Inscreva-se no Canal

Motivos pelos quais você deve assistir Capitão América: Guerra Civil (sem spoiler)

Reprodução

A missão não era nada fácil. Capitão América: Guerra Civil, sairia algumas semanas depois do concorrente Batman vs Superman: A origem da justiça; colocaria em confronto os super-heróis que o público se acostumou a ver junto; e ainda seria comparado aos quadrinhos do mesmo nome e que fez sucesso nos anos 2000.

+ Motivos para assistir Batman vs Superman

O resultado, porém, foi um dos melhores e mais densos filmes que a Marvel já fez.

Com uma história bem feita (palmas para os diretores Joe e Anthony Russo) manteve a coerência das narrativas que permearam os 12 filmes da editora. Em quase 2h30 do longa, um enredo com muita ação, doses de humor e um drama conflitante discutindo o papel e a necessidade de super-heróis, violência desmedida e vigilantismo.

Fizemos um vídeo especial para mostrar porque você deve assistir Capitão América: Guerra Civil. Confira no link!

Uma história que faz sentido

Reprodução

O ataque de Ultron fez com que os políticos buscassem algum meio de controlar os super-heróis, já que seus atos afetam toda a humanidade. Tal decisão coloca o Capitão América em rota de colisão com Tony Stark, o Homem de Ferro.

Apesar disso, a história está mais ligada a uma sequência do Capitão América (como o terceiro filme da série) do que propriamente um outro longa dos Vingadores (e sua linguagem mais leve e com galhofa). Ela pega toda densidade dos outros filmes estreados por Steve Rogers, entregando uma crise que afeta de maneira diferente os superhumanos.

Não só existe razões para ambos (Capitão América e Tony Stark) tomarem partido de opiniões diversas, como o conflito entre os amigos é algo que afeta e divide o público também. Eleger o lado certo torna-se uma tarefa difícil.

As cenas de ação e combate são bem montadas, com um momento especial para cada super-herói.

Preciso ler os quadrinhos para entender o filme?

Reprodução

Comprei a revistinha e fui assistir o longa pensando que ele faria referência a história em quadrinhos escrita por Mark Millar, em 2006, e que envolveu quase todas as revistas da Marvel na época.

Pode ficar tranquilo, o filme faz pouca referência a HQ. O que é bem positivo, já que as motivações para o embate, bem como a construção da narrativa é mais acertada do que na revista.

A aparição do Homem-Aranha

Reprodução

O alvoroço dos fãs causado pelos 3 segundos de aparição do Homem-Aranha no trailer faz sentido. O herói, visivelmente encaixado na última hora, rouba a cena toda vez que aparece.

Em pouco menos de 30 minutos de participação, você já compra o jovem Tom Holland, de 19 anos, como o mais bem-humorado, empolgante e carismático Peter Parker que o cinema já teve (e o mais próximo dos quadrinhos que já tenhamos visto).

Pantera Negra e outros heróis

Reprodução

Outro ponto positivo é o mais novo herói que entra em cena, o príncipe do reino de Wakanda. Com um ar mais obscuro, sério e com o desejo de vingança latente, ele é uma boa novidade para o universo Marvel, que vai ganhar uma produção específica para ele.

Além disso, o Homem Formiga ganha bom destaque na trama. Gavião Arqueiro e Viúva Negra ficam em segundo plano, mas sem comprometer o longa.

Batman vs Superman e Guerra Civil: quem é o melhor?

Reprodução

É inevitável não fazer comparações entre Guerra Civil e Batman vs Superman. Além do pouco tempo de distância entre os dois lançamentos, a narrativa base tem muita semelhança entre uma produção e outra.

Sem arestas, com motivações coerentes e sem a necessidade de jogar elementos que mais confundem do que ajudam na trama, parece que a construção do Universo Marvel (com seus 12 filmes) ajudou, e muito, no sucesso de Guerra Civil.

Será difícil manter a mesma qualidade depois de um filme tão bem acertado, que entrega aquilo que o público quer e não é previsível.

Opinião dos críticos para Guerra Civil

Reprodução

Se alguém aqui ainda procura motivos, vou citar que o filme está com 97% de aceitação no Rotten Tomatoes, além de 8,3 no IMDB, dois grandes sites de avaliações de filmes e séries. Confira algumas opiniões que críticos do mundo inteiro falaram sobre o filme.

“Os irmãos Russo trabalham com a ação com segurança crescente e alcance impressionante, gravando as cenas de ação do começo com uma intensidade quase no estilo dos filmes de Jason Bourne, em contraste com os confrontos mais clássicos que se seguem. Ainda mais impressionante, o filme parece sinceramente investido nas questões que levanta sobre liberdade vs. responsabilidade, heroismo vs. vigilantismo, e o que essas distinções dizem sobre os individuos que as fazem”. (Variety)

“Apresentando sérias questões sobre violência e vigilantismo enquanto se diverte com ambas, ‘Capitão América: Guerra civil’ é longo demais, mas surpreendentemente leve. Ele usa como base e melhora os enredos dos dois filmes dos Vingadores, unindo qualidades reconhecidas e introduzindo o Pantera Negra e um novo Homem-Aranha de maneira vencedora”. (The Hollywood Reporter)

Reprodução

“Os atores estão em ótima forma, e até William Hurt parece estar mais feliz em estar aqui do que em 2008. Scarlett Johansson sofre comparativamente graças ao número de personagens, mas suas amizade verdadeira com Rogers brilha sem um pingo de romantismo. Chadwick Boseman é um deleite como o Pantera Negra, e você vai ficar mais maluco que nunca por seu filme solo. Quanto a Tom Holland, enquanto é óbvio que seu Homem-Aranha foi enfiado ali às pressas, ele consegue tempo de tela suficiente (tanto como Peter Parker quanto como Homem-Aranha) para deixar uma grande impressão”. (Forbes)

“É ainda mais corajoso que o conflito no coração do filme não cede à convenção do gênero ao se distrair por um grandioso enredo com supervilão. E esta é a segunda forma na qual ‘Guerra civil’ merece nosso louvor como ‘melhor filme da Marvel até aqui’: ao se elevar acima das maiores fraquezas da série. Muito frequentemente, o roteiro esperto e a ação ligeira desses filmes é sabotada por inimigos inconsistentes e atos finais formulaicos”. (Empire)

“Capitão América: Guerra Civil é, para ser franco, o melhor filme da Marvel já fez. Pode até ser o melhor filme de super-herói para ter sido já produzido. As comparações óbvias entre Cap vs Homem de Ferro e Batman vs Superman vão ser feitas, mas se uma coisa que tem sido muito clara – a DC não está jogando o mesmo esporte, não importa se está na mesma liga da Marvel”. (Mirror)

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »