Inscreva-se no Canal

30 minutos de exercícios físicos por dia podem salvar a sua vida

Em agosto de 2016, o Ministério da Saúde divulgou dados referentes a saúde do homem. De acordo com o levantamento, 57% da população masculina têm sobrepeso e 18% estão obesos.

O aumento nos números da balança contribui para que surjam doenças cardiovasculares. O infarto agudo do miocárdio, aliás, é a causa mais frequente de mortes dos homens no território nacional.

+ O que é o Novembro Azul
+ Novembro Azul: mitos e verdades sobre o câncer de próstata

As causas que mais matam os homens, no entanto, são as externas – acidentes e violência, por exemplo – seguido de doenças do aparelho circulatório.

A pesquisa ainda apontou que 1/3 dos homens brasileiros não têm o hábito de ir aos serviços de saúde e 55% disse que nunca precisou ir.

Faça pelo menos 30 minutos de exercício por dia

Esses dados são alarmantes e reforçam a importância da campanha Novembro Azul – cujo objetivo principal é conscientizar a população sobre o câncer de próstata.

O fato dos homens não visitarem o urologista com a mesma frequência que as mulheres visitam o ginecologista, por exemplo, é um dos motivos pelos quais o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata homens no Brasil.

Além do câncer, o sobrepeso e o sedentarismo também prejudicam, e muito, a saúde do homem. E para resolver esse problema, a solução é mais simples do que você pensa.

Não é necessário passar horas e horas na academia para sentir os resultados de uma vida saudável, basta praticar 30 minutos de exercícios físicos pelo menos cinco dias por semana.

Você pode fazer atividades simples, em casa, na rua ou ao lado dos seus amigos sem precisar se matricular em uma academia. Basta reservar alguns minutos do seu dia para isso!

Faça pelo menos 30 minutos de exercício por dia

O Dr. Jairo Bouer e Diego Paladini, professor de Educação Física e criador do Saúde na Rotina, reforçam a máxima: “faça o que você pode”. Não importa se você só consegue se movimentar por poucos minutos no começo do dia, o importante é usar esse tempo para cuidar do seu corpo, e não para lamentar que não o fez.

O educador Mauro Guiselini, em uma entrevista para o programa Bem Estar, acrescentou ainda que não precisa ser 30 minutos corridos: estudos mostram que parcelar esse tempo em 3 vezes de 10 minutos, por exemplo, tem o mesmo efeito. Essa opção é excelente para quem não tem tempo mesmo e realiza várias atividades ao longo do dia.

Ou seja: você pode se movimentar optando por realizar a pé um trajeto que realizaria de ônibus, por exemplo. Ou pode andar de bicicleta por pelo menos 10 minutos e, nos outros 20, caminhar na rua ou passear com o cachorro. O importante é se mexer.

Estudos apontam, porém, que não basta fazer atividade física duas ou três vezes por semana. A nova recomendação dos especialistas é praticar algum exercício pelo menos cinco vezes na semana.

Faça pelo menos 30 minutos de exercício por dia

Mas não é preciso começar com tanta intensidade! Para romper a inércia, é preciso trabalhar progressivamente: primeiro, pratique atividade física duas vezes na semana. Depois, três vezes e siga nesse ritmo até chegar a cinco vezes por semana, dentro de um processo progressivo.

Porém, o tempo recomendado pelo doutor de Educação Física João Carlos Bouzas Marins, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) é a mesma: 30 minutos por dia é o suficiente para mudar de vida.
Agora você já sabe: praticar atividade física não é um bicho de sete cabeças. É muito, muito mais fácil do que você imagina.

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »