Inscreva-se no Canal

Minha barba é falhada: como resolver?

Para resolver esse problema (da maneira mais simples) você pode simplesmente aceitar que uma barba falhada não é um problema. É sério: muitos homens deixam a barba crescer, assumem as falhas e o resultado é um visual bem interessante.

+ 10 dicas simples para deixar a barba crescer 
+ 9 Segredos e cuidados para deixar a sua barba crescer bonita e saudável

Se o seu objetivo for ter uma barba comprida, entretanto, as falhas no crescimento dos pelos do rosto podem te atrapalhar. Esse é o seu caso? Então, veja as nossas dicas de como mudar esse cenário:

Por que as falhas existem?

Como cuidar da sua barba falhada

Para solucionar a questão é preciso cortar o mal pela raiz. Faça exames para descobrir se as falhas são causadas pela genética ou por alguma doença dermatológica.

O hemograma completo vai te dar um bom panorama sobre a sua saúde. Nele, o médico vai checar – entre outras coisas – os níveis de vitaminas e saias minerais no seu organismo. A anemia é uma das principais inimigas da sua saúde e também dos seus pelos, então, mantenha os exames em dia!

Os níveis de testosterona também podem influenciar o crescimento dos pelos: quando estão abaixo do normal, é sinal de alerta!

Os sinais de uma má alimentação também estão no crescimento da sua barba. Quando você não se alimenta bem e não consome proteínas e vitaminas da forma correta, seus pelos sentem os danos.

Para preencher a barba, uma boa ideia é comer gorduras boas: como carnes magras, frango e peixes. Vegetais e folhas escuras também são fundamentais! Mas temos uma má notícia para quem gosta de um prato de macarrão e pão com manteiga: alimentos ricos em açúcar fragilizam os fios quando consumidos em excesso.

Faça atividade física e aposte em suplementos

Como cuidar da sua barba falhada

Essa é a resposta para todos os seus problemas, pode apostar. Quando você pratica atividade física, auxilia na produção de testosterona, afinal, o seu corpo passa a consumir mais calorias. Com os níveis de testosterona elevados, o crescimento dos pelos consegue se estabilizar.

O exercício também é importante para fazer seu corpo metabolizar da forma certa a grande quantidade de proteínas que você deve ingerir (como falamos ali em cima) para fortalecer os fios.

Essa recomendação é dos especialistas do site Barbearia: se você quiser usar suplementos alimentares, consulte o seu médico! Algumas opções disponíveis no mercado aumentam a produção de testosterona de um jeito mais natural.

Está carente de algum nutriente? Então, a melhor solução é procurar um suplemento vitamínico.

Grooming

Como cuidar da sua barba falhada

Agora que já listamos as causas de dentro para fora, vamos apontar o que pode estar impedindo o crescimento dos fios de fora para dentro.

Os poros do seu rosto podem estar entupidos pela produção excessiva de oleosidade. Para resolver esse problema, temos algumas dicas: use shampoo anticaspa na barba pelo menos duas vezes por semana.

A lavagem vai eliminar o sebo e desobstruir os poros. Um shampoo anticaspa também vai fortalecer a raiz e fazer com que os pelos cresçam mais rápido.

Quando for lavar o rosto, aliás, é importante massagear a região da barba em movimentos circulares para estimular o crescimento dos fios.

A nossa pele elimina milhares de células todos os dias e elas ficam acumuladas na parte mais externa da derme. Se você não fizer esfoliações constantes, o acúmulo pode entupir os poros.

Por isso, pelo menos duas vezes por semana é interessante esfoliar a barba com produtos específicos e fazer movimentos circulares.

Pequenos truques

Como cuidar da sua barba falhada

Se você tiver falhas pequenas, pode deixar os fios crescerem consideravelmente para cobrir as áreas sem pelos. Outra dica interessante é usar um secador de cabelo e um pente para mesclar os pelos.

As falhas se concentram nas bochechas? Então, fuja das barbas de comprimento médio porque os pelos costumam se contorcer e se destacar. Prefira as barbas mais curtas!

Se você aparar algumas áreas, vai causar a impressão que as outras são cheias. Quando você corta o cabelo, por exemplo, e deixa os fios mais curto nas laterais, causa a ilusão de que o cabelo é mais cheio na parte central. Então, se você tem uma barba irregular na parte de cima, traga a linha de barbear mais abaixo na bochecha – isso vai criar bordas afiadas e dar a impressão de uma barba cheia e sem falhas.

Outra dica é: repare no seu queixo. Ele é sem definição é pequeno? Então, corte os pelos acima do pomo de Adão e deixe os fios mais longos no queixo. Mas preste atenção! A borda da barba precisa ficar abaixo do queixo real, e arredondar o corte causará a impressão que o seu rosto é mais gordo.

Mas, se as suas falhas forem amplas e nenhuma das dicas anteriores funcionou, você pode procurar um médico que te recomende um medicamento específico para o crescimento de pelos na região. O mais conhecido se chama minoxidil barba, mas, para tomá-lo, é importante ter o acompanhamento de um especialista!

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »