Inscreva-se no Canal

Uma receita prática para recuperar seu amor próprio

A internet está repleta de soluções mágicas para qualquer problema. Emagrecer é fácil, conquistar um amor é fácil, largar tudo e viajar é fácil, encontrar um emprego que ama é fácil.

Existe receita para tudo e a internet nos transmite a ideia de que, se não estamos felizes, é porque não seguimos a prescrição com atenção.

Bom, saiba que isso não é verdade e nada do que foi dito anteriormente é fácil. Não existe receita para resolver problemas da mente. O que existe é uma vasta lista de atitudes que (por experiência própria, acreditem) podem te ajudar a tranqüilizar a sua cabeça e te colocar nos trilhos.

Porém, quando o assunto é amor próprio, o buraco é mais embaixo. Indivíduos obviamente são indivíduos e cada um tem seu trauma particular, seu passado e sua história.

Cada um tem seu motivo para ter perdido o amor próprio e, por isso, é difícil encontrar uma lista de atitudes que possam ajudar todas essas pessoas com traumas tão diferentes.

Mas alguns gatilhos emocionais podem ser ativados com técnicas já consagradas. E esses gatilhos funcionam para a maioria das pessoas – pode acreditar.

O amor próprio é um estado de apreciação dinâmico, que cresce de acordo com as ações que o amadurecem. Quando agimos de certa forma, expandimos esse amor e conseguimos aceitar, de uma maneira bem mais fácil, nossas fraquezas tão bem quanto aceitamos nossos pontos positivos.

Veja quais são essas ações

  1. Compreenda a sua mente: pessoas que se amam tendem a saber o que pensam, sentem e querem. Elas compreendem quem são e agem de acordo com isso, em vez de tomar atitudes de acordo com o que os outros esperam delas.
  2. Aja de acordo com o que você precisa em vez de agir de acordo com o que você deseja: se você se ama, você pode deixar de lado algo que te faz se sentir extremamente bem e empolgado para focar sua mente em algo que é necessário para a sua vida. Isso te ajuda a fazer sua vida progredir. Estar focado naquilo que você precisa vai desligar comportamentos automáticos e impulsivos, te livrar de padrões e te manter longe de problemas.
  3. Cuide de si mesmo: você vai se amar mais desse jeito. Pessoas com amor próprio tiram um tempo diário para cuidar da sua saúde (é sério). Elas fazem exercício, se alimentam bem, dormem bem e se preocupam em alimentar relações saudáveis com as pessoas que amam.
  4. Imponha limites: você vai se amar mais se você colocar barreiras em comportamentos e atitudes. Saiba dizer não para o excesso de trabalho (sempre que puder), para algo que não queira fazer com algum amigo ou com a sua parceira e saiba limitar atividades que podem te afetar fisicamente ou emocionalmente. Você não deve dizer sim para tudo.
  5. Proteja-se: manter por perto apenas as pessoas que te querem bem é afastar, mesmo que seja emocionalmente, aquelas que te fazem mal. Não estamos falando de nada espiritual ou metafísico! Cercar-se de pessoas que te fazem feliz faz bem para a sua mente e para a sua autoestima. Estar ao lado de quem te faz mal ou de quem sempre te julga e te faz sentir menor, logicamente, tem o efeito contrário: quando você se livrar dessas pessoas, vai se amar e se respeitar mais.
  6. Saiba se perdoar: pegue leve com você. Assumir a responsabilidade pelos seus atos é fundamental, mas pare de se punir e lamentar o passado. Aprenda com ele e siga em frente. Seres humanos erram e erros servem para nos guiar, você precisa aceitar isso e, assim, vai aprender a se amar. Seja menos duro consigo mesmo.
  7. Viva intencionalmente: não estamos falando de viver intensamente (apesar disso ser importante), estamos falando de você tentar traçar metas na sua vida. Curtas, pequenas, fáceis de alcançar, mas que te deixem felizes quando você realizá-las. Seu objetivo de vida não precisa estar extremamente visível, afinal, tem gente que vive bem a vida inteira sem saber direito para onde está indo, mas liste suas pequenas conquistas e comemore cada uma delas. Isso vai te ajudar a desenvolver um amor próprio intenso e inquebrável.

Tente seguir os sete itens dessa lista e veja a diferença que eles vão fazer na sua vida. Não é uma receita, mas é o mais próximo de uma que conseguimos chegar.

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »