Inscreva-se no Canal

O que aconteceu comigo quando fiquei 21 dias sem comer carne

Tudo começou com um desafio proposto no Snapchat do Manual (BlogMHM). Entre as sugestões estava a de ficar 21 dias sem comer carne.

Para o leitor de primeira viagem e que não me conhece bem preciso avisar. Sempre fui um profundo apreciador da proteína animal. Mas do que comer, eu gosto de sentir o gosto de sabores e texturas que as mais diferentes carnes podem proporcionar.

Se me perguntassem um mês antes, eu mesmo jamais imaginaria que conseguiria passar mais de dois dias sem comer a proteína animal. Eu era daqueles caras que até viam com um certo preconceito quem não consumiam carne.

Reprodução

Então, resolvi encarar o desafio para tentar passar a experiência de o que acontece com um carnívoro convicto quando ele fica 3 semanas sem consumir nenhum tipo de proteína animal: carne bovina, suína, frango e peixe (ovos, queijo e derivados do leite estão liberados).

Depois de toda a experiência que realmente mudou a minha vida, fizemos um vídeo especial e abaixo revelo para vocês as minhas impressões de como foram esses 21 dias. Confira!

Você precisa ser menos preguiçoso e muito mais criativo

Reprodução

Com uma dieta muito mais restrita, vegetariano precisa se virar muito mais na cozinha para não comer a mesma coisa todo o dia. Se antes meu almoço era composto por um arroz, feijão, proteína animal (frango, carne ou embutido), agora precisava ter mais legumes acompanhando, um creme ou dois a três tipos de salada.

Ovo, queijo e derivados do leite foram meus grandes companheiros na fonte de proteínas. Além de consumir Whey Protein depois dos treinos de Muay Thai

Virei um assíduo frequentador do supermercado

Reprodução

Como não tinha costume de consumo vegetariano, nesses dias em que aderi a dieta acabei indo muito mais e gastando proporcionalmente mais em compras no supermercados.

Ter um cardápio vegetariano requer mais dinheiro investido, para a compra de produtos frescos e do dia. E olha que não busquei o consumo orgânico, que deixaria a conta muito mais salgada…

Existem poucas opções em restaurantes, bares e lanchonetes

Reprodução

Ou você vai a um lugar especializado que tenha um cardápio voltado para quem é vegano e vegetariano, ou vai ter que se virar com as poucas (ou quase nenhuma opção) que não leve carne ou embutidos.

No final, vai sobrar pastel de queijo, batata frita, comprovando que nem sempre uma dieta vegetariana é saudável.

Maior disposição durante o dia

Reprodução

A alimentação sem carne me proporcionou um notável aumento de disposição durante o dia. Sabe aquele sono e moleza que dá depois de bater uma feijuca? Com uma alimentação vegetariana ele não aconteceu em quase nenhum dia (excedo na massa quatro queijo do Dia dos Pais). Senti mais vontade e aumentei consideravelmente a prática esportiva por conta disso.

Para você ter uma ideia, se no mesmo período do mês anterior (21 dias) eu corri 7 vezes, durante a dieta vegetariana eu saí 11 dias para correr.

Perda de peso

Reprodução

Nesse período eu perdi 2kg, mas não dá pra cravar que foi só por causa da dieta vegetariana. Apesar de deixar de lado a proteína da carne, eu consumi mais carboidratos do que o de costume.

O que posso creditar a perda de peso e fazer uma relação a dieta é que, com mais disposição para a prática esportiva – já que foi um período que eu fiz mais atividades físicas que o normal – meu organismo acabou favorecendo a perda de gordura.

Além disso, contribui o fato de que, com o consumo muito maior de fibras, folhas e vegetais, eu tive também muito mais frequência de ida ao banheiro, que pode também ter favorecido a perda de peso.

Senti ou não senti falta da carne?

Reprodução

Durante a semana, comendo em casa e com um cuidado especial com o cardápio, quase não fez diferença a ausência da carne. Ela é mais sentida em eventos ou quando você está fora de casa, já que pratos com carne são o carro-chefe.

Então, sempre que estava em um evento, eu sentia por não poder consumir um hambúrguer ou uma carne preparada na hora.

Você se sente fraco e sem disposição

Reprodução

Em nenhum momento eu senti qualquer alteração no meu organismo por conta da ausência do consumo de carne. Eu até comia mais e em intervalos menores e em maior quantidade.

Então, vale a pena ficar sem carne

Reprodução

Eu sou um amante da carne e seus derivados. Gosto dos sabores e texturas, por isso voltei a consumir a carne logo que a dieta acabar, só que agora de uma maneira muito mais consciente.

Acho que vale a pena você fazer testes com pequenos períodos sem carne, como uma forma de detox para o corpo. Nesse período, fiquei muito mais atento com o que eu estava consumindo, se estava comendo todos os nutrientes necessários, o que em uma rotina normal eu normalmente não fazia.

Em um estudo publicado no jornal New York Times aponta que 30% da superfície terrestre está direta ou indiretamente dedicada à criação dos animais que vamos comer. Mantendo a tendência atual, a previsão é que essa porção dobre nos próximos 40 anos.

Então, acho que você pode testar um pequeno período sem carne para ver o que acontece com o seu corpo.

Que tal estabelecer um dia em sua semana vegetariano? 24h sem consumo de carne. Você não vai morrer por conta disso e pode sentir melhoras no seu corpo, além de contribuir com um consumo mais responsável.

Dica1: Para quem quer aderir ao Desafio 21 Dias sem carne, tem um site especial que tira dúvidas com especialistas e fornece receitas.

Dica 2: Para saber mais, o podcast Mamilos indicado por Edson Castro sobre o consumo de carne

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »