Inscreva-se no Canal

10 dicas de estilo que você pode aprender com seu pai

Qual é um dos maiores objetivos de cada pai? Dar a seus filhos uma vida melhor que a vida que ele teve, certo? É bem comum ouvir isso de um homem que já é pai, e temos certeza que todos os pais que criam seus filhos desejam que eles sejam ainda mais felizes e bem sucedidos.

Por outro lado, muitos filhos se inspiram em seus pais e acreditam que eles já são o maior exemplo possível de sucesso. Entre os pontos que muitos homens usam como inspiração, está a personalidade de seus pais. Poucos filhos realmente reparam na aparência deles, e como eles podem aprender com isso. Porém, o estilo faz parte da personalidade e ajuda a construir a imagem que um homem passa para o mundo, e, por isso, você pode aprender muito mais com o estilo do seu pai do que você pensa.

Quer ver?

Se liga em 10 dicas de estilo que você pode aprender com o seu pai:

Sua presença fala antes de você falar

10 dicas de estilo que você pode aprender com seu pai

Esta deveria ser a primeira coisa que um pai ensina para o seu filho sobre seu estilo. Gostamos de acreditar que as pessoas não nos julgam pela nossa aparência, mas a realidade é outra e, infelizmente, a imagem que transmitimos diz muito sobre nós mesmos: se estamos mal vestidos, com a roupa amassada e com um aspecto sujo, raramente passamos uma boa primeira impressão.

Você pode aprender com o seu pai que a imagem que você passa vai contar uma história sobre quem você é. Ela vai transmitir percepções (verdadeiras ou falsas) sobre coisas como seu nível de educação, sucesso e inteligência.

A mensagem que você transmite com a sua aparência fala, muitas vezes, mais alto do que a sua própria voz. Lembrando: você não precisa se vestir com roupas caras, mas estar bem vestido, com peças limpas e no tamanho certo para o seu corpo e também para a ocasião é fundamental.

Estilo é confiança

10 dicas de estilo que você pode aprender com seu pai

Um pai deveria dizer ao filho que a coisa mais importante sobre para ter estilo é ter confiança. E a confiança nasce quando você se sente confortável na roupa que você está usando e em ser a pessoa que você é.

Aquela história de se “vestir para o sucesso” é verdadeira. Existe uma razão pela qual esse clichê é tão disseminado ao redor do mundo: estudos sugerem que o que você veste pode afetar diretamente sua segurança e sensação de poder. Pesquisadores da Kellogg School of Management na Universidade de Northwestern descobriram através de experimentos que aqueles que vestiam jalecos utilizados normalmente por médicos conseguiram resolver melhor certas tarefas do que os outros que vestiam roupas comuns.

Ou seja: vista uma roupa que combine com a sua personalidade, mas que também transmita certa credibilidade.

Tenha um terno realmente do seu tamanho

10 dicas de estilo que você pode aprender com seu pai

Esta dica de estilo é importantíssima para ser uma pessoa respeitada, para se sentir confortável com a sua roupa e, consequentemente, ser confiante. Ter um terno que tenha o corte perfeito para o seu tipo de corpo e que te vista como uma luva é fundamental para transmitir personalidade, estilo e elegância. Ternos comprados em lojas de departamento, ou até mesmo em lojas de alta costura mas com uma “forma” pré-estabelecida, costumam ter um caimento diferente em tipos de corpo diferentes.

Você precisa saber amarrar uma gravata

10 dicas de estilo que você pode aprender com seu pai

Chegar a vida adulta sem saber dar um nó em gravata não é motivo de vergonha, mas você poderia ter aprendido isso com o seu pai quando ainda era novo. Saber amarrar uma gravata vai te fazer poupar tempo e garantir que sua aparência vai estar sempre impecável em um evento mais formal ou no dia a dia no escritório.

Fazer a barba com técnica

10 dicas de estilo que você pode aprender com seu pai

Você não precisa ser o melhor barbeiro possível e nem tirar a sua barba com toda a precisão do mundo, mas você pode aprender muitas coisas com as técnicas de barbear do seu pai, principalmente:

  • Escolha o tipo correto de navalha para a sua pele;
  • Mantenha seu tipo de barba limpo;
  • Corte sua barba usando antes de barbear;
  • Lave o rosto com um esfoliante;
  • Aplique óleo de barbear para nutrir a pele e lubrificar a navalha;
  • Aqueça seus poros com uma toalha quente;
  • Aplique creme de barbear, de preferência com uma escova;
  • Raspe no sentido do crescimento do pelo;
  • Enxague o rosto com água morna;
  • Aplique bálsamo de barbear não alcoólico para limpar a pele sem irritá-la.

A importância de sapatos bem polidos

10 dicas de estilo que você pode aprender com seu pai

O ato de polir os sapatos transmite várias lições pra vida:

Primeiro, ele ensina a importância da disciplina. Manter os sapatos brilhando é tedioso e muitas vezes o ato de polir toma tempo. A disciplina e a capacidade de realizar de tarefas tediosas é uma habilidade importante para você levar para a vida.

Prestar atenção nos detalhes também é importante. Saber que o sucesso é visto nas pequenas coisas também.

Além disso, polir os sapatos te ensina outra lição importante: economizar dinheiro. Cuidar dos seus sapatos vai te fazer economizar um bom dinheiro porque vai fazer com que eles durem mais tempo.

Tenha um smoking

10 dicas de estilo que você pode aprender com seu pai

É importante estar preparado para tudo, e você nunca sabe quando vai precisar de um smoking para participar de um evento extremamente formal. Pode checar com o seu pai: ele com certeza tem um terno bem formal guardado no armário.

A importância de cuidar das próprias roupas

10 dicas de estilo que você pode aprender com seu pai

Engomar e passar a própria roupa pode não parecer importante quando você é mais novo, mas a vida cobra e saber cuidar da própria roupa é fundamental – não só para facilitar a rotina dele quando ele crescer, mas também para ajudá-lo a criar independência.

Sempre use um cinto

10 dicas de estilo que você pode aprender com seu pai

Não importa se você acha que a calça está no tamanho certo, nem se você acha que ela não vai cair. Use sempre um cinto. Pode reparar: o seu pai sempre sai de casa com um. O risco não vale a pena, e mostrar o cofrinho no meio do trabalho ou em um encontro não é legal.

Construir um guarda-roupa leva tempo (metaforicamente falando)

10 dicas de estilo que você pode aprender com seu pai

Paciência não é uma característica muito comum entre as pessoas, e é normal querer ter estilo e construir todo um guarda-roupa em pouco tempo. Porém, isso não acontece. Entender o seu estilo e montar um guarda-roupa é algo que dá trabalho. Seu pai, por exemplo, levou anos para conseguir isso. Então, tenha paciência.

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »