Inscreva-se no Canal

Como Mad Men pode te ajudar a crescer profissionalmente

A série pode não ser o melhor exemplo para melhorar seu casamento ou suas relações de amizade, mas Mad Men certamente pode te ensinar algumas coisas sobre carreira e como crescer em qualquer ambiente de trabalho.

Narrada entre os anos 1960 e 1970, a série segue a vida de Don Draper, um dos homens mais talentosos da publicidade norte-americana. Em suas sete temporadas, Mad Men consegue ilustrar as principais mudanças sociais, políticas e econômicas das duas décadas e refletir esses acontecimentos na maneira como os publicitários criavam seus trabalhos e ganhavam seu dinheiro.

Cada personagem carrega seu drama profissional e pessoal e, enquanto acompanhamos o desenvolvimento deles, também podemos refletir sobre como as coisas funcionavam décadas atrás – e como a gente ainda é retrógrado em vários pensamentos corporativos e sociais.

Apesar do drama e da reflexão causada pela série, Mad Men – vencedora de 15 Emmys e 4 Globos de Ouro – consegue ilustrar, de forma quase sempre certeira, dicas de sucesso para crescer profissionalmente. Mesmo se você não trabalhar com publicidade!

O Leo listou as principais:

Saiba sempre o seu valor

Muitos personagens viveram mudanças drásticas em suas carreiras por saber o quanto valiam. Os que mais cresceram ao longo das temporadas entendiam a hora que deveriam se impor e reconheciam suas vitórias.
Peggy Olson, por exemplo, começou a carreira como uma simples secretária e, ao longo da série, escalou como poucos personagens e demonstrou que, mesmo nos Estados Unidos dos anos 1960 – extremamente dominado por homens – ela poderia se destacar se não sentisse vergonha do seu talento, fosse proativa e não aceitasse receber menos do que merecia.

No sentido contrário, personagens que não compreendiam suas limitações e seus anseios, não entendiam seu valor e abusavam da arrogância, encararam mudanças extremamente negativas em suas carreiras.

Em resumo: não aceite um não.

Não tenha medo de se reinventar

Don Draper, o personagem principal da série, nunca teve medo de arriscar e de mudar quando ninguém acreditava que seria possível. Em vários momentos da série, ele tomou decisões momentaneamente absurdas mas que, depois, se provaram extremamente úteis e valiosas.

A chance de errar sempre existe, mas é aquela história: você pode observar o barco afundar ou tentar consertar os furos do navio com as próprias mãos. Vai dar certo? Ninguém sabe, mas ficar de braços cruzados nunca foi uma opção para Don Draper e também não deve ser uma opção para quem quer ter uma carreira de sucesso.

Assim como Peggy Olson, Don Draper também sempre foi ambicioso e nunca teve medo de se juntar com concorrentes para um objetivo maior. Ele enxergava além e, no mundo dos negócios, saber a hora de ver seu concorrente como um aliado é uma estratégia muito valiosa.

Nunca aposte todas as suas fichas em uma coisa só

Na série, a agência onde Don Draper era Diretor de Criação tinha um grande cliente que, segundo os próprios personagens, ditava as regras do jogo porque era a maior fonte de dinheiro da empresa.

Por motivos que você só vai saber se ver o seriado, a agência errou ao depositar todas as suas fichas em um só cliente. Você pode não estar na mesma posição dos empresários do Mad Men, mas com certeza já vivenciou alguma experiência sem ter um plano B. Apostou toda a sua grana em um projeto, sua dedicação em um emprego instável e seu tempo em um curso cuja rentabilidade não era tão certa.

Saiba que não há problema nenhum em se dedicar nos casos citados acima, mas sempre tenha uma rota de fuga e um caminho seguro para momentos de desespero.

Você já viu Mad Men? Qual a maior lição que você tirou da série?

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »