Inscreva-se no Canal

Como encarar a solidão sem ficar amargurado

Solidão não precisa ser sinônimo de sofrimento e amargura. Ficar sozinho pode ser extremamente útil e te fazer conquistar coisas que antes pareciam distantes ou impossíveis.

+ A solidão pode te deixar mais forte

Não há nenhuma vantagem em chorar pelo leite derramado e se lamentar constantemente sobre algo que não tem conserto. Então o melhor que você pode fazer é abraçar a situação e aprender com ela. A solidão pode ser sua melhor amiga e te dar a coragem que nenhuma outra pessoa conseguiu dar.

Se você acabou de encarar uma grande perda, uma separação, um divórcio ou alguma mudança enorme, como uma demissão, veja como encarar a solidão sem ficar amargurado:

A solidão só é uma prisão se você a transformar em uma

Como encarar a solidão sem ficar amargurado

Essa cela de solidão é uma criação da sua mente e, se ela foi construída por você, só você pode quebrá-la. Então pra começar você deve parar de sentir pena de si mesmo e parar de duvidar do seu valor. Muitas pessoas solitárias acreditam que elas não têm nada para oferecer ao mundo e por isso estão sozinhas.

Existe uma teoria que diz: “para ser confiante você precisa acreditar que é confiante” e ela é pura verdade. As pessoas podem pressentir a sua insegurança e, por isso, se você se sente inseguro e fica pensando nisso o tempo inteiro provavelmente vai transpirar insegurança em todos os lugares.

O mundo é exatamente do jeito que você acredita que ele é. Então, se você acreditar que é confiante você realmente vai ser, e se você quer transformar sua solidão em um lugar de paz e serenidade, você vai.

Crie e siga uma rotina

Como encarar a solidão sem ficar amargurado

É fácil ser puxado pra dentro das sombras da depressão quando você está sozinho, mas a falta de alguém para dividir o seu dia e seus planos não é motivo para não traçar planos.

Tenha disciplina, mesmo sozinho. Crie hábitos rotineiros que preencham o seu dia e te façam se sentir em paz. Por exemplo: comece todas as manhãs tomando café da manhã enquanto faz algo que gosta, como ler um livro ou ver um novo episódio da sua série favorita.

Faça algo útil e se sinta útil. Se você está desempregado, por exemplo, use esse tempo para estudar algo novo pela internet mesmo, ou comece a cozinhar.

Encha a sua vida de pequenos projetos

Como encarar a solidão sem ficar amargurado

Quando você encarar a manhã, é hora de arregaçar as mangas e olhar ao redor. Algo que ajuda muito a manter a mente ativa e longe de pensamentos negativos é planejar pequenos projetos dentro de casa.

Você pode aperfeiçoar hobbies adormecidos como marcenaria ou pintura ou desenvolver novas habilidades. Isso vai melhorar sua confiança e te tornar mais ativo.

Se você trabalha em casa, por exemplo, seu sentimento de solidão tem uma origem bem clara: você não entra em contato com outras pessoas com a mesma freqüência de quem trabalha fora ou estuda. Por isso é importante variar seus hábitos! Almoce fora, tente trabalhar de um café pelo menos 3 vezes na semana e saia durante a tarde para passear.

Mantenha contato com outras pessoas

Como encarar a solidão sem ficar amargurado

Por mais difícil que possa parecer, é importante tentar manter contato com outras pessoas. Você não precisa fazer amizade, mas conversar é fundamental.

Se você não sabe por onde começar, experimente visitar eventos culturais, ir ao cinema, para bares ou até interagir com as pessoas nas redes sociais e convidar gente nova para sair.

Há uma vantagem importantíssima na solidão: ela te obriga a explorar mais profundamente a sua personalidade e com essas descobertas construir um futuro que te agrade de verdade. Pode parecer horrível agora, mas tente tirar vantagem da solidão e você não vai se arrepender.

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »