Inscreva-se no Canal

Novembro azul: homens negros têm mais chance de desenvolver câncer de próstata?

Durante todo o mês, a campanha Novembro Azul vai conscientizar a população sobre a importância dos exames preventivos para combater o câncer de próstata.

O MHM também resolveu se juntar à causa e preparou uma série de seis episódios sobre saúde masculina. Fique de olho no nosso canal no Youtube para não perder nenhum vídeo!

+ Coisas que todo homem deve saber sobre câncer de próstata 
+ Novembro Azul: o que é câncer de próstata e tratamento 

A doença é a mais incidente entre os homens e a segunda principal causa de morte por câncer entre eles, seguido apenas pelo câncer de pulmão. Por ano, são mais de 13 mil mortes: uma a cada 40 minutos.

Infelizmente, os homens negros têm mais chance de desenvolver o câncer de próstata: na verdade, o risco é 2 vezes maior – e a chance morrer por causa do câncer é triplicada.

Mas por quê?

Câncer de próstata é mais comum em homens negros?

Uma campanha para prevenção da doença realizada em 1998 no Hospital das Clínicas, em São Paulo, atendeu 3.000 homens e concluiu a diferença entre a quantidade de diagnósticos.

Na época do estudo, o urologista Sami Arap, coordenador da campanha do HC-USP, destacou o seguinte: “Embora dados dos EUA já indicassem a prevalência, essa é a primeira vez que dados brasileiros correlacionam a doença com a etniaa negra”.

Em 2008, outro estudo foi realizado pela Universidade de Bristol, na Inglaterra, e constatou a mesma coisa: homens negros correm um risco três vezes maior de sofrer de câncer na próstata do que os brancos.

Inicialmente acreditava-se que a diferença entre os negros e brancos diagnosticados com câncer de próstata se destacava porque os negros realizaram exames preventivos mais cedo.

Câncer de próstata é mais comum em homens negros?

Mas, de acordo com artigo publicado pelos pesquisadores na revista científica British Journal of Cancer, os resultados não podem ser explicados por questões como o acesso a exames diagnósticos, conhecimento sobre a condição ou programas de testes preventivos.

Quando os registros médicos foram analisados detalhadamente, os pesquisadores descobriram que negros e brancos tinham níveis parecidos de conhecimento sobre o câncer da próstata e sintomas semelhantes.

Eles também demoraram mais ou menos o mesmo tempo para consultar um clínico geral, ou seja, a realização de exames precoces pode não ser a causa da discrepância entre os diagnósticos.

Por isso Geraldo Eduardo Faria, urologista e coordenador da campanha Novembro Azul da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) recomenda que os homens negros comecem a realizar os exames preventivos aos 45 anos.

Ainda não se sabe por que mais negros são diagnosticados com a doença, mas, enquanto os motivos não são descobertos, o ideal é seguir as recomendações dos urologistas e consultar o seu médico pelo menos uma vez por ano.

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »