Inscreva-se no Canal

Professor de Karatê dá uma emocionante lição ao menino que chorou em teste

Um vídeo viralizou nas redes sociais e chamou a atenção mundial mostrando como é ser um mestre de artes marciais de verdade e como um homem deve lidar com suas emoções. Nele, um menino passa por uma dificuldade no seu teste para graduação.

Com 9 anos de idade, Bruce Collins está no meio de um teste de graduação de Karatê que envolve quebrar placas de madeira com socos. Ele tenta quebrar com sua mão esquerda por três vezes, mais falha. É visível a expressão de dor em seu rosto e sua voz marejada, assim como você percebe o seu caminho para a desistência.

Neste ponto, é legal ver que os outros meninos que assistem ao teste que fracassa não esboçam um único sorriso.

Reprodução

Então, o professor Sharath Jason Wilson, carinhosamente, chega perto da criança para ajudá-lo a lidar com suas emoções e encontrar forças para concluir o desafio.

“Eu disse que lute por ela. Isto é o que se trata agora”, explicou Wilson fazendo uma analogia com a forma como os meninos podem enfrentar um valentão na rua ou um difícil teste na escola que pode te fazer desistir, porque a ‘dor inicial’ (ou dificuldade) é grande.

No fundo, ele sabe que quebrar aquela placa é um ato simbólico de ultrapassar uma barreira que aparece na sua vida.

Reprodução

O menino tenta novamente e ainda não é capaz de quebrar a placa. Wilson diz para deixar a dor de lado e focar em quebrar a madeira. O menino dá um soco de novo, com mais força, enquanto lágrimas estão escorrendo pelo rosto.

Perguntado ao mestre o que passou pela sua cabeça ao ver o menino chorar, ele respondeu de prontidão: ‘Eu fiquei de joelhos para que ele saiba que eu o amo’. Para a criança, ele simplesmente falou: ‘Não há problema em chorar. Choramos como os homens’.

Wilson lembra ao estudante que ele tinha perfurado com a mão esquerda antes, e usa o teste como uma metáfora para o que a vida é como para os homens negros.

Reprodução

“Você sabe que na vida vai ter coisas mais difíceis para você fazer do que outras coisas. E sabe aquelas coisas que podem parecer impossíveis de fazer, você vai ter que fazer como um homem independente? E isso vai te levar as lágrimas. Mas, o sangue de Yeshua [Jesus] e seu suor pode ajudar a romper essas dificuldades”.

Wilson, pacientemente, explica ao menino que a perseverança mental é necessário para um homem negro sobreviver neste país.

“Se você quer se um verdadeiro homem negro neste país você vai precisar de força mental. Você vai ter que ser forte aqui (apontando para sua cabeça), mais do que do que aqui (apontando para os punhos). Você pode fazer isso, você só precisa colocar sua força mental nisto.”

Após a conversa motivacional, Wilson coloca o menino para fazer o teste novamente. E o menino consegue romper a placa.

Vale lembrar que o mestre mantem a academia “The Cave of Adullam”, em Michigan (EUA) por livre e espontânea vontade, sem fins lucrativos. Sua meta de vida é treinar meninos a desenvolver estabilidade emocional, expressar seus sentimentos, aprender com as falhas que levam a más comportamentos em casa e na escola.

Video: Legendadus

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »