ao esmegma, aquela secreção meio branca que às vezes fica presa no pênis.

Apesar de parecer, o nome dessas estruturas anatômicas não têm qualquer ligação com o lutador de boxe norte-americano; o nome foi escolhido para homenagear Edward Tyson, um cientista britânico que descreveu as funções dessas glândulas pela primeira vez em 1694.

Se você notar que elas aumentam na hora da ereção, fica tranquilo. Elas também parecem maiores com a excitação e, nos homens em que, pela genética, elas são mais desenvolvidas, dá pra notar um significativo aumento na puberdade.

Como essa é a fase em que os garotos estão começando a descobrir a masturbação, a estranheza e o medo tomam conta porque muitos jovens logo associam o ato com alguma doença séria.

É preciso tratamento?

Descubra o que são as glândulas de Tyson e por que tanta gente as confunde com DST

Em resumo, não. As glândulas de Tyson fazem parte do corpo humano e, como dissemos lá em cima, têm sua função. Mesmo quando elas aumentam de tamanho não são consideradas uma anomalia, apenas uma variante do que já é natural.

Elas não causam nenhum problema de saúde mas, mesmo assim, muitos homens se sentem incomodados com o inchaço delas e acabam arriscando, inspirados em textos absurdos e vídeos sem nenhum respaldo médio encontrados na internet, arrancá-las por conta própria.

Dá pra encontrar em alguns sites relatos de homens que cortaram as glândulas dentro de casa. Se você se incomoda com as suas, dica: não faça isso. Nem pense em chegar lá perto com uma faca ou tesoura.

Como muitos homens não fazem visitas frequentes ao urologista, eles acabam acumulando dúvidas e acreditando em coisas que lêem na internet.

Para receber uma orientação correta, visite um médico e não passe nenhum produto sobre as glândulas por indicação de algum site. Dependendo da substância utilizada, pode ocorrer a formação de escaras e alteração anatômica na região.

Se as glândulas de Tyson te incomodarem muito e diminuírem a sua autoestima, existe a possibilidade de fazer uma cirurgia estética. Porém, os médicos afirmam que, muitas vezes, a cicatriz definitiva da cirurgia pode ser ainda mais desagradável do que as glândulas e, por isso, é fundamental conversar com um bom médico e ter certeza se no seu caso vale a pena operar.

A eletrocauterização também é uma alternativa e normalmente as glândulas não voltam depois do procedimento mas, antes de se decidir, converse com o seu médico e tente entender que as glândulas fazem parte do seu corpo e não são sinal de doença. A cirurgia é um procedimento completamente estético e raramente é coberta pelos planos de saúde, por isso, pense bem antes de entrar na faca.

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »