Inscreva-se no Canal

Moda nerd: como se vestir sem parecer um personagem

O vestuário nerd entrou na moda quando ser nerd virou algo bom. Quem cresceu em meados dos anos 1980 e 1990 sabe que esse adjetivo era extremamente pejorativo. Mas hoje, graças à internet e as mudanças culturais que sempre transformam o mundo em uma imensa roda gigante, nerd é um elogio.

+ Como descobrir e criar seu próprio estilo
+ Combinação ideal de cores para se vestir bem 
+ Gravata borboleta: como e quando usar
+ Dicas para usar suspensórios masculinos sem erro

Mas, como diz o provérbio, “À mulher de César não basta ser honesta, tem de parecer honesta”, então, não basta ser nerd e seguir toda a cartilha, é preciso mostrar para o mundo a sua personalidade através das ruas roupas. E não há nada de errado nisso! A moda é uma expressão cultural importante e com certeza é um cartão de visitas para novas amizades, relações profissionais e sentimentais.

Se você faz esse estilo mas fica com o pé atrás em vestir a sua personalidade, nós temos algumas dicas!

Seja paciente

Moda nerd: como se vestir

Encontrar roupas que se encaixem no seu perfil pode ser uma tarefa difícil e, por isso, é preciso ter paciência e garimpar bem as lojas físicas e virtuais. É muito mais fácil encontrar roupas que seguem o padrão, então, não fique sem graça de entrar nas lojas e experimentar várias peças diferentes até encontrar a roupa certa pra você.

+ Gravata Hugo Rossi Borboleta Tricot Bordô
+ Gravata Hugo Rossi Borboleta Poá Preto

O tamanho é fundamental

Moda nerd: como se vestir

É importante tirar as suas medidas e comprar peças que se encaixem exatamente no seu corpo independente do seu estilo mas, se você quer seguir um estilo mais geek, esse passo é ainda mais importante. As peças que fazem a linha nerd já são naturalmente mais justas, como, por exemplo, a gravata borboleta, a camisa social xadrez e o suspensório. Então, para não causar a impressão que elas são ainda menores, é muito importante saber escolher os produtos de acordo com as suas medidas.

Edison Rizzato, designer e podcaster que segue o estilo mais geek, diz que isso é o mais difícil na hora de comprar suas roupas: “Não acho difícil encontrar [peças desse estilo]. Acho difícil pro meu tamanho e que caibam no bolso. Normalmente são muito largas ou ficam curtas na manga”.

Por isso a gente reforça: tem que ter paciência. Se você tiver uma grana extra, pode ir atrás de um afalaite que costure as peças no seu corpo. Pode sair caro, mas você vai usar a roupa mais vezes e ela com certeza vai durar mais tempo.

+ Colete Convicto Cacto 
+ Colete College M10 

Não tente demais

Moda nerd: como se vestir

Como citamos ali em cima, gravata borboleta, camisa social xadrez e suspensório são peças que fazem parte do vestuário nerd, mas você não precisa usar todas essas peças de uma só vez. Se você não souber combinar todas com precisão com certeza vai parecer que está fantasiado e que quer passar uma imagem falsa e exagerada: “A minha maior preocupação é não exagerar nos acessórios! Sempre dou uma olhada na combinação de cores também”, sugere Rizzato.

Vale lembrar: o sucesso do visual está no detalhes! Se você já vai usar um suéter por cima de uma camisa, por exemplo, escolha uma camisa lisa e uma gravata mais fina e comprida.

O segredo também está nas cores. Tons pastéis e peças coloridas quando combinadas já resultam em um estilo mais nerd. Mas, se você quiser ser mais discreto e combinar cores que chamam mais atenção, tente fugir de peças estampadas.

Ah! E apesar de parecer, óculos não é uma obrigação. 

Blazer Hugo Rossi Bege
+ Suéter Gajang Azul

Seja você

Moda nerd: como se vestir

Quando o assunto é moda e autoconfiança, essa dica deve ser levada em consideração sempre. Você não deve ter medo de seguir o seu estilo e ser quem você é. As pessoas sempre vão ter algo pra dizer e sempre vão criticar as suas escolhas, independente de quais são elas. Quando você abraça o seu estilo e expõe sua personalidade, automaticamente se torna mais confortável no próprio corpo, mais atraente e, é claro, mais confiante.

Ao se esconder em roupas que não transmitem a sua essência apenas para se encaixar na sociedade, você fica apagado e não consegue manifestar sua verdadeira personalidade. Por isso, não fique retraído e não tenha medo de ser quem você, a reação das pessoas ao seu redor e a sua felicidade ao olhar no espelho vão te provar a importância de dar esse passo.

O Rizzato encara alguns comentários de mal gosto, mas reforça: “Sempre rola umas piadas, principalmente de familiares e pessoas mais velhas, e quase sempre sobre minhas gravatas borboletas. No geral meus amigos já conhecem meu estilo e é difícil alguém me zoar”.

Então, o recado é aquele que você já conhece. Quem é seu amigo abraça o seu estilo e aqueles que não valem a pena ter por perto vão sempre julgar. Mas, se as piadas mais chatas partirem da família, tente ter em mente que, diferente do ciclo de um ciclo amigos, nem todo mundo da família segue o mesmo estilo e tem a mesma opinião que você. Conflito de gerações e preconceito fazem parte da maioria dos almoços de domingo, então, releve.

+ Camiseta Estampada Illusion
Camiseta bolso C.A.T

Pesquise

Moda nerd: como se vestir

Busque referências na internet, procure no Instagram perfis de homens que sigam o mesmo estilo que você procura adotar e vá atrás das lojas que eles indicam. Para criar um guarda-roupa de qualidade você precisa ter paciência e saber como combinar peças. A forma mais prática de adquirir esses conhecimentos é navegar na internet atrás de quem te inspira.

Rizzato, por exemplo, visita alguns blogs e tenta se manter atualizado, mas só faz isso quando procuro algum look específico: “Normalmente eu abro minhas referências no Pinterest para me inspirar”.

+ Calça Skinny Color 
+ Suspensório Unissex Clássico Marrom 

Compre

Moda nerd: como se vestir

Não tenha medo de gastar dinheiro com uma peça mais cara. Planejamento é fundamental, é lógico. Mas saiba que encontrar uma peça que se encaixe completamente no seu estilo não é tarefa fácil, então, quando isso acontecer, não abra mão do produto. Se você escolher direito, vai ver que a qualidade compensa e que é melhor ter no armário uma calça cara que vai durar décadas do que uma calça barata que vai precisar ser trocada todo ano.

+ Camisa Enxuto Estampa Formigas 
+ Camisa Vans Alameda Off-White

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »