Inscreva-se no Canal

Por que é difícil amar alguém que não se ama?

Com certeza você já ouviu alguém dizer: “se você não se amar, ninguém vai fazer isso por você” e, depois de tanto ouvir isso, passou a desacreditar na afirmação e pensar que é papo furado de livro de autoajuda.

Apesar desse ensinamento ser algo compartilhado em vários livros dessa área, ele é absurdamente real e inclusive um dos conselhos mais utilizados por psicólogos.

Quando amamos alguém, seja um familiar, um amigo ou uma namorada, nós queremos dizer para essa pessoa o quanto ela é incrível. Porém, quem não consegue se amar também não consegue receber elogios e, por isso, ignoram qualquer comentário positivo e se apegam em qualquer detalhe que os faça sentir ainda pior.

E quando nós amamos alguém, queremos que essa pessoa se ame tanto quanto nós amamos.

Veja cinco razões pelas quais é difícil amar alguém que não se ama – e como essa pessoa pode procurar ajuda para resolver esses problemas.

A comunicação pode ser extremamente difícil

Qualquer conversa pode ser difícil quando você está em um relacionamento com alguém que não se ama. Essa pessoa pode interpretar o que você diz de uma maneira errada ou analisar demais qualquer palavra buscando algo negativo na sua fala em vez de algo positivo.

Isso pode ser frustrante, mas, para a psicóloga Amy Johnson, isso é uma reação de projeção. Por exemplo: você pode elogiar uma ideia inteligente que a outra pessoa teve e ela vai achar que você só disse isso para agradá-la ou que você está mentido. Essa projeção deixa a pessoa na defensiva mesmo quando você só está sendo gentil e honesto.

É difícil se importar e se preocupar com alguém que não se preocupa consigo mesmo

Com o tempo, pode ser frustrante se relacionar com alguém que não se preocupa consigo mesmo e não se importa com a própria felicidade. É cansativo dizer constantemente o quanto a outra pessoa está bonita e ouvir algo como: “não, eu não estou. Na verdade, estou me sentindo horrível hoje”.

Isso é frustrante porque você gasta sua energia e própria felicidade tentando fazer a outra pessoa sorrir e o resultado também acaba te deixando triste.

Pessoas que não se amam podem ser tornar extremamente dependentes

Se a pessoa que você ama está constantemente triste ou pra baixo e não faz nada para melhorar, ela pode começar a te usar para se animar.

Essa atitude é normal e saudável se não acontecer frequentemente, mas é extremamente prejudicial quando alguém depende de outra pessoa para ser feliz.

Agir assim também pode criar uma relação de dependência e, ninguém quer ser responsável pela tristeza e instabilidade emocional de outra pessoa.

É frustrante estar com alguém que rejeita a sua ajuda

Quando você ama alguém que não ama a si mesmo, você vai tentar ajudar essa pessoa porque você se preocupa com ela e quer vê-la feliz tanto quanto você está. Porém, com o tempo, vai ser frustrante ter a sua ajuda rejeitada.

Quando a outra pessoa não procura e não aceita um tratamento ou uma mão amiga para ajudá-la a sair do buraco, é extremamente desesperador para quem se importa com ela a ideia de impotência.

A confiança no relacionamento pode ficar em pedaços

Quem não se ama não entende como outra pessoa pode amá-lo. Por isso, essa pessoa se preocupa que, um dia, o seu parceiro vá perceber o quanto é difícil manter o relacionamento e, então, vá embora. Esse medo pode abalar a confiança do casal e tirar o equilíbrio do relacionamento de várias formas.

O que eu devo fazer se eu amo alguém que não se ama?

Se você está passando por essa situação, saiba que se preocupar é um bom indicador do quanto você ama essa pessoa! O próximo passo é entender como agir: se você acredita que realmente pode ajudar, sente-se com ela e converse francamente sobre esse problema. A comunicação pode ser difícil quando algo é dito de forma subjetiva mas, se você for direto, tem grandes chances de ser ouvido e compreendido.

Então, sugira ajuda. Terapia é sempre uma boa escolha, independente do problema. Um bom psicólogo vai entender a raiz dessa baixa autoestima e tratá-la da maneira correta.

Você não tem formação – e, mesmo se tiver, não é uma boa ideia servir de terapeuta para alguém do seu ciclo pessoal – e não sabe como entender e encontrar possíveis traumas (muitas vezes bem escondidos), por isso é importante pedir ajuda.

Porém, é fundamental tentar entender se esse comportamento não é uma maneira de te prender no relacionamento. Relacionamentos tóxicos, muitas vezes, acontecem quando um dos membros do casal desestabiliza, mesmo sem perceber, o outro quando o faz sentir responsável pela sua felicidade.

Essa estratégia pode fazer com que você fique preso em um relacionamento por ter medo que a outra pessoa entre em depressão ou acabe fazendo algo pior contra a própria vida se você terminar com ela.

Por isso, é fundamental saber diferenciar um problema real de uma chantagem emocional corriqueira!

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »