Inscreva-se no Canal

Como lidar com uma mulher na TPM

Antes de tudo, vamos desmistificar aquela história de que TPM é frescura. A Tensão Pré Menstrual é real e, para as mulheres que passam pela alteração de hormônios dentro do ciclo menstrual, esse período pode ser um pesadelo.

Apesar da gente saber que família, amigos e colegas de trabalho também acabam sofrendo bastante nessa época. Acredite: é muito, muito pior para nós, mulheres, do que para quem está por perto.

O que é TPM

Vamos entender como a TPM funciona? Vamos! A principal causa dela é a alteração hormonal durante o período menstrual, que interfere no sistema nervoso central.

Há uma conexão entre os hormônios sexuais femininos, a endorfina – substância natural ligadas à sensação de prazer – e os neurotransmissores, tais como a serotonina.

É importante ressaltar: essa síndrome acompanha a menstruação normal da mulher e os principais sintomas são: depressão, vontade de chorar, irritabilidade, ansiedade, insônia, fome em excesso – ou falta dela (apesar disso nunca ter acontecido comigo, acontece com muitas meninas), sonolência, dificuldade de concentração e cansaço.

No aspecto físico, mulheres na TPM costumam ter bastante dor de cabeça, a acne também ataca, o peso pode aumentar, o corpo fica inchado e os peitos também.

Importante falar: essa modificação no volume dos peitos, aliás, não é algo bom, não. Eles ficam inchados e doloridos e, apesar de parecerem maiores, a dor não compensa.

Vale lembrar também que nem todo mês as mulheres passam pela TPM. Ela pode variar, muitas garotas, inclusive, experimentam longos períodos sem que a maldita apareça mas, quando ela vem, ela deixa claro pra quê chegou.

Muitas mulheres também conseguem controlar os sintomas com pílulas anticoncepcionais. Na verdade, nem todos os sintomas aparecem juntos todos os meses.

Há meses que a vontade por doce aumenta mas as espinhas não aparecem. Em outros, o que surge é apenas uma sonolência tremenda que não vem acompanhada de dor muscular ou ansiedade.

Enfim, a gente não fica doente. A gente só sente um monte de coisa horrível no corpo.

Bom, então, como lidar com a TPM?

Se a mulher toma pílula anticoncepcional ou tiver um ciclo menstrual regular, ela provavelmente sabe quando a TPM vai chegar. Então, você, que convive com ela, também sabe o que esperar.

Esse tipo de preparo costuma aliviar a TPM das mulheres porque, quando a gente percebe que está nessa época do mês, podemos tentar nos controlar porque temos a consciência do que está acontecendo.

Algumas vezes, já adianto, isso é bem difícil. A maré das emoções invade e aí fica difícil segurar a pressão – e a minha TPM nem é assim tão forte!

Algumas mulheres também não sentem alívio algum quando a menstruação realmente chega. Na verdade, muitas garotas pioram nesse período – afinal, a gente precisa lidar com o estresse que é estar sangrando por, pelo menos, 3 dias.

E o sangue não é o único problema: tudo dói. Cólicas aparecem e vão embora com frequência, a barriga inteira fica dolorida, o corpo fica inchado, a disposição vai embora, enfim, é um período bem, bem chato e, por isso, amigo, tenha paciência com a gente. Você não tem noção.

A carência também pode aumentar ou, pelo contrário, a mulher pode ficar bem insensível e não querer muito carinho. O jeito é descobrir como a TPM costuma atacar a mulher com a qual você convive e, aí, dançar conforme a música.

O que não fazer

Bom, cada caso é um caso. Como disse antes, algumas meninas reagem de formas diferentes e, então, você precisa entender como a sua namorada, irmã, mãe, enfim, fica na TPM para saber como agir.

Independente do caso, nunca, nunca, nunca diga pra ela “você está assim por causa da TPM, né?”. Por mais que a gente saiba, é irritante demais ouvir essa pergunta porque, na hora do sofrimento, seja físico ou psicológico, a gente tá mergulhada na emoção e os hormônios estão tomando conta. Nós não temos o controle, então, não pergunte isso como se fosse uma coisa fácil e simples de resolver.

Aliás, se ela tiver alguma reação ou ficar chateada por algo, isso pode não ter relação alguma com a TPM – apesar de coincidir no período – então, se você perguntar se a culpa é da TPM, ela provavelmente vai ficar ainda mais chateada.

Chocolate libera endorfina, então, dê chocolate mas não haja como se você estivesse fazendo isso pra ela “não te encher o saco”. Meninas ficam sensíveis, então, tenha cuidado, né?

Transar pode ser uma boa ideia, mas tente entender se ela quer. Normalmente, os hormônios malucos durante a TPM aumentam o apetite sexual, então, vale a mesma dica: conheça bem sua namorada pra ter certeza que iniciar uma transa pode ser uma boa ideia.

TPM não é desculpa pra ser escrota

Como já disse, é normal que a gente fique sensível, carente, irritada e até meio paranóica nessa época, mas isso não é desculpa para ser má.

Por causa dos hormônios, uma garota pode dizer coisas exageradas e até reagir de forma bem dramática, mas agressão verbal e física é algo inadmissível, dentro ou fora da TPM. Abuso psicológico e falta de respeito também.

No fim do dia, dê carinho, amor e esteja presente – se ela quiser.

A TPM pode ser um inferno, mas a gente convive com isso há anos e vamos conviver por muito mais tempo, então, nos ajude a rir da situação – só não dê risada na nossa cara porque aí a coisa pode complicar.

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »