Inscreva-se no Canal

5 Cuidados básicos que você precisa ter com a barba

Esta cada vez mais frequente o número de homens que aderiram ao visual barbudo. Mas, ao contrário do que muitos caras pensam, manter uma bela barba não é apenas deixar os pelos crescerem no seu rosto. É preciso ter muito cuidado para não ficar com aparência suja e desleixada.

Fizemos um vídeo especial com cuidados bem básicos e simples que todo homem de barba grande ou cheia precisa ter. Confira no link!

Higiene

shutterstock

Assim como o cabelo, a barba também acumula impurezas ao decorrer do dia, por isso é importante uma higienização diária. Como os pelos ficam em contato com comida e secreções, o cuidado deve ser redobrado.

Sempre lave a região após as refeições, depois do sexo e ao acordar. Existem shampoos específicos para isso, mas caso não tenha o bom e velho sabão neutro (ou infantil funciona), pois não irrita a pele e deixa a região limpa.

Você pode também usar o condicionador para deixar a sua barba mais macia, desembaraçando os fios. Isso vai ajudar na hora de pentear.

Evite usar água quente, já que ela costuma irritar a pele ao redor dos pelos e lembre-se de secar a barba. Se for usar um secador, evite usar ar quente.

Pelo encravado ou caspa

Se você costuma ter pelo encravado ou foliculite, lave seu rosto com esfoliante dia sim dia não.

Com mais barba, a pele tende a ter mais oleosidade e muitas vezes até rola uma “dermatite seborreica”, a famosa caspa, mas muito mais pesada. Se for simples, isso pode ser resolvido com shampoo anticaspa. Caso persista, consulte um demartologista.

Aparar os pelos

shutterstock

Lembre de aparar os pelos do seu pescoço e das bochechas para dar e manter a forma ao seu barbear. A melhor dica para evitar erros é usar um creme de barbear sem espuma ou óleo de barbear. Deixa o processo mais simples e menos suscetível a erros.

Quem quer manter a barba comprida, precisa ter em casa um kit básico com tesoura, pente e maquininha em casa. Com ela, você consegue aparar os pelos sobrando, entre uma ida ao barbeiro ou outra.

Muito cuidado ao aparar em casa para não falhar sua barba. Na hora de comprar, eu recomendo que você invista em uma boa maquininha, para evitar lâminas cegas e machucar seu rosto.

Barba ressecada

O sol deixa os fios ressecados. Experimente usar óleo de barba para hidratar e deixar brilhantes os fios: esse tipo de produto também está disponível nas barbearias.

Penteie sua barba

shutterstock

Uma maneira de deixar sua barba bem alinhada é pentear com frequência ela. Com ajuda de óleo de barba, você pode dar mais forma ao seu barbear, deixando ela mais bonita e apresentável.

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »