Inscreva-se no Canal

Como realmente escolher o melhor desodorante pra você

Chegou a hora de olhar seu desodorante com outros olhos. O que sempre foi uma escolha prática – afinal, você só tinha que optar entre um dos vários desodorantes que ganhou de natal ou aniversário – agora pode ficar um pouco mais complicada, mas, acredite na gente: essas dicas podem mudar, pelo menos um pouco, a sua vida.

Descubra dicas simples pra suar menos
+ Veja como eliminar o mau cheiro das axilas

Escolher o desodorante certo não é apenas comprar o desodorante mais caro ou apostar no produto com a fragrância menos marcante. Escolher o desodorante certo pra você é entender o seu estilo de vida e como o seu corpo funciona.

Aliás, antes da gente explicar os principais tipos e para qual tipo de pele e características eles são indicados, é importante lembrar: você deve trocar de tipo de desodorante a cada seis meses para não correr o risco de ficar “imune” aos ingredientes e as propriedades do produto não fazerem mais diferença no seu organismo.

Dito isso, foco no resto:

Diferenças entre desodorante e antitranspirante

Como realmente escolher o melhor desodorante pra você

Basicamente, todos os antitranspirantes são desodorantes, mas nem todos os desodorantes são antitranspirantes.

Pelos termos, já dá pra ter uma ideia do que difere os dois, certo? Mas mesmo assim a gente vai explicar: o suor, tecnicamente, não tem cheiro. A sua transpiração não tem odor específico, o que causa o mau cheiro é a quantidade de bactérias que se alimentam do suor. São elas que deixa aquele ar desagradável nas suas roupas e no ambiente em que você está quando você começa a transpirar.

Os desodorantes basicamente evitam que esse cheiro ruim aconteça porque eles têm fórmulas para impedir o desenvolvimento dessas bactérias.

Os antitranspirantes, por sua vez, evitam que você fique suado através de substâncias que bloqueiam as glândulas sudoríparas das axilas. Normalmente, esses produtos têm sais de alumínio para realizar essa função.

Antitranspirantes com alumínio na formulação são perigosos?

Alguns veículos de comunicação andaram divulgando que esses sais de alumínio e seus derivados usados em antitranspirantes poderiam causar câncer de mama. A explicação, segundo algumas fontes, é que o alumínio pode ser absorvido pelo organismo e se acumular nas células.

Porém, a ANVISA divulgou um Parecer Técnico sobre o Uso de Antitranspirantes e sua Relação com Câncer de Mama, indicando que, até dezembro de 2016, não foram apresentadas provas e dados capazes de confirmar essa relação.

Roll-On ou Aerosol

Como realmente escolher o melhor desodorante pra você

Para descobrir qual tipo é mais indicado para cada pele, é importante entender as diferenças principais. Em entrevista para o site Portal Vital, o dermatologista Bruno Vargas, da Clínica Inovatto de Belo Horizonte, disse que a principal diferença é que o aerosol, em alguns casos, possui álcool em sua composição, e o roll-on pode ser em formato de loção ou cremoso: “No aerosol, a fórmula é mais simples devido à sua apresentação. Já as opções roll-on possuem fórmulas mais elaboradas”, explica.

O desodorante aerossol é absorvido com mais facilidade pela pele e é mais indicado para os homens por causa dos pelos na região. Se você está preocupado com a agressão do tipo aerosol na camada de ozônio (se não está, deveria) saiba que hoje já existem marcas que produzem desodorantes desse tipo que são inofensivos para meio ambiente, basta saber escolher e ler o rótulo com atenção.

Mas não existem apenas esses dois modelos no mercado. Os antitranspirantes em gel, por exemplo, são ótimos e não atrapalham homens que têm bastante pelo embaixo do braço.

Eles funcionam da seguinte forma: você gira a parte de baixo e, em cima, o gel sai e o resultado é um produto mais consistente que o creme dos desodorantes roll-on. O único defeito é que esse tipo de produto demora mais pra secar.

Tipo ideal para cada pele e necessidade

Como realmente escolher o melhor desodorante pra você

Para peles sensíveis, escolha desodorantes desenvolvidos especificamente para você, como, por exemplo, o “Vichy masculino para peles sensíveis” que é livre de álcool e de ingredientes que costumam irritar a pele.

Se você costuma suar bastante e procura um desodorante potente, opte pelo Driclor, um forte e eficiente antitranspirante usado no tratamento da hiperidrose (suor excessivo). Atualmente, ele é o mais eficiente no combate ao problema, mas infelizmente é difícil encontrar ele em lojas físicas aqui no Brasil.

Você pode encomendar o produto de um vendedor no Mercado Livre ou em sites especializados, mas antes é interessante consultar um dermatologista para ver se você não tem alguma alergia ou característica que te impeça de usar.

Procura um desodorante com ingredientes completamente naturais? Invista em um da Cativa Natureza. A marca tem certificado IBD de ingredientes naturais orgânicos rastreáveis, é livre de outros de ingredientes sintéticos, como parabenos, corantes, fragrâncias e conservantes.

Além disso, o desodorante não é testado em animais e as embalagens são biodegradáveis.

Você pode encontrar versões em roll-on e spray e eles não custam tão caro: o preço médio é R$20.

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »