Inscreva-se no Canal

Raspar a barba faz ela crescer mais rápido?

Uma das maiores mentiras que alguém já falou para um homem é que, se você raspar a barba todo dia, ela vai crescer mais grossa ou escura. A falássia já foi passado de geração para geração e ainda persiste por aí, nas redes sociais e vídeos de Youtube.

Mas, por que será que este mito é tão difundido ainda hoje? Fizemos um vídeo especial para comprovar, por meio de estudos científicos, o que realmente acontece. Confira no link!

De acordo com estudos de Amy McMichael, do Departamento de Dermatologia do instituto Wake Forest Baptist Health, os pelos não ficam mais grossos quando eles são cortados. “As pessoas simplesmente não são boas observadoras, já que não há evidências científicas de que os pelos crescem mais espessos”.

shutterstock

Uma outra pesquisa feita por Melanie Grossman, médica dermatologista de Nova York, analisou vários homens durante meses. Alguns tinham por hábito raspar a barba sempre, outros não. Depois de um tempo, os os fios foram medidos e não houve evidências de que se barbear pode aumentar a taxa de crescimento de barbas.

O que acontece é chamado de viés de confirmação. Muitos rapazes na puberdade ficam ansiosos pela barba e começam a fazer ela com mais frequência. Aqueles pelos já iriam crescer e aparecer, porém, como o jovem está repetindo com muita frequência, acredita que o responsável seja o ato de raspar a barba todos os dias.

Da mesma maneira que você lava o carros várias vezes em dias ensolarados, mas quando chove reclama que “só chove quando eu lavo o carro”, eles afirmam que “a barba só apareceu quando eles começaram a fazer todo dia”.

Os pelos do organismo crescem de acordo com a genética e idade. Este crescimento é regulado pelos hormônios do corpo masculino e não pelo ato de raspar a barba todo dia.

shutterstock

Ao raspar a barba, você não está arrancando o bulbo do pelo – que determina o diâmetro do pelo, mas sim cortando ele rente à pele. Ou seja, vai parecer que ele está mais grosso à primeira vista, mas depois de um tempo, ele cresce com a espessura normal.

Mesmo quando você arranca o pelo com raiz, o que costuma a acontecer é exatamente o contrário. Os pelos de mulheres que usam cera ou pinça costumam renascer mais finos do que o original, já que o bulbo é afetado e com o ele o diâmetro do pelo.

Temos que levar em consideração que raspar o pelo não faz com que os folículos capilares – que dão origem à barba e aos fios de cabelo – aparecem do nada. Estes só vão aparecer se estimulados por hormônios ou por medicamentos. Se estes não existirem, pode raspar, esfregar tomate ou remédio que sua barba continuará a mesma.

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »