Inscreva-se no Canal

Ela é religiosa, eu não. Isso pode atrapalhar o relacionamento?

Estou a fim de uma garota. Ela é católica e eu ateu. Vocês acham que isso pode atrapalhar de algum modo? Pela sua experiência isso pode interromper o relacionamento?

► O MHM RESPONDE: a vida nos prega peças e, em muitos casos, pode unir pessoas com credos e opções diferentes. Um Palmeirense com uma Corintiana, uma vegetariana com um carnívoro, ou mesmo alguém que seja religiosa com um ateu.

Como descobrir se o relacionamento tem futuro ou é melhor parar por aqui? Fizemos um vídeo especial, levantando alguns pontos para você levar em conta na hora de entrar ou pular fora do barco. Confira no link!

Interfere negativamente na sua vida

shutterstock

 

Primeiro, você tem que fazer um exame honesto contigo para descobrir se aceita o credo da sua parceira ou ele incomoda realmente sua vida e suas escolhas.

Você consegue entrar em um acordo e permitir que algumas coisas da religião dela faça parte da sua vida? Consegue conviver com as restrições que ela pede? Sua vida e escolhas são limitadas pela religião alheia.

Como exemplo digo que não adianta de nada ter alguém que abomine a bebida alcoólica da vida dela e das outras que estiverem a sua volta se você curte tomar umas e outras de vez em quando. Ou a pessoa que te empurra para o culto (missa) toda semana contra a sua vontade.

Questões como liberdade sexual, conduta, lugares em que frequenta podem ser influenciados pela religião. Fique atento se isso não vá interferir opções suas.

Não adianta ficar com alguém se algumas atitudes dela te incomodam e afetam de forma acentuada sua vida. Descubra se este é o caso.

Estabeleça limites

shutterstock

 

Consegue conviver de boa? No começo do relacionamento é o melhor período para estabelecer regras e limites da boa convivência. Se você decidiu ficar com ela, fale abertamente quais são as coisas que você pode abrir mão e quais você não pode por causa da religião dela.

Não tente agradar só para conquistá-la, pensando que, com o tempo, as coisas mudam. Quanto mais tarde você for sincero, mais difícil é a mudança.

Não imponha sua verdade para a outra pessoa

shutterstock

 

Essa uma máxima tanto para você quanto para a sua companheira religiosa. Você fez uma escolha e não pode impor sua verdade para a outra guela abaixo.

O que isso quer dizer? Não é porque você é ateu que precisa desrespeitar ou desmerecer a religião dela, assim como não é porque ela decidiu ser católica ou evangélica que tem que impor o que você deve ou não fazer. A melhor forma de manter um relacionamento saudável é quando os dois se respeitam e conservam seus espaços.

Se não consegue um convívio saudável, é porque o sentimento não é forte o suficiente
Às vezes você vai ter que encarar o fato de que ela simplesmente não foi feita para você e o sentimento não é forte o suficiente para ultrapassar a barreira da religião.

Neste caso, seja sincero e deixe ela encontrar alguém que a faça feliz. Não adianta se prender e prender uma pessoa em um relacionamento que, no frigir dos ovos, não satisfaz ninguém.

► Tem alguma pergunta para fazer? Deixe sua pergunta no formulário abaixo ou nos comentários deste post que o MHM responde! Ou se quiser, mande um e-mail para a gente em [email protected]

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »