Inscreva-se no Canal

Descubra como ter estilo sem ter dinheiro

Muitas pessoas acreditam que pra se vestir bem é preciso ter dinheiro. A ideia de que estilo é sinônimo de conta bancária com 4 dígitos é antiga, mas aos poucos estamos quebrando paradigmas e entendendo que a personalidade de um visual se constrói com boas combinações, com o tamanho certo das peças e com a noção de estilo.

Entender qual é a sua personalidade e a mensagem que você quer passar para o mundo é fundamental para saber escolher bem suas roupas e não parecer que está andando por aí fantasiado. Além disso, também é importante prestar atenção no tecido e no corte das peças que você escolhe.

Pequenos segredos vão te ajudar, e muito, a montar seu guarda-roupa estiloso sem gastar muito dinheiro. Veja quais são eles:

Entenda qual é a sua personalidade

Descubra como ter estilo sem ter dinheiro

Para entender o seu estilo, é preciso entender qual é a sua personalidade e qual é o seu objetivo no mundo. O estilo é o conjunto de alguns fatores, como, por exemplo, uma união das pessoas que te inspiram como indivíduos e que te inspiram visualmente falando, das músicas e dos filmes que você gosta, do emprego que você tem e também da carreira que você quer seguir.

Você pode, sozinho, identificar o seu estilo com um exercício básico: pense nos integrantes das bandas que você gosta ou nos atores que você admira. Busque imagens na internet das roupas que eles vestem e pondere quais você usaria e quais você não usaria. Pense também na imagem que essas roupas passam e faça o exercício de imaginar se você gostaria ou não de transmitir essas mensagens.

Depois que você selecionar as roupas que gosta e as mensagens que gostaria de transmitir, comece a pensar nas tarefas que você faz ao longo do dia. Como é o seu ambiente de trabalho? Você faz algum curso técnico? Os lugares que você costuma frequentar são importantes pra você ou você acredita que só os frequenta por necessidade e uma hora vai deixar de visitá-los? Por exemplo: você precisa ir sempre em um determinado restaurante para almoçar, mas não é o tipo de lugar que você gosta de ir. Aos finais de semana, por exemplo, você costuma ir em outros tipos de restaurante, mais descolados e menos formais do que os restaurantes que você visita durante a semana. Esse é o seu caso? Então, por mais que você vá muito em lugares com um estilo mais reservado e clássico, esse não é o seu tipo de lugar e, consequentemente, não deve definir o seu estilo.

É claro que para esses lugares mais formais, como um escritório, por exemplo, você vai precisar de roupas mais formais, mas essas roupas podem carregar a sua personalidade sem perder o título de “traje social”.

Para se vestir bem, você tem que entender o seu estilo e usar roupas que te deixem confortável e confiante. Para isso, você precisa vestir quem você realmente é.

Preste atenção no corte e no tecido

Descubra como ter estilo sem ter dinheiro

Você não precisa comprar roupas caras em lojas com um preço absurdo. Basta ter paciência de procurar peças com tecidos naturais, como algodão, e com cortes que valorizem seu corpo e que estejam no tamanho certo. Muitas vezes, nos vestimos mal porque compramos roupas largas demais ou muito justas, e também acabamos passando uma imagem desleixada quando usamos roupas no tecido “errado”.

Tecidos sintéticos, na maioria das vezes, não caem bem e também se desgastam com facilidade. Ou seja: você pode ter pagado muito barato naquela camisa de tecido sintético, mas ela vai ficar velha mais rápido e também vai ter um caimento ruim no seu corpo. Então, tenha paciência e procure peças com um bom corte e tecido de qualidade, é possível fazer isso e economizar uma grana, principalmente se você fizer compras pela internet.

Tenha peças-chave

Descubra como ter estilo sem ter dinheiro

Existem algumas peças que são atemporais e vão durar muito, muito tempo no seu armário. Você vai poder reutilizá-las sempre e elas nunca vão parecer datadas ou fora de época. Em algumas, até vale investir um grana um pouco maior:

  • Boas camisetas de algodão
  • Uma camisa jeans
  • Calça chino
  • Suéteres de lã ou cashmere
  • Calça jeans escura e sem lavagem
  • Uma bota preta de couro
  • Um sapato casual (sneaker ou mocassim)
  • Camisa casual (estilo chambray, pode ser, ou de linho)
  • Camisa com pattern (pode ser xadrez)
  • Uma jaqueta de couro
  • Uma bela carteira de couro
  • Um terno de qualidade
  • Um trench coat com um bom corte

Por fim, vale lembrar: sempre pesquise preços pela internet e tenha em mente as roupas que você realmente precisa comprar. Isso vai te fazer parar de gastar grana com peças aleatórias e te ajudar a manter o foco em roupas que realmente vão durar.

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »