Inscreva-se no Canal

4 Filmes sobre a Segunda Guerra Mundial que você precisa ver

Provavelmente você já viu O Resgate do Soldado Ryan, A Ponte do rio Kwai e Pearl Harbor, mas existem vários filmes que retratam a Segunda Guerra Mundial em perspectivas diferentes.

Clássicos como A lista de Schindler, por exemplo, narram histórias reais e os horrores do Nazismo. Por outro lado, o humor ácido do Tarantino em Bastardos Inglórios transforma a história e apresenta uma crítica com elementos fantasiosos.

Independente do método utilizado pelo diretor ou roteirista, os filmes da segunda guerra fascinam, embrulham o nosso estômago e contagiam o público de várias formas diferentes.

Além dos títulos mais conhecidos que citamos anteriormente, existem outros filmes não absurdamente populares como, por exemplo, A Queda ou Casablanca, mas que, se você curte estudar essa época, precisa ver:

Cartas de Iwo Jima

Cartas de Iwo Jima é um filme de 2006 dirigido por Clint Eastwood e com o roteiro co-escrito pela Iris Yamashita, roteirista japonesa, e pelo Paul Haggis, o mesmo autor de Menina de Ouro e Crash.

O filme narra os acontecimentos na ilha de Iwo Jima, considerada a última linha de defesa do Japão já no final da Segunda Guerra. O tenente-general do exército japonês Tadamichi Kuribayashi chega ao lugar para supervisionar a construção uma fortaleza subterrânea, já que o exército sabia que, por causa do desembarque das tropas norte-americanas, a chance de sobreviver era mínima.

Ao longo do filme, várias cartas escritas por Kuribayashi e por outros oficiais e soldados são narradas intercalando os eventos.

O filme é bem emocionante e mostra que, na guerra, não existem vilões ou heróis. A sensibilidade do Clint Eastwood ao narrar a humanidade dos personagens é memorável.

Círculo de Fogo

Muitas vezes esquecido (injustamente) esse filme deve ser visto para entender outro lado da Segunda Guerra: o papel da antiga União Soviética na vitória dos Aliados.

Círculo de Fogo narra o confronto de dois franco-atiradores durante a Batalha de Stalingrado entre 1942 e 1943, uma das mais sangrentas batalhas da história recente.

Dirigido por Jean-Jacques Annaud, o filme tem Jude Law no papel de Vassili Zaitsev, o franco atirador russo que matou mais de 240 soldados alemães durante a batalha de

Stalingrado e cerca de 460 até o fim da guerra.

O Pianista

Dirigido por Roman Polanski, o filme deu ao ator Adrian Brody o Oscar de Melhor Ator pela sua interpretação de Wladyslaw Szpilman – músico polaco cuja biografia inspirou o filme.

O filme é interessante para quem curte história pois, além de mostrar o drama do pianista quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, também narra o surgimento do Gueto de Varsóvia, uma construção murada feita pelos alemães para matar e capturar judeus em áreas específicas.

Wladyslaw Szpilman consegue fugir e se esconde nos prédios abandonados da cidade, tentando sobreviver até o fim da guerra. O filme é extremamente sufocante, e a atuação do Adrian Brody consegue nos fazer sentir os horrores da guerra na pele.

Corações de Ferro

Lançado no ano passado, o filme, dirigido pelo David Ayer, narra os últimos momentos da Segunda Guerra Mundial através dos olhos de seis homens.

Em abril de 1945, enquanto os Aliados estão em sua excursão final pela Europa, um sargento do exército comanda uma equipe de cinco soldados em uma missão mortal atrás das linhas inimigas.

Com Brad Pitt, Shia LaBeouf, Logan Lerman, Michael Peña e Jon Bernthal no elenco, o filme emociona e consegue envolver a gente nas cenas de ação. Cruel e realista, Corações de Ferro mostra uma perspectiva nova sobre as reações e atitudes dos soldados que já se calejaram com a guerra.

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »