Inscreva-se no Canal

Como desenvolver uma atitude positiva em 5 passos simples

Você costuma torcer o nariz para textos e livros de autoajuda? Talvez esta seja a hora de você mudar de ideia. “A felicidade não é a crença de que não é preciso mudar, é a crença de que você pode mudar”, diz Shawn Achor, autor do livro Before Happiness, uma obra de autoajuda bastante elogiada ao redor do mundo.

Seu livro consegue explicar, de forma didática e interessante, como qualquer pessoa pode desenvolver uma atitude positiva. Logo no início, o autor pede para que o leitor tente fazer um exercício bem simples: “Anote os três maiores momentos de mudança em sua vida que o levaram a ser a pessoa que você é hoje”. Eles podem ser marcos óbvios, como, por exemplo, a mudança para uma nova cidade, ou algo mais sutil e pessoal, como o primeiro encontro com o seu melhor amigo.

Depois de realizar esse exercício, Achor pede para que o leitor pendure a lista em um lugar visível para que ela o mantenha incentivado a não temer mudanças.

Esse é apenas um dos exercícios que ele propõe, e apenas um jeito para encarar a vida de uma atitude positiva. Curioso para saber quais são os outros? Nós listamos os 5 passos que o autor expõe no livro:

Vá para um lugar novo

Como desenvolver uma atitude positiva em 5 passos simples

Quando você está sobrecarregado, é fácil explodir. Mas algumas pesquisas mostram que um novo ambiente pode mudar sua perspectiva e te fazer enxergar as coisas de um jeito positivo.

Em seu livro, Achor descreve um experimento onde estudantes de medicina de Yale deixaram a sala de aula para estudar pinturas antigas em um museu de arte local. Após o passeio, como grupo, eles mostraram uma melhora de 10% na sua capacidade de reconhecer detalhes médicos importantes, em comparação com os alunos que não fizeram a mesma interrupção. “Ao treinar seus cérebros em uma nova visão, esses alunos conseguiram abordar problemas com uma perspectiva mais ampla e profunda”, escreve Achor.

Tente isso: se você estiver se sentindo preso, exponha seu cérebro a um novo ambiente – fisicamente. Vá para outro lugar para obter uma mudança positiva de atitude.

Mude suas energias e descanse

Como desenvolver uma atitude positiva em 5 passos simples

Todo mundo diz que saco vazio não para em pé, e que falta de sono é receita para o fracasso. E isso realmente é verdade! Seu cérebro interpreta a falta de sono como uma ameaça para o sistema nervoso central, escreve Achor, que pode prejudicar seus julgamentos.

Pular uma noite de sono, ou até mesmo dormir mal, pode fazer com que você se lembre menos de palavras e de situações positivas, o que pode fazer você se concentrar demais no lado negativo de tudo. “Se você estiver bem descansado e bem alimentado, será mais fácil ver a maior variedade de detalhes, informações e possibilidades valiosas”, escreve Achor.

Em um conhecido estudo da Columbia Business School, pesquisadores apontaram que juízes concederam liberdade condicional a apenas 20% dos candidatos antes do horário do almoço, mas a 60% depois de se alimentarem. Então, tente isso: se você acha que sua personalidade é mais irritadiça, dê uma analisada em seus hábitos de alimentação e sono. Comer algo entre o café da manhã e o almoço, por exemplo, pode te ajudar a estabilizar o nível de açúcar no sangue, o mesmo vale para uma boa noite de sono.

Identifique o lado positivo e negativo de tudo

Como desenvolver uma atitude positiva em 5 passos simples

Por mais cafona que isso possa parecer, toda situação tem seu lado positivo, e você pode enxergar uma lição ou algo bom em tudo de ruim que acontece na sua vida.

Em seu livro, Achor sugere o seguinte jogo: concentre-se em um objeto ou tarefa e liste quantos detalhes você conseguir sobre eles no menor tempo possível.  Para cada descrição positiva, você ganha 3 pontos. Para cada descrição negativa, apenas um. Desse jeito, você vai conseguir enxergar com clareza o lado ruim e bom de algo e vai treinar para praticar isso em todos os momentos da sua vida. Por que incluir negativos? Achor explica: “A consciência dos pontos negativos pode nos motivar a agir, e o ato de procurá-los pode tornar o nosso cérebro ainda mais flexível e ágil”.

Tente falar com as pessoas certas para buscar apoio

Como desenvolver uma atitude positiva em 5 passos simples

Desabafar sobre seus problemas com seu colega de trabalho, por exemplo, pode ser mais prejudicial que benéfico, principalmente se você não tiver tanta intimidade com ele. Além disso, procurar a opinião sempre da mesma pessoa também não é uma boa ideia, afinal, isso pode significar que você sempre ouve a mesma perspectiva sobre as coisas, o que pode acabar te desencorajando.

Para obter uma atitude positiva, procure diferentes pontos de vista para reconhecer todos os aspectos do problema. Se você, por exemplo, quiser conselhos sobre o término de um relacionamento, a demissão de um emprego ou qualquer outro grande passo, tente conversar com umas três pessoas diferentes. “Encontre alguém com personalidade diferente, status econômico diferente e faixa etária diferente”, explica Achor.

Canalize seu estresse

Como desenvolver uma atitude positiva em 5 passos simples

Será que o estresse realmente piora qualquer situação? Os hormônios liberados quando você está estressado podem aumentar a sua capacidade de memória e raciocínio, diz Achor, e aprender a pensar sobre os aspectos positivos do estresse pode realmente te fazer melhorar o desempenho, a sua saúde física e mental. Em um estudo, gerentes treinados para reconhecer o lado positivo do estresse relataram uma queda de 23% nos sintomas físicos comumente causados por ele, como dores de cabeça, dores nas costas e fadiga. Surpreendente, né?

Então, a dica é: quando você estiver sobrecarregado, identifique o verdadeiro motivo. Se você está preocupado com uma apresentação de trabalho, pode ser que o seu estresse seja consequência de uma necessidade absurda de impressionar seu chefe, e não seja derivado de um possível medo de falar em público, por exemplo. Então, canalizar o estresse e entender como ele funciona pode te ajudar a entender muito mais sobre si mesmo.

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »