Inscreva-se no Canal

Como sobreviver a faculdade sem pirar

Acha que vai enlouquecer? Calma, nós temos algumas dicas que podem te salvar.

A faculdade é uma das melhores fases da vida, mas, também, é uma das mais desafiadoras, afinal, tudo é novo.

Você não está acostumado com o ritmo acelerado do curso, com tantas responsabilidades, com a liberdade, com a falta de cobrança e, é claro, com os estágios e, por isso, pode pirar.

Para te ajudar a superar os obstáculos dessa nova fase da vida e te dizer com sobreviver a faculdade sem pirar, selecionamos algumas dicas!

Mantenha-se organizado

Como sobreviver a faculdade sem pirar

Organize seus livros, mantenha as folhas de xerox arrumadas, não perca as suas anotações e, acima de tudo, faça anotações. A rotina na faculdade pode ser uma bagunça, mas o seu dia a dia, não. Tem gente que sobrevive a faculdade sem levar estojo para a aula ou fazer uma anotação sequer, mas elas são poucas, então, não arrisque.

Coma refeições

Como sobreviver a faculdade sem pirar

E antes que você diga: “ah, eu não tenho tempo para isso”. Sim, você tem tempo sim! Eu, por exemplo, estudava de manhã, tinha estágio durante a tarde e outro curso durante a noite e mesmo assim conseguia comer minhas refeições sem recorrer aos salgadinhos e lanches com poucos nutrientes. Você não precisa gastar rios de dinheiro em um prato, mas pode fazer marmitas ou comer no bandejão.

Não exagere virando noites

Como sobreviver a faculdade sem pirar

Você precisa dormir. Virar algumas noites não vai te matar, mas você precisa manter seu sono regular para conseguir sobreviver e ter bons resultados no trabalho e na faculdade. É claro, você não precisa dormir 8 horas por dia, afinal, raramente um universitário consegue manter 8 horas de sono, mas tente, ao menos, dormir 6 horas por noite.

Tome banho, amigo

Como sobreviver a faculdade sem pirar

Um banho de cinco minutos já vai fazer a diferença, te manter disposto, acordado e revigorante, pronto para outra. É sério, um banho pode fazer milagres! Ele, aliás, libera ocitocina, um hormônio que te faz se sentir bem.

Troque de roupa para ir para a aula

Como sobreviver a faculdade sem pirar

Pode parecer algo bobo, mas usar na faculdade – ou até mesmo no trabalho – a mesma roupa que você estava usando em casa pode fazer com que seu cérebro acredite que você ainda está relaxando e, quando chegar em casa, fazer com que sua mente acredite que você ainda está estudando ou trabalhando. Então, troque de roupa.

Aprenda fora da sala de aula

Como sobreviver a faculdade sem pirar

Tirar o total proveito da faculdade é ir além. Marque um horário para tirar dúvidas ou discutir algo com seus professores, faça grupo de estudos, converse sobre o tema da aula com seus colegas, enfim, viva a faculdade como um todo. Participe das reuniões do Centro Acadêmico, tente, pelo menos uma vez, visitar a atlética e vá nas festas.

Essa é uma das melhores fases da sua vida, aproveite.

Tenha orgulho das suas conquistas

Como sobreviver a faculdade sem pirar

Independente da sua nota, tenha orgulho. Você pode não tirar um 10 sempre, mas entenda que você está na faculdade, não no colégio. As coisas agora são um pouco mais difíceis e você vai precisar ralar muito mais para conseguir boas notas. Então, tenha orgulho de você, mas não mate mais aulas do que o necessário, e nem copie o trabalho dos seus colegas todos os dias.

O estresse pode ser insuportável, mas a faculdade é um bom treinamento para a vida real e você pode ter certeza: você não está sozinho nessa. Toda a loucura vai passar e, se você seguir as dicas acima, você vai estar pronto para começar a sua carreira assim que receber o seu diploma, pode apostar.

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »