Inscreva-se no Canal

Barba a laser: vale a pena fazer?

Fazer a barba todos os dias pode ser bem exaustivo. Você acorda atrasado e precisa se atrasar ainda mais para raspar todos os pelos ou, está muito cansado e pronto para dormir mas precisa reservar alguns minutos da sua noite para fazer a barba.

Não importa em qual momento do dia você faz a barba, provavelmente já se irritou no processo ou até se machucou com a lâmina antes de correr para o escritório. Nesses dias, provavelmente já considerou a ideia de fazer a barba a laser.

+ 10 motivos para não fazer a barba
+ Como fazer a barba bem feita
+ Como cuidar da pele se você faz a barba todos os dias

Mas será que vale a pena?

Arrancar de uma vez todos os pelos parece uma boa ideia. Apesar de também ser uma ideia dolorosa, não ficar com a pele áspera e ter a liberdade de jogar a lâmina fora já te faz considerar essa ideia como uma alternativa.

Barba a laser: como funciona?

Barba a laser

A depilação definitiva a laser é feita em mais de uma sessão. O número de sessões varia de acordo com a cor, espessura e resistência dos fios.

No mínimo, são feitas 6 sessões. Ao fim de cada uma, você nota os resultados mas também há a possibilidade de ampliar o tratamento para 10 sessões.

O laser funciona da seguinte maneira: ele é aplicado em disparos que destroem o fios pela raiz, impedindo que eles cresçam novamente. Algumas áreas são mais resistentes – como a região do bigode, por exemplo – e, por isso, os fios não caem imediatamente.

Se você é um cara impaciente, a depilação a laser pode não ser a sua melhor escolha.

Não entendeu direito? Vamos explicar de uma forma mais técnica: quando o laser é acionado, ele procura uma área escura da pele. Nesse momento, ele acha o folículo, que é mais escuro do que o tom da pele. Quando ele encontra, queima a raiz do fio, impossibilitando o crescimento por um bom tempo.

Por ser um processo agressivo ao folículo, o pelo deixa de crescer, voltando a aparecer de forma muito mais fraca e em menor quantidade.

Barba a laser: dói?

Barba a laser

Sim, é claro que dói. A única depilação indolor é aquela realizada com lâmina mas, como você provavelmente já sabe, ela não é livre de problemas: a pele fica vermelha, irritada, os pelos ficam ásperos quando estão nascendo e você pode se cortar.

A depilação com cera dói, afinal, ela arranca os seus pelos e, como os pelos da barba são mais grossos, consequentemente a dor acaba sendo mais intensa.

A depilação a laser “queima” os pelos e, por isso, durante o processo você vai sentir uma sensação de que sua pele está sendo queimada também – o que, de certa forma, é verdade – mas o processo é rápido e você só precisa ter em mente que não vai precisar encarar a lâmina diariamente quando as sessões acabarem.

Barba a laser: qual o preço?

Barba a laser

Os preços são variáveis.

Existem três tipos de laser utilizados para a depilação definitiva da barba: Photoderm (LID), Epilaser (Laser de Rubi) e Light Sheer (Laser Diodo), e eles variam de acordo com a resistência dos fios e o tom da pele.

A sessão custa, em média, R$ 250,00. Desconfie de clínicas que oferecem o procedimento com um custo muito baixo e procure sempre profissionais qualificados.

A depilação a laser, quando mal feita, pode causar vários problemas para a sua pele e para a sua saúde: você pode ficar com o rosto queimado, inchado e cheio de bolhas. Por isso, não escolha a opção mais barata, escolha a opção mais qualificada.

Barba a laser: cuidados

Barba a laser

Antes de fazer sua barba a laser, você deve ir a uma dermatologista para analisar quantas sessões serão realizadas.

É importante conversar com um especialista para entender as recomendações e possíveis problemas que podem surgir.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o sucesso depende de alguns fatores: “O número sessões dependerá da área tratada, da densidade dos pelos e do ciclo de crescimento deles. Apesar disso, em quase todos os casos o êxito é visto. O resultado do tratamento varia de paciente para paciente, pois fatores como cor da pele, cor do pelo, espessura do pelo são determinantes. De modo geral 80% dos pelos são eliminados”.

Antes de fazer a depilação a laser, você deve deixar o pelo do rosto crescer por pelo menos uma semana. Desse jeito, você garante que o laser encontre os pelos com maior facilidade.

O bronzeado também pode impedir que o aparelho faça o seu trabalho, então, não tome sol antes e nem entre as sessões. Aliás, protetor solar é fundamental.

Barba a laser: quem pode fazer?

Barba a laser

Como o laser procura uma área escura na sua pele, o procedimento tem resultados melhores quando feito em pessoas que possuem a pele branca e os fios de barba escura.

Mas, apesar disso, homens negros podem, sim, fazer a depilação a laser na barba. Mas precisa existir uma precisão maior durante o tratamento. Pessoas com pelos brancos ou ruivos podem ter problemas maiores e, por isso, devem evitar a depilação.

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »